Nesta
sexta-feira, 01 de abril do corrente ano aconteceu na sala de reuniões da
Secretaria de Educação situada a Rua José Elias de Matos, s/n a I Reunião do
NALFA - Núcleo Municipal de
Alfabetização e Letramento. Estiveram presentes os membros do Núcleo,
equipe do PACTO/PNAIC, Diretores, professores do Ciclo, membros do Comitê
Estratégico da SEMECE, representantes do CME, Psicólogo, representantes de Pais
e mães de alunos e da Educação especial
O Núcleo é uma
instância da Secretaria Municipal de Educação instituído pela Portaria M. nº
007/2016 através do Secretário de Educação professor Aloísio Taquari e se
constitui num espaço de estudos e de mobilização em torno da política de
alfabetização. Tem como objetivo realizar estudos, propor e gerir no contexto
da prática, conforme deliberação do Dirigente Educacional do Município, as
políticas contínuas de alfabetização, em consonância com o Plano Municipal de
Educação, que possam atender às demandas dos professores e gestores escolares
que atuam com alunos em processo de aquisição da leitura e da escrita e
alfabetização matemática. Compete ao Núcleo:
I-
Acompanhar e monitorar as metas do PME,
de forma mais específica, as que se relacionam à política de Alfabetização no
município e qualidade da aprendizagem;
II-
Articular o planejamento das ações
formativas destinadas aos professores alfabetizadores do ciclo inicial e do
ciclo complementar a alfabetização;
III-
Elaborar e implementar o Plano de Gestão
e Mobilização Social do Programa Estadual de Alfabetização na Idade Certa, com
os órgãos do Sistema de Ensino, pais e comunidade, para articulação da política
de garantia do direito a aprendizagem;
IV-
Participar do estudo e da elaboração das
Diretrizes Operacionais para a gestão pedagógica da política do Ciclo de
Alfabetização;
V-
Promover e incentivar ações de
mobilização que envolvam os pais e/ou responsáveis dos alunos do Ciclo de
Alfabetização;
VI-
Acompanhar e desenvolver processos de
formação continuada de professores alfabetizadores e equipe gestora;
VII-
Realizar acompanhamento sistemático a
sala de aula;
VIII-
Assegurar a memória das práticas
pedagógicas dos professores alfabetizadores no âmbito do sistema;
IX-
Participar do processo de elaboração dos
instrumentos de avaliação de aprendizagem adequados ao Ciclo de Alfabetização;
X-
Acompanhar os indicadores de avaliação
externas, analisando seus resultados e efeitos no Ciclo de Alfabetização com
proposição de intervenções pedagógicas, caso seja necessário;
XI-
Fortalecer o debate intersetorial no
âmbito da gestão municipal na execução de políticas públicas para a
alfabetização no Ciclo inicial e complementar;
XII-
Desenvolver atividades de estudos,
pesquisa, publicação e socialização de práticas exitosas no Ciclo de
Alfabetização.
Fonte:
Equipe do PACTO/PNAIC
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