sexta-feira, 27 de março de 2015

Secretaria M. de Educação promove Formação da Provinha Brasil – 2015.


Na manhã do dia 27 de março de 2015, aconteceu na sala de reuniões da Secretaria M. de Educação de Planaltino - Bahia, a Avenida André Magalhães, 214 – centro, a formação da Provinha Brasil – 2015. Na oportunidade, estavam presentes os membros do Comitê Estratégico da Secretaria os gestores escolares das Escolares Municipais: Cantinho do Saber, Manoel Castor Braga, Nossa Senhora das Graças e Escolas do Campo.
A formação iniciou com a leitura deleite: Espelho, espelho meu, fazendo uma relação entre a avaliação da Provinha Brasil como um descritor que assemelha-se ao espelho mágico. O descritor detalha uma habilidade cognitiva, em graus de complexidade, sempre associada a um conteúdo.

 Na formação, foi apresentado à estrutura metodológica da Provinha Brasil e seu objetivo, que é de oferecer informações que possam orientar tanto os professores quanto os gestores escolares e educacionais na implementação, operacionalização e interpretação dos resultados dessa avaliação. A Provinha Brasil, acontece sempre no 1º semestre, como diagnóstico e no 2º semestre a consolidação, com todos os alunos matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental.

Seguindo, discutiu-se acerca da Matriz de Referência do Letramento e Matemática, a luz das questões da Provinha Brasil, relacionado os descritores as questões.
Ainda durante a formação, ficou acordado com todos os presentes a "Semana para Mobilização e Divulgação", do dia 06 à 10 de abril e Dia 14 de abril como o "Dia D de aplicação", momento que todas as unidades escolares deverão aplicar os testes de leitura e Matemática.
Posterior a aplicação da Provinha, cada escola deverá analisar e divulgar junto à comunidade escolar, o resultado do desempenho dos alunos. Frente a isso, utilizar o resultado para redimensionar as ações pedagógicas da escola.


Fonte: Comitê Estratégico da Secretaria de Educação de Planaltino-Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação é a base da transformação do individuo.