quarta-feira, 15 de abril de 2015

PLANALTINO REALIZA CERIMONIA DE ABERTURA DO PROGRAMA PACTO COM MUNICÍPIOS PELA ALFABETIZAÇÃO



Na noite do dia 13 de Abril de 2015, aconteceu a Cerimônia de lançamento do Programa Pacto com Municípios pela Alfabetização- 2015, promovido pela Secretaria M. de Educação de Planaltino-BA, com a presença dos Professores Alfabetizadores, Diretores Escolares, Coordenadores Pedagógicos e Secretário de Educação, foi realizado  no Escola Municipalizada Clemente Mariane e Castelo Branco no município de Planaltino-BA.  O evento teve como objetivo apresentar a proposta do Programa. Nesse ano, as ações do Pacto serão potencializadas na perspectiva de consolidar a alfabetização dos estudantes até, no máximo, os oito anos de idade e de ampliar a ação pedagógica para formação continuada de professores com atuação no 4° e 5º anos do Ensino Fundamental e de Coordenador Pedagógico de escola.
Inicialmente teve-se a apresentação da Releitura da historia: Bruxa, Bruxa, venha a minha festa de Ardem Druce. “Educador, educador, venha a nossa formação”, momento este, em que foi possível refletir sobre a importância da participação e do compromisso de todos no processo de Alfabetização dos estudantes.         





                                         
A Coordenadora Pedagógica Multiplicadora, Lucieide Bastos e a Orientadora de Estudos Juliana Oliveira, apresentaram a Proposta de trabalho do Programa Pacto com os Municípios pela Alfabetização, para o ano de 2015, chamando a atenção para as principais estratégias de formação que é promover a formação de coordenadores pedagógicos e ampliar as ações formativas do Pacto para o atendimento aos professores do 4º e 5º anos e fortalecer a formação continuada e acompanhamento as turmas de alfabetização. E por fim, o momento de rede de experiência que foi possível pontuar as expectativas e os anseios acerca do Programa.

Seguindo, na noite do dia 14 de abril, aconteceu o primeiro encontro de Formação com todos os professores Alfabetizadores do 1º ao 5º ano e Coordenadores Pedagógicos.  Discutiu-se acerca da identidade profissional do Professor e, sobretudo do coordenador Pedagógico e sua atuação como articulador, formador, transformador e mediador.
Por fim, agradeceu-se a presença de todos, ressaltando a importância do compromisso assumido por todos os envolvidos, Secretaria de Educação, Professores e Gestores escolares no objetivo de efetivar a meta que é Alfabetizar todos os estudantes até os oitos ano de idade.



Fonte: Comitê Estratégico da SEMECE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação é a base da transformação do individuo.