sábado, 29 de outubro de 2016

Equipe Local de Planaltino participa, em Jequié, do Seminário das Ações Integradas do Programa Pacto/Pnaic

A Secretaria Estadual de Educação da Bahia por meio do Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação, realizou no dia 27 de Outubro no Pólo 05/Jequié –Bahia, o Seminário das Ações Integradas Pacto/Pnaic com a parceria dos municípios que compõem o NRE 22.

O seminário aconteceu no auditório da antiga Direc13 das 08h00 às 17h00 e teve como tema geral: Anos iniciais – Refletindo sobre as experiências pedagógicas e de gestão no âmbito do programa. Os municípios foram divididos por sub-temas em 05 mesas com as seguintes temáticas: Mesa 01 – O ponto de vista do professor do Ciclo de Alfabetização (1º ao 5º ano) sobre o seu processo de desenvolvimento profissional; Mesa 02 – As ações do Programa desenvolvidas pelo professor do Ciclo (1º ao 5º ano) em sala de aula e os reflexos dessas ações para o processo de aprendizagem dos estudantes; Mesa 03 – Gestão do Programa e seus desafios e as práticas efetivas de mobilização no município; Mesa 04 – Conquistas, desafios e recomendações; Mesa 05 – As ações desenvolvidas pelo Coordenador Pedagógico Multiplicador no processo formativo e o dialogo com os professores do Ciclo Complementar (4º e 5º ano).
Na oportunidade, estiveram presentes representantes da UNDIME, da UAB, da Secretaria Estadual de Educação, da APLB, do Conselho M. de Educação (Jequié), do Diretor do NRE, as Formadoras Estaduais (Denise e Graça) e Regionais (Kátia, Silvana e Cristiane) além dos Coordenadores Locais, Coordenadores Pedagógicos multiplicadores, Orientadores de Estudos, alunos e professores alfabetizadores do Ciclo de Alfabetização. A realização do Seminário objetivou, sobretudo, socializar as experiências exitosas e os desafios vivenciados nos municípios inscritos no programa,  neste ano de 2016. O município de Planaltino representados por Juçara Almeida Orientadora de Estudos, Graça Sudré Coordenadora Local e Lucieide Bastos Coordenadora Pedagógica Multiplicadora, participou da mesa 04, junto com os municípios de Cravolândia e Itaquara, onde foram apresentados memórias e slides abordando a gestão do Pacto/Pnaic, a importância do NALFA – Núcleo de Alfabetização e Letramento, seus desafios e práticas de mobilização realizadas ao longo do ano de 2016.
As atividades propostas para o ano letivo de 2016, com o Pacto/Pnaic começam a ser finalizadas. Nos municípios, estão sendo realizados os Seminários para efetivação das ações a nível municipal e o município de Planaltino encerrará suas atividades com o Seminário dia 08 de Novembro. Agradecemos a Prefeitura Municipal, a Secretaria M. de Educação, ao NALFA, as equipes gestoras, aos professores, alunos, técnicos da SEMECE, motoristas, ao pessoal da Merenda Escolar e a todos que direta ou indiretamente tem colaborado com o processo de Alfabetização de todas as nossas crianças. Ressalta a equipe local do Programa.
Fonte: Coordenação Local do Pacto/Pnaic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação é a base da transformação do individuo.