Aconteceu na noite, do
dia 08 de março de 2016 na sala de formação da Secretaria M. de Educação de
Planaltino, o encontro de formação com professores Alfabetizadores do primeiro
ciclo de alfabetização das escolas do município sob a orientação da
Coordenadora Local Maria das Graças Sudré de Souza e da Orientadora de Estudos
Juliana Oliveira.
Iniciou
o encontro com as boas vindas e o deleite “O cachorro e o açougueiro”.
Continuando, o “iniciando a conversa”,
levantou acerca dos conhecimentos prévios sobre
avaliação no ciclo de alfabetização, refletindo sobre como os professores
diagnosticam as aprendizagens, dificuldades dos estudantes de sua turma e como fazem
para acompanhar o desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes ao longo do
ano.
No momento do aprofundando o tema, apresentou-se a matriz de referência de avaliação em consonância com as capacidades avaliadas e os descritores para elaboração dos pareceres descritivos.
No momento do aprofundando o tema, apresentou-se a matriz de referência de avaliação em consonância com as capacidades avaliadas e os descritores para elaboração dos pareceres descritivos.
Na
oportunidade, a orientadora de Estudos apresentou aos
professores a ficha de diagnóstico e acompanhamento as turmas. Como também a
ficha de observação de sala de aula. Com base nas discussões realizadas no encontro de
formação, os professores deverão planejar como fará a avaliação da turma em
2016 (momentos de avaliação, períodos de avaliação, estratégias de avaliação e
de registro dos resultados). Registrar plano de avaliação, para discutir no
encontro seguinte.
Precisa-se
entender a avaliação como diagnóstico, a serviço da aprendizagem. E em especial
a avaliação no ciclo de alfabetização precisa ser entendida como
progressão/continuidade, uma avaliação formativa. Dessa forma, traz como
princípio a ideia de que, todos os alunos são capazes de aprender e que os
processos de aprender não devem ser interrompidos ano a ano. Nesse sentido, a
avaliação surge como um norte para os caminhos das práticas pedagógicas a serem
adotadas pelos professores.
Fonte: Orientadora de Estudos do Pacto/PNAIC de Planaltino
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Educação é a base da transformação do individuo.