segunda-feira, 20 de maio de 2013

ORIENTADORA DE ESTUDOS DE PLANALTINO PARTICIPA DA II FORMAÇÃO DO PACTO ESTADUAL EM JEQUIÉ





Orientadores de Estudos do Pacto Estadual

Nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2013 aconteceu no Município de Jequié no auditório do Itajubá Hotel a II Formação para os Orientadores de Estudos do Pacto pela Educação – todos pela Escola, programa este, que visa à formação de professores alfabetizadores que atuam no 1º ano do Ensino Fundamental.
Participaram do encontro 24 municípios da Bahia entre eles Planaltino, onde a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Juliana Oliveira participou do encontro como Orientadora de Estudo.
Iniciou-se o encontro como a apresentação dos aspectos relevantes, desafios e encaminhamentos do Programa sob a orientação da Formadora Regional Cristina Rebouças. Seguindo, cada município teve a oportunidade de apresentar a situação do Programa nas suas cidades.  Nesse momento, as formadoras regionais: Cristiane de Almeida, Kátia Andrade e Silvana Pereira, chamaram atenção para importância do programa e que o bom funcionamento do mesmo, estaria estritamente ligado as ações e adesões permitidas pelo Programa de Apoio à Educação Municipal (Proam).

Seguindo, os orientadores tiveram momentos de estudos de Textos sobre o Sistema de Escrita Alfabética, chamando a atenção sobre a Psicogênese da língua escrita.

Momento de estudo
 Na oportunidade, foi apresentada pelas formadoras, a proposta de Alfabetização Matemática elaborada pelas autoras Dra. Eurivalda Santana (UESC), Dra. Fernanda Taxa (PUC/Campinas), Dra. Ana Virgínia Luna (UEFS) e Mc. Roberta Menduni (UESB) com a consultoria de Amélia Simonetti, também autora da proposta Alfabetizar Letrando. A proposta Alfabetização matemática propõe o ensino da matemática tendo como essência a ludicidade, aspecto fundamental que norteia o desenvolvimento infantil. Dessa forma, pontua-se a importância de trabalhar-se com jogos, desafios e brincadeiras no ensino da matemática. Em 2013, os orientadores de Estudos, se apropriaram de toda a proposta de Alfabetização matemática, dos tempos que a compõem, para assim, posteriormente iniciar as formações com os professores alfabetizadores em seus municípios.
Houve-se os momentos de vivencias pedagógicas, dinâmicas, com muita alegria e descontração.  Assim, todo o  encontro foi um sucesso. Oportunizou o estudo de todo o material que compõe a Proposta de Alfabetização, em Linguagem e em Matemática. Norteando o trabalho a ser realizado pelos orientadores de estudos nos seus municípios.


Fonte: Orientadora de Estudos do Pacto pela Educação – Todos pelas Escola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação é a base da transformação do individuo.