sexta-feira, 1 de março de 2013

O PROFESSOR CELSO DOS SANTOS VASCONCELLOS FAZ PALESTRA NA JORNADA PEDAGÓGICA DE PLANALTINO-BAHIA.




Nos dias 25, 26 e 27 de Fevereiro de 2013, a Prefeitura Municipal de Planaltino em parceria com Secretaria Municipal de Educação promoveu a Jornada Pedagógica do ano letivo de 2013, com a temática: Um novo olhar para os diferentes modos de aprender e ensinar. A abertura oficial dos trabalhos aconteceu na tarde do dia 25 de Fevereiro, com o credenciamento dos Educadores, momento cultura (repertório musical variado), composição de mesa e mensagem de acolhimento da Secretária M. de Educação, a professora Naiara dos Santos Oliveira.
No dia seguinte, 26 de Fevereiro, as oficinas aconteceram em espaços diferentes para contemplação das temáticas de Educação Infantil – “A arte de Brincar, educar e cuidar na Educação Infantil”, ministrada pelas Pedagogas Eliane Gomes e Solange Angelis Ensino Fundamental I –” Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º ano: avaliação, reprovação, metodologias e outras coisas mais” ministrada pela Pedagoga Aliadne Brito. Fundamental II - “Gestão da sala de aula”: A relação família e a escola; O profissional da educação e a gestão da sala de aula; Os desafios da formação continuada – Ministrada pelas Professoras Licenciadas Lucieide Bastos dos Santos, Cristina Mattos, Joseane Vieira e Ana Lúcia Oliveira da Silva. Educadores de Apoio – Humanizar o cuidado para obter uma educação de qualidade, ministrada pela psicóloga Rafaella Eloy. Ademais, os educadores deram continuidade a Jornada nas unidades escolares sob a coordenação do Coordenador Pedagógico e do Diretor Escolar. As respectivas oficinas oportunizaram aos professores, diretores, coordenadores pedagógicos, atendentes de classe e demais trabalhadores em educação refletir acerca dos diferentes modos de aprender e ensinar, levando em consideração o processo de aprendizagem e a construção do conhecimento por parte do aluno, peça chave do nosso trabalho enquanto educadores. 
Para encerrar a Jornada Pedagógica de 2013, os educadores de planaltino receberam a ilustre presença do Professor Celso dos Santos Vasconcellos que realizou a Palestra Magna de encerramento abordando a seguinte temática: O que é necessário para que o aluno aprenda? Fundamentos da Aprendizagem Humana. 

 O Professor Celso foi carinhosamente recepcionado pela Secretária M. de Educação, a Professora Naiara e pelo grupo de recital “Flor de Mandacaru” composto por professores e alunos do Colégio M. Manoel Castor Braga, localizado no Povoado de Campinhos. O Grupo citado encantou a todos com o recital, inclusive ao Professor Celso Vasconcellos, que recebeu uma homenagem especial de suas Obras. Na sua fala inicial, o professor Celso agradeceu o carinho e a recepção de todos, dando ênfase ao grupo de recital “Flor de Mandacaru” dizendo que nunca havia recebido tamanha homenagem. No decorrer da Palestra, foram contemplados os seguintes objetivos:
·         Apontar a necessidade de superar equívocos na prática pedagógica em relação ao processo de conhecimento;
·         Refletir sobre o núcleo do trabalho do professor, a questão do processo de aprendizagem, da construção do conhecimento por parte do aluno;
·         Trabalhar alguns fundamentos epistemológicos e pedagógicos básicos da atividade docente;
O tema escolhido pelo município, segundo colocou o professor Celso Vasconcellos é o “Filé Mion” da educação, pois significa que estamos preocupados com a aprendizagem dos alunos, com a relação professor x aluno, pois o sucesso ou fracasso escolar do aluno pode está sendo decidido no primeiro dia de aula. Recomendou aos Educadores, durante toda a sua fala os Filmes: “Nunca Te Vi, Sempre Te Amei” e “Nenhum a menos”. Falou da importância do professor provocador, mediador, da formação inicial e continuada, além de pontuar a escola como um lugar de aprendizagem, de ensinação e não de reprovação/punição. Os educadores de Planaltino agradecem ao Prefeito José Carlos e a Secretária de Educação a Professora Naiara dos Santos Oliveira, por oportunizar uma Jornada Pedagógica de qualidade, trazendo temas e palestrantes tão comprometidos com a educação, em geral.

Fonte: Diretoria de Planejamento, Administração e Supervisão Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação é a base da transformação do individuo.