quinta-feira, 12 de maio de 2016

Alunos do 2º ano do Ciclo de Alfabetização do município de Planaltino tem bom desempenho na Provinha Brasil – 2015




A Coordenação de Avaliação e Indicadores Educacionais (CAV/SEC) encaminhou a Secretaria M. de Educação de Planaltino, alguns dados da Provinha Brasil do ano de 2015, consolidados pelo Sistema Alfa Bahia. O município aplicou os testes de Leitura e Matemática para todos os alunos do 2º ano do I Ciclo de Alfabetização em nove unidades escolares localizadas na sede e no campo.
A Provinha Brasil é uma avaliação aplicada em dois momentos do ano letivo, com os estudantes do 2º ano do ensino fundamental. No primeiro semestre do ano letivo, a Provinha Teste 1 tem o objetivo de diagnosticar o processo de aprendizagem dos estudantes para o desenvolvimento de trabalhos pedagógicos voltados para o fortalecimento das habilidades que ainda não foram consolidadas até o momento do diagnóstico. No final do ano letivo, a Provinha Teste 2 é aplicada para verificar se habilidades avaliadas foram consolidadas e reorientar o trabalho pedagógico do ciclo de alfabetização.
Conforme Tabela acima, é possível apontar uma evolução em LEITURA teste 1 para LEITURA teste 2 nas turmas do 2º ano, ou seja:  Teste I Nível 4 e Teste 2 Nível 5. Em MATEMÁTICA percebe-se um equilíbrio nos Testes 1 e 2, ou seja os alunos estão no Nível 5. Vale ressaltar, que estes alunos estão inseridos no Programa Pacto/PNAIC conforme adesão feita pelo município desde 2014(1º ano do Ciclo de Alfabetização) e são contemplados com materiais diversos e acompanhamento pedagógico constante. Contudo, esperamos que as informações resultantes possam apoiar a prática pedagógica dos professores em sala de aula, uma vez que a avaliação não se opera no vazio; avaliamos para tomar decisões. Parabenizamos a todos pelo compromisso e responsabilidade com as políticas públicas municipais implementadas no município.
Fonte: Coordenadora Local do PACTO/PNAIC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação é a base da transformação do individuo.