Na última sexta-feira,
18 de Setembro de 2015 às 08:30h aconteceu na sala de videoconferências do Núcleo Regional- NRE 22, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães em Jequié, uma Videoconferência para tratar da análise dos resultados
da Provinha Brasil 2015 e da consolidação dos resultados da ANA 2014.
O encontro, realizado
pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, contou com a presença em
Salvador, da Coordenadora Geral da Coordenação de Apoio à Educação Municipal,
setor responsável pelo Pacto com Municípios pela Alfabetização, Fátima Cristina Medeiros, da
Coordenadoria de Avaliação e o técnico da
Coordenação de Avaliação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Rogério
Fonseca.
A videoconferência tratou
sobre Avalie Alfa, sistema criado para a consolidação dos dados da avaliação realizada no
inicio do ano letivo, com aplicação da Provinha Brasil, realizada
pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, por meio de uma avaliação de
entrada e outra de saída, onde são avaliadas as competências e habilidades
construídas pelos estudantes nas áreas de Língua Portuguesa – leitura e escrita
- e Matemática. Permitindo aos gestores e coordenadores dos municípios o acesso
direto aos resultados da Provinha Brasil, instrumento de avaliação da Educação
Básica criado em 2008, pelo Governo Federal. Dessa forma, o resultado da
avaliação Provinha Brasil, irá facilitar a identificação de dificuldades e
favorecer ajustes na gestão pedagógica.
Por
fim, discutiu-se acerca da consolidação dos resultados da ANA 2014, avaliação
direcionada para as unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do
Ensino Fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização, e insere-se no
contexto de atenção voltada à alfabetização. Para tanto, assume-se uma avaliação para
além da aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma
análise das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para
desenvolver esses saberes.
De posse dessas informações, ao analisar os
resultados da escola, a equipe escolar poderá verificar o percentual de alunos
posicionados em cada nível de proficiência da escala e a descrição das
habilidades referentes a esses níveis, para refletir pedagogicamente sobre tais
resultados.
Fonte: Comitê
Estratégico
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Educação é a base da transformação do individuo.