terça-feira, 11 de junho de 2013

Planaltino marcou presença no segundo Encontro Estadual do Projeto Trilhas Natura, em Costa do Sauípe. Planaltino marcou presença no segundo Encontro Estadual do Projeto Trilhas Natura, em Costa do Sauípe.



Nos dias 06 e 07 de junho aconteceu na Costa do Sauípe, localizado a 76 km da Capital Salvador o 2º encontro de Formação do Projeto TRILHAS e a participação da Secretaria Municipal de Educação de Planaltino, nesse encontro, através da professora Graça Sudré, teve como objetivo principal consolidar as ações do projeto nas classes de 1º ano do Ensino Fundamental nas escolas da sede e do campo, visando fortalecer as práticas de leitura e escrita, a partir do conjunto de materiais do TRILHAS existente no município desde 2009, composto por livros de literatura infantil, obras conhecidas e de diversos gêneros literários, e jogos pedagógicos de leitura e escrita.


Em 2012, foram realizados dois encontros de formação com Diretores, Coordenadores Pedagógicos e professores do 1º ano do Ensino Fundamental que tiveram como foco principal o fomento à leitura, escrita e oralidade no cotidiano escolar. Os Formadores escolares do município realizaram o trabalho com compromisso, oportunizando aos professores e alunos realizar uma sequência de atividades produtivas em relação à leitura, oralidade e escrita. O Projeto TRILHAS é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Instituto Natura. Tem como foco apoiar o trabalho docente no campo da leitura e escrita com objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental no universo letrado. Trata-se de uma tecnologia social com um conjunto de materiais elaborado para auxiliar o trabalho dos professores em leitura, escrita e oralidade, e tem o objetivo principal de inserir as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental em um universo letrado.
O TRILHAS propõe um conjunto favorável ao processo de alfabetização e, consequentemente, ao alcance da meta de atingir 06 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no País em 2022. Também está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até os 08 anos e o incentivo à leitura

O Projeto conta com uma Rede de Ancoragem que apoia a implementação do conjunto de material do TRILHAS nas salas de aula, incentivando o bom uso por meio de um processo de formação continuada. Pretendemos realizar, nesta segunda etapa, um trabalho de incentivo e fomento a formação leitora dos nossos alunos e também dos nossos professores. O encontro, em Costa do Sauípe, foi maravilho, pois o TRILHAS não é mais um Projeto para a escola é um reforço que veio para complementar o trabalho dos professores acerca da leitura, possibilitando assim, maior desempenho na leitura e escrita dos nossos alunos. Pontua a Formadora Local do Projeto TRILHAS, Graça Sudré.

Fonte: Diretoria de Administração, Planejamento e Supervisão Escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação é a base da transformação do individuo.