terça-feira, 15 de março de 2016

Secretaria M. de Educação de Planaltino realiza formação com professores alfabetizadores do PACTO/PNAIC

Aconteceu na noite, do dia 08 de março de 2016 na sala de formação da Secretaria M. de Educação de Planaltino, o encontro de formação com professores Alfabetizadores do primeiro ciclo de alfabetização das escolas do município sob a orientação da Coordenadora Local Maria das Graças Sudré de Souza e da Orientadora de Estudos Juliana Oliveira.                                                                                                     
Iniciou o encontro com as boas vindas e o deleite “O cachorro e o açougueiro”. Continuando, o “iniciando a conversa”, levantou acerca dos conhecimentos prévios sobre avaliação no ciclo de alfabetização, refletindo sobre como os professores diagnosticam as aprendizagens, dificuldades dos estudantes de sua turma e como fazem para acompanhar o desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes ao longo do ano. 
No momento do aprofundando o tema, apresentou-se a matriz de referência de avaliação em consonância com as capacidades avaliadas e os descritores para elaboração dos pareceres descritivos.                                                                            
Na oportunidade, a orientadora de Estudos apresentou aos professores a ficha de diagnóstico e acompanhamento as turmas. Como também a ficha de observação de sala de aula.                                        Com base nas discussões realizadas no encontro de formação, os professores deverão planejar como fará a avaliação da turma em 2016 (momentos de avaliação, períodos de avaliação, estratégias de avaliação e de registro dos resultados). Registrar plano de avaliação, para discutir no encontro seguinte.                           
Precisa-se entender a avaliação como diagnóstico, a serviço da aprendizagem. E em especial a avaliação no ciclo de alfabetização precisa ser entendida como progressão/continuidade, uma avaliação formativa. Dessa forma, traz como princípio a ideia de que, todos os alunos são capazes de aprender e que os processos de aprender não devem ser interrompidos ano a ano. Nesse sentido, a avaliação surge como um norte para os caminhos das práticas pedagógicas a serem adotadas pelos professores.


Fonte: Orientadora de Estudos do Pacto/PNAIC de Planaltino

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Educação é a base da transformação do individuo.