sexta-feira, 1 de abril de 2016

Secretaria M. de Educação promove I Reunião com o NALFA



Nesta sexta-feira, 01 de abril do corrente ano aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Educação situada a Rua José Elias de Matos, s/n a I Reunião do NALFA - Núcleo Municipal de Alfabetização e Letramento. Estiveram presentes os membros do Núcleo, equipe do PACTO/PNAIC, Diretores, professores do Ciclo, membros do Comitê Estratégico da SEMECE, representantes do CME, Psicólogo, representantes de Pais e mães de alunos e da Educação especial
O Núcleo é uma instância da Secretaria Municipal de Educação instituído pela Portaria M. nº 007/2016 através do Secretário de Educação professor Aloísio Taquari e se constitui num espaço de estudos e de mobilização em torno da política de alfabetização. Tem como objetivo realizar estudos, propor e gerir no contexto da prática, conforme deliberação do Dirigente Educacional do Município, as políticas contínuas de alfabetização, em consonância com o Plano Municipal de Educação, que possam atender às demandas dos professores e gestores escolares que atuam com alunos em processo de aquisição da leitura e da escrita e alfabetização matemática. Compete ao Núcleo:
I-                   Acompanhar e monitorar as metas do PME, de forma mais específica, as que se relacionam à política de Alfabetização no município e qualidade da aprendizagem;
II-                 Articular o planejamento das ações formativas destinadas aos professores alfabetizadores do ciclo inicial e do ciclo complementar a alfabetização;
III-               Elaborar e implementar o Plano de Gestão e Mobilização Social do Programa Estadual de Alfabetização na Idade Certa, com os órgãos do Sistema de Ensino, pais e comunidade, para articulação da política de garantia do direito a aprendizagem;
IV-               Participar do estudo e da elaboração das Diretrizes Operacionais para a gestão pedagógica da política do Ciclo de Alfabetização;
V-                 Promover e incentivar ações de mobilização que envolvam os pais e/ou responsáveis dos alunos do Ciclo de Alfabetização;
VI-               Acompanhar e desenvolver processos de formação continuada de professores alfabetizadores e equipe gestora;
VII-             Realizar acompanhamento sistemático a sala de aula;
VIII-           Assegurar a memória das práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores no âmbito do sistema;
IX-               Participar do processo de elaboração dos instrumentos de avaliação de aprendizagem adequados ao Ciclo de Alfabetização;
X-                 Acompanhar os indicadores de avaliação externas, analisando seus resultados e efeitos no Ciclo de Alfabetização com proposição de intervenções pedagógicas, caso seja necessário;
XI-               Fortalecer o debate intersetorial no âmbito da gestão municipal na execução de políticas públicas para a alfabetização no Ciclo inicial e complementar;
XII-             Desenvolver atividades de estudos, pesquisa, publicação e socialização de práticas exitosas no Ciclo de Alfabetização.

Fonte: Equipe do PACTO/PNAIC

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