Visando
o fortalecimento da Formação Continuada em serviço, a Secretaria M. de Educação
de Planaltino – Bahia em parceria com a Secretaria Estadual da Educação está
realizando hoje terça –feira, 09 de junho no noturno, a formação do Pacto Bahia
para os professores da sede e do campo que lecionam no 4º e 5º ano do Ensino
Fundamental I. Na oportunidade, estão presentes além da Coordenadora
Multiplicadora do 4º e 5º ano, os professores das escolas Clemente
Mariani/Castelo Branco, Clemente Mariane (Itaipe), Joana Angélica (Faz. Figueiredo),
Colégios Municipais Nossa Senhora das Graças (Angélica), Manoel Castor Braga (Campinhos)
e a Coordenadora Local do Pacto, no município, professora Graça Sudré.
O
encontro está acontecendo na sala 02 da Secretaria de Educação à Avenida André Magalhães,
214 – centro e tem como objetivo compreender os fundamentos da alfabetização e
letramento em Língua Portuguesa e matemática, considerando a estrutura da
rotina e seqüência didática, bem como sua utilidade para a prática pedagógica. Durante
o encontro, os professores produziram modelos de sequência didática (grupo 01)
e Rotina (grupo 02) que foram socializados e explorados por todos. Na oportunidade,
a professora Lucieide Bastos – Coordenadora Multiplicadora do Pacto, no
município, fez algumas provocações aos grupos como: É possível aplicar, em suas
salas de aula, a sequência didática planejada? Da para aplicá-la para alunos
com tempos de aprendizagens diferentes? E sobre rotina, como são feitas? É possível
flexibilizá-la? E vocês professores, têm algum tipo
de rotina? Deem exemplos? Os professores exemplificaram suas rotinas e
continuaram as discussões acerca dos temas abordados.
Outros
assuntos como os diferentes gêneros textuais: a carta, a receita e o cartaz
foram socializados pelos professores com base no objetivo proposto, levando em
consideração a utilidade dos mesmos na prática pedagógica diária dos
professores alfabetizadores.
Fonte:
Coordenação M. do Pacto Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Educação é a base da transformação do individuo.