quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PLANALTINO FINALIZA: 6ª UNIDADE DE FORMAÇÃO DO PNAIC





Na ultima terça-feira, 08 de Outubro de 2013 no Polo da Uneb município de Planaltino-BA, aconteceu o terceiro e ultimo encontro de Formação da  Unidade 6 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC, com o tema: Projetos didáticos e sequências didáticas. Sob a orientação da Pedagoga Juliana Oliveira, discutiu-se sobre Projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares.


 Ao iniciarmos os estudos da unidade 6, fez-se necessário revisar as concepções de currículo, discussão esta, realizada no 1º encontro de Formação do Programa. É de extrema relevância o entendimento da importância de se ter uma abordagem interdisciplinar em que o tempo escolar deve está articulado com as diferentes áreas do conhecimento e com os diversos eixos da língua.




Sabendo que nosso foco é leitura e escrita, faz-se necessário propiciar condições para que as crianças tornem-se leitoras capazes de produzir textos. Para que isso se efetive é importante que se defina objetivos, tendo como base a leitura e a escrita. E que a linguagem oral e escrita esteja presente na apropriação de conhecimentos de diferentes áreas do saber escolar. E nesse momento retomamos o estudo da Unidade 5, acerca dos gêneros textuais, na defesa de um trabalho interdisciplinar.




E nesse percurso dos conhecimentos acerca de currículo, planejamento e gêneros textuais chegou-se em Projetos e sequências didáticas que é foco da unidade 6. Sendo pertinente revisar: conceito de planejamento e sua importância no trabalho pedagógico, assunto este, também visto na Unidade 3. Dessa forma, entende-se o planejamento como flexível e que contemple a realidade da sala de aula, tendo como base o que se pretende ensinar, objetivos, tempo e espaço necessários.


Organizar as concepções acerca de Projetos e Sequências didáticas foi um trabalho árduo e colaborativo. Mas, muito bem articulado pelo grupo. Pois muito se fala sobre a Pedagogia de Projetos, mas em uma perspectiva errônea.


E ao estudarmos o módulo e as discussões com o grupo tornou-se claro o entendimento e foi possível desmistificar o que é projeto e o que este se diferencia de sequência didática. Tanto um, quanto outro possui características. Assim o marco dessa discussão centrou-se na concepção de projeto como uma atividade intencional e social e que contemple um problema, com objetivos e produtos concretos. Salientou-se ainda que as sequências didáticas podem ou não ter relação com projetos didáticos. Diferença principal é que os projetos são mais abertos, onde os alunos participam de todas as etapas.



Assim nesse encontro, possibilitou aos professores, a darem mais um passo para o aperfeiçoamento da prática pedagógica, tendo como ponto de partida o entendimento de projetos e sequências didáticas.

Fonte: Orientadora de Estudos Pacto e PNAIC de Planaltino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação é a base da transformação do individuo.