quinta-feira, 4 de setembro de 2014

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL CANTINHO DO SABER ABORDA A TEMÁTICA LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.



A Escola Municipal Cantinho do Saber situada na Rua José Elias de Matos s/n, Município de Planaltino Bahia realizou na noite de quarta-feira 03 de setembro de 2014, mais um encontro de Formação para os Professores com tema: Leitura e Interpretação textual.Tema este ministrado pelo Pedagogo, Aloísio Souza Taquari. Nessa formação, o educador pode conhecer de forma clara e objetiva um pouco mais sobre a Leitura e Interpretação Textual, em cima dos seguintes pontos: O que é um texto, intenção textual, o sentido lógico e o sentido simbólico das palavras. Estiveram presentes no referido encontro Professores, Diretora e Coordenadora da escola. O encontro foi iniciado com a fala da coordenadora Juliane Oliveira que acolheu a todos dando as boas vindas e desejando um excelente encontro. Prosseguindo, foi apresentado os professores o ministrante professor Aloísio Souza Taquari para que pudesse dar início as atividades. 

O encontro foi dividido em dois momentos: De inicio o ministrante nos proporcionou um momento de regresso aos nossos primeiros contatos com a escola, com a leitura e portadores textuais. Esse momento foi muito prazeroso, onde os professores foram convidados a voltarem ao tempo de escola e relembrarem uma experiência interessante que tiveram com produção de texto, puderam ilustrar e relatar para os presentes na formação como foram seus primeiros contatos com a escola, leitura, professores. Em seguida, o ministrante trouxe discussões teorias a respeito do tema a ser abordado pontuado que atualmente, tem-se observado em muitos estabelecimentos de ensino que os alunos apresentam dificuldades em ler, reconhecer e interpretar textos não só em língua portuguesa mas também em outras disciplinas. Isso, pela forma como a leitura é processada na escola, desconsiderando-se, muitas vezes, os gêneros textuais que os alunos de fato têm contato no seu cotidiano.
No segundo momento, foi realizado uma oficina com cursitas presentes a partir de alguns gêneros textuais cujo objetivo promover a leitura crítica e o processo da autoria em gêneros variados, trabalhando os textos e sua reescritura analisando o diferencial texto literário e texto não- literário.


Ao finalizar o encontro, a coordenadora apresentou em forma de slide a Historia do Lápis, uma metáfora do lápis que noz traz cinco lições para as nossas vidas. Que assim como lápis que sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que fizermos na vida deixaremos traços e marcaremos as vidas das pessoas, portanto, que nos professores procuremos ser consciente de cada ação, deixando um legado, e marcando positivamente a vida dos nossos alunos. Logo após foi entregue um lápis com ponteira com as letras iniciais dos nomes dos cursistas, para que possam escrever suas novas historias. Em seguida, a coordenadora e a Diretora agradeceram a presença de todos os professores e do ministrante Aloísio Souza Taquari que abrilhantou com suas significativas contribuições mais um encontro. Dessa forma, compreende-se a importância do ato de ler que é imprescindível ao indivíduo, pois proporciona a inserção do mesmo no meio social e o caracteriza como cidadão participante. A criança aprende a ler antes mesmo de entrar na escola, nas situações familiares. Nos seus primeiros anos de escolarização o discente precisa ser incentivado e instigado a ler, de modo que se torne um leitor autônomo, criativo e interpretativo. Cabe ao professor proporcionar momentos de leitura significativa, incentivando a formação do indivíduo crítico e reflexivo. 

Fonte: Juliane Oliveira- Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Cantinho do Saber.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação é a base da transformação do individuo.