quinta-feira, 27 de março de 2014

ESCOLAS DA SEDE SE REUNEM E PROMOVEM O I PROFEP DE 2014




As Escolas Municipais Cantinho do Saber e Municipalizadas Clemente Mariani /Castelo Branco realizaram na noite de terça-feira 25 de março de 2014, no Salão Paroquial à Rua São Roque no Município Planaltino - Bahia o I Encontro de Formação para os Professores como tema: Afetividade: O saber e o sabor da emoção. Bullying: Sofrimento escondido. Tema este ministrado pela Pedagoga, Pós graduada em coordenação pedagógica, psicopedagoga institucional:  Tereza Cristina Val Monteiro.

        Estiveram presentes no referido encontro Professores, Diretores e Coordenadores das Escolas Municipais Cantinho do Saber e Municipalizadas Clemente Mariani /Castelo Branco. O encontro foi iniciado com a fala das coordenadoras Juliane Oliveira (Cantinho do Saber) e Joane Santos (Clemente Mariani/Castelo Branco). As mesmas acolheram a todos dando as boas vindas e desejando um excelente encontro. Prosseguindo, foi apresentado os professores das duas Escolas e as diretoras para que a ministrante professora Tereza Cristina Val Monteiro pudessem dar início as atividades propostas. O encontro foi dividido em dois momentos:
         Primeiro foi abordado e discutido o tema: Afetividade: O saber e o sabor da emoção donde a ministrante trouxe para reflexão os 4 pilares da educação: conhecer, fazer, ser, aprender. Logo após, trouxe para discussão diversas contribuições acerca dos teóricos: Henry Wallon, Piaget, Vygotsky na perspectiva pedagógica, relação educativa que se estabelece entre o professor e seus alunos na sala de aula. Segundo a ministrante, para os teóricos supracitados só é possível ter uma compreensão completa do pensamento humano quando se compreende sua base afetiva, ou seja, as razões impulsionam os pensamentos, encontram suas origens nas emoções que as constroem. Nesse sentido, é preciso levar não só o corpo da criança, mas também suas emoções para dentro da sala de aula. A competência afetiva, por parte dos professores, permite a criação de vínculos entre eles e seus alunos, vínculos propícios a um clima de confiança, de respeito mútuo, de amizade, de compreensão das necessidades dos alunos e da abertura para a expressão sincera dos sentimentos. Enfim, uma vida afetiva na escola aumenta o interesse dos alunos pelos estudos e melhora significativamente a aprendizagem cognitiva.
No segundo momento, foi discutido e abordado o tema Bullyng: Sofrimento escondido, para melhor compreensão e explanação do tema em questão a ministrante trouxe exibição de 3 cenas do Filme Bullyng: Provocação sem Limites onde conta a história da prática de Bullyng em ambiente escolar ressaltando as práticas de Bullyng sofrida pelo personagem principal Jordi.
Ao finalizar o encontro, as coordenadoras agradeceram a presença de todos professores e convidados presentes como a da Coordenadora Técnica Pedagógica do Município Lucieide Bastos, a Orientadora de estudos do Pacto-Bahia Juliana oliveira e da ministrante Tereza Cristina Val Monteiro. Dessa forma, compreende-se a importância da relação afetiva professor-aluno, a qual reflete bons resultados na aprendizagem. Pois aquele aluno que vê em seu professor um amigo, um companheiro, um colaborador, evita causar-lhe desgostos, quer ser como ele, o tem como alguém da família e, assim, adota quase que inconscientemente uma conduta de respeito, cooperação e atenção nas suas aulas, possibilitando uma assimilação mais rápida e consistente do conteúdo por ele ministrado. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação é a base da transformação do individuo.