quarta-feira, 5 de junho de 2013

Cerca de 80 pessoas participam da Conferência Municipal de Educação no município de Planaltino – Bahia




Com a finalidade de cumprir uma das etapas preparatórias para a Conferência Nacional de Educação (CONAE/2014), o município de Planaltino – Bahia através da Secretaria Municipal de Educação realizou ontem, 03 de junho do corrente ano no Salão Paroquial à Rua São Roque s/n, a CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO que versou sobre o tema: O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação – Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

Os trabalhos foram coordenados pela equipe organizadora Graça Sudré (representante dos Diretores), Marli Silva cardoso (representante da APLB), Kaique de A. Cerqueira (representante dos alunos) Maria das Graças Alves (representantes dos pais de alunos) e Naira Santos Oliveira (Secretária M. de educação) e iniciaram-se às 8h30min com o credenciamento dos participantes, composição da mesa, Hino Nacional, apresentação cultural com os alunos do Programa Mais Educação, Palestra Magna proferida pela professora Juçara Moreira Almeida – Licenciada em letras pela UESB campus Jequié, plenária dos eixos temáticos II e IV, plenária de Delegados, entre outros. Cerca de 80 pessoas entre alunos, professores, diretores, vice-diretores, (sede e do campo) coordenadores pedagógicos, agentes comunitários de saúde, membros de associações, representantes das igrejas evangélica e católica, presidentes e vice-presidentes dos conselhos do FUNDEB, CAE, Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar, representantes dos Poderes legislativo e Executivo, secretários de Assistência Social e Infraestrutura, bem como representantes da comunidade participaram das discussões acerca da temática da CONAE/2014.

Tendo por diretriz a temática central, o Eixo I - Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos fora coordenado pelos professores Enilton Morbeck e Maria Salomé e o Eixo IV - Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem fora coordenado pelos pedagogos Juliana Oliveira e Aloisio Taquari e tiveram contribuições significantes, pois a participação diversificada dos vários segmentos representados oportunizou um debate forma democrática e participativa acerca da qualidade da educação brasileira. As propostas elencadas em cada eixo foram apresentadas para análise e aprovação dos delegados credenciados e posteriormente serão sistematizadas em forma de relatório e serão encaminhadas à etapa seguinte (estadual).
 
Na plenária de delegados realizada no final da Conferencia foram eleitas para representar o município de Planaltino na etapa Estadual a Presidente do FUNDEB – a professora Sonilsa Nara (titular), a professora Anailta Nascimento Lago (suplente), Ruth (titular) e Vitória Andrade (suplente). Ademais, a Conferência M. de Educação de Planaltino foi um espaço democrático permeado pela discussão dos vários segmentos presentes. Assim, espera-se que a garantia do acesso e permanência de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos nas instituições brasileiras se torne uma realidade; que o respeito e a valorização à diversidade prevaleçam, ampliando a democratização da gestão, e que se constituam em fundamentos para a criação e consolidação do SNE, do PNE e de novo marcos legais que melhor determinem a relação de cooperação e colaboração entre os entes federados.


 Por fim, a Comissão Organizadora da Conferência M. de Educação de Planaltino agradece a todos pela participação e parceria durante todos os momentos de planejamento e execução dos trabalhos. Nosso muito obrigado a Prefeitura M. de Planaltino pelo apoio e parceria no material, almoço, lanche e transporte a todos os participantes. Sem o envolvimento, engajamento e compromisso de todos a nossa Conferencia não teria acontecido. Pontua a professora Graça Sudré (membro da Comissão Organizadora)

Fonte: Diretoria de Planejamento, Administração e Supervisão Escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação é a base da transformação do individuo.