terça-feira, 22 de setembro de 2015

Planaltino participa de Videoconferência da Provinha Brasil 2015 e os resultados da ANA 2014.


Na última sexta-feira, 18 de Setembro de 2015 às 08:30h aconteceu na sala de videoconferências do Núcleo Regional- NRE 22, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães em Jequié, uma Videoconferência para tratar da análise dos resultados da Provinha Brasil 2015 e da consolidação dos resultados da ANA 2014.
O encontro, realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, contou com a presença em Salvador, da Coordenadora Geral da Coordenação de Apoio à Educação Municipal, setor responsável pelo Pacto com Municípios pela Alfabetização, Fátima Cristina Medeiros, da Coordenadoria de Avaliação e o técnico da Coordenação de Avaliação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Rogério Fonseca.
A videoconferência tratou sobre Avalie Alfa, sistema criado para a consolidação dos dados da avaliação realizada no inicio do ano letivo, com aplicação da Provinha Brasil, realizada pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, por meio de uma avaliação de entrada e outra de saída, onde são avaliadas as competências e habilidades construídas pelos estudantes nas áreas de Língua Portuguesa – leitura e escrita - e Matemática. Permitindo aos gestores e coordenadores dos municípios o acesso direto aos resultados da Provinha Brasil, instrumento de avaliação da Educação Básica criado em 2008, pelo Governo Federal. Dessa forma, o resultado da avaliação Provinha Brasil, irá facilitar a identificação de dificuldades e favorecer ajustes na gestão pedagógica.
Por fim, discutiu-se acerca da consolidação dos resultados da ANA 2014, avaliação direcionada para as unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização, e insere-se no contexto de atenção voltada à alfabetização. Para tanto, assume-se uma avaliação para além da aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma análise das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver esses saberes.
De posse dessas informações, ao analisar os resultados da escola, a equipe escolar poderá verificar o percentual de alunos posicionados em cada nível de proficiência da escala e a descrição das habilidades referentes a esses níveis, para refletir pedagogicamente sobre tais resultados.


Fonte: Comitê Estratégico 

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