Na ultima terça-feira, 08
de Outubro de 2013 no Polo da Uneb município de Planaltino-BA, aconteceu o
terceiro e ultimo encontro de Formação da
Unidade 6 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC,
com o tema: Projetos didáticos e sequências didáticas. Sob a orientação da
Pedagoga Juliana Oliveira, discutiu-se sobre Projetos didáticos e sequências
didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares.
Ao iniciarmos os
estudos da unidade 6, fez-se necessário revisar as concepções de currículo,
discussão esta, realizada no 1º encontro de Formação do Programa. É de extrema
relevância o entendimento da importância de se ter uma abordagem
interdisciplinar em que o tempo escolar deve está articulado com as diferentes
áreas do conhecimento e com os diversos eixos da língua.
Sabendo que nosso foco
é leitura e escrita, faz-se necessário propiciar condições para que as crianças
tornem-se leitoras capazes de produzir textos. Para que isso se efetive é
importante que se defina objetivos, tendo como base a leitura e a escrita. E
que a linguagem oral e escrita esteja presente na apropriação de conhecimentos
de diferentes áreas do saber escolar. E nesse momento retomamos o estudo da
Unidade 5, acerca dos gêneros textuais, na defesa de um trabalho interdisciplinar.
E nesse percurso dos
conhecimentos acerca de currículo, planejamento e gêneros textuais chegou-se em
Projetos e sequências didáticas que é foco da unidade 6. Sendo pertinente revisar:
conceito de planejamento e sua importância no trabalho pedagógico, assunto
este, também visto na Unidade 3. Dessa forma, entende-se o planejamento como
flexível e que contemple a realidade da sala de aula, tendo como base o que se
pretende ensinar, objetivos, tempo e espaço necessários.
Organizar as concepções
acerca de Projetos e Sequências didáticas foi um trabalho árduo e colaborativo.
Mas, muito bem articulado pelo grupo. Pois muito se fala sobre a Pedagogia de
Projetos, mas em uma perspectiva errônea.
E ao estudarmos o
módulo e as discussões com o grupo tornou-se claro o entendimento e foi
possível desmistificar o que é projeto e o que este se diferencia de sequência
didática. Tanto um, quanto outro possui características. Assim o marco dessa
discussão centrou-se na concepção de projeto como uma atividade intencional e
social e que contemple um problema, com objetivos e produtos concretos. Salientou-se
ainda que as sequências didáticas podem ou não ter relação com projetos
didáticos. Diferença principal é que os projetos são mais abertos, onde os
alunos participam de todas as etapas.
Assim nesse encontro,
possibilitou aos professores, a darem mais um passo para o aperfeiçoamento da
prática pedagógica, tendo como ponto de partida o entendimento de projetos e
sequências didáticas.
Fonte: Orientadora de Estudos Pacto e
PNAIC de Planaltino
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Educação é a base da transformação do individuo.