sexta-feira, 30 de setembro de 2016

O Colégio Municipal Isaura Couto da Silva celebra a participação da família na escola.




Nos dias 19 e 20 de setembro de 2016, no colégio municipal Isaura Couto da Silva, situado à praça Isaura couto, em Planaltino Bahia, realizou atividades referentes à semana da família na escola. A proposta sugerida foi a criação de poemas pelos estudantes e suas respectivas famílias abordando o tema geral “Família Presente de Deus”, onde os mesmos vieram até o espaço escolar para recitarem, havendo classificação. Os estudantes concorreram a prêmios na final que aconteceu na última quarta-feira (28/09). 


As apresentações foram brilhantes e recheadas de emoções. Podemos contar com um número significativo de membros das famílias que, juntamente com os estudantes, apresentaram seus poemas. Que deus abençoe todas as famílias.
Fonte: Coordenação Pedagógica.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Formação do Pacto/Pnaic do Ciclo do 1º ao 5º ano - 2016

Na semana de 20 a 23 de setembro de 2016, aconteceu na Universidade Aberta do Brasil em Jequié – Ba o último ciclo de formação para Coordenador Multiplicador e Orientador de Estudos do Pacto/Pnaic nas áreas das  Ciências Humanas (Geografia e História) , Linguagem e Matemática do 1º ao 5º ano.
         A formação teve como objetivo vivenciar, e refletir as práticas alfabetizadoras, numa proposta interdisciplinar, sinalizando possibilidades de articulações existentes as diferentes áreas do conhecimento, com vistas a contribuir com o processo de letramento dos alunos do Ciclo de Alfabetização nos municípios.
        Muitos assuntos foram discutidos pela formadora Denise Oliveira com todos os cursistas do pólo, que durante a formação receberam orientações para o último ciclo de formação nos municípios, bem como para a realização do seminário final do Pacto/Pnaic de 2016. 
 Fonte: Equipe do Pacto  

Início das homenagens ao dia da família nas Escolas do Campo


Na tarde do dia 21 de setembro de 2016 a partir das 14:00h, iniciaram-se  as comemorações em homenagem ao dia da família das Escolas Municipais do Campo.  A culminância do projeto Família na Escola: Vivencias e Valores teve início na Escola Municipal Joana Angélica onde se reuniram: equipe gestora escolar, o Secretário de Educação Aloísio Taquari Sousa, professores, alunos, pais/responsáveis firmando a parceria entre a escola e família.    

Na oportunidade, os presentes puderam assistir as apresentações temáticas feitas pelos alunos da Ed. Infantil e dos Ciclos de Alfabetização que enfatizaram a família e sua importância para as nossas crianças.


Fonte: Equipe Gestora Escolar

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Secretaria Municipal de Educação realiza encontro de devolutiva da formação continuada com o tema: Saúde Mental.


Na noite do dia 21 de Setembro de 2016, aconteceu na sala de Reuniões da Secretaria M. De Educação o encontro de Formação Continuada para os professores das Unidades Escolares do Município com o tema: Saúde Mental. A formação foi ministrada pela Psicóloga Ana Claúdia Pinto.                                                                             
A formação teve como objetivo: discutir a importância das relações interpessoais no âmbito escolar, visando solucionar eventuais problemas na relação aluno-aluno-professor-gestor, que favoreça a construção do conhecimento, proporcionando a vivência de situações reais ou imaginárias, propondo à criança desafios e instigando-a a buscar soluções para as situações, levando-a a raciocinar, trocar ideias e tomar decisões.


           Na vivência Pedagógica, foi possível conhecer alguns tipos de atividades possíveis a serem trabalhadas em sala de aula a partir da temática estudada. Os professores das unidades escolares: Tia Morena, Cantinho do Saber e do Colégio M. Nossa Senhora das Graças apresentaram o que criaram e vivenciaram em sala de aula através de atividades lúdicas como: Contação de História com fantoches, roda de conversa, exibição de vídeos e cantigas de rodas.
Dessa forma, ressaltamos a importância do trabalho com enfoque nessa temática, que estimule o respeito e a valorização das diferenças, fomentando o rompimento de preconceitos tão presentes no cotidiano escolar.


Fonte: Comitê Estratégico da SEMECE.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Equipe do PACTO/PNAIC de Planaltino conclui formações do Círculo III para professores do 4º e 5º ano e círculo IV do 1º ao 3º ano.




Neste mês de setembro de 2016, aconteceu na Secretaria Municipal de Educação o último encontro de Formação dos Círculos III e IV do PACTO/PNAIC para os professores alfabetizadores do município. Os encontros foram ministrados pela Coordenadora Multiplicadora Lucieide Bastos e pela Orientadora de Estudos Juçara Almeida.
A formação teve como objetivo vivenciar e refletir práticas alfabetizadoras na perspectiva do letramento, numeramento e investigação científica, apreendendo os princípios pedagógicos subjacentes a elas, de modo a garantir aprendizagem das crianças no Ciclo de alfabetização considerando os diferentes componentes curriculares em estudo: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

Iniciaram-se as formações acolhendo a todos e apresentando os objetivos deste ciclo.  Durante os encontros foram vivenciadas situações didáticas tendo em vista os conceitos matemáticos do Eixo Estruturante Tratamento da Informação, bem como o aprofundamento de estudos sobre produção de texto, a fim de redimensionar e fortalecer o processo ensino-aprendizagem do texto escrito na sala de aula, para cada ano do ciclo, bem como fomentar o trabalho com características de um ensino por Investigação ressaltando a problematização como ponto central, a partir da observação e reflexão de práticas docentes.             
                                                                                                        
Assim, concluem-se as formações referentes aos círculos III e IV para os professores com a realização de diversas propostas de atividades que favoreça o aprendizado dos alunos nas unidades escolares.


Fonte: Equipe Pacto/PNAIC Planaltino
Polo 5 do Programa PACTO/PNAIC  promove último Círculo de  Formação presencial de 2016




A equipe do Pacto/Pnaic do polo 05 iniciou na semana passada, em Jequié, o último Círculo de Formação edição 2016 para os Coordenadores Locais, Coordenadores Multiplicadores e Orientadores de Estudo dos municípios inscritos no programa.
Os Coordenadores Locais participaram desse momento nos dias 14 e 15, os Coordenadores Multiplicadores e os Orientadores de Estudos nos dias 20, 21,22 e 23 do mês de Setembro. A formação do último círculo tem como objetivo principal, através da rede de experiência, avaliar o percurso do programa nos municípios, os resultados do IDEB, a construção das Diretrizes em parceria com o NALFA, bem como revisitar os critérios para a certificação dos envolvidos no programa e preparar o seminário final a realizar-se em duas etapas: presencial envolvendo todos os professores alfabetizadores, equipe do programa, convidados e logo após na modalidade webconferência direto das secretarias municipais de educação apenas com o Coordenador Local, Coordenador Multiplicador e Orientadora de Estudos.
Finalizado esse Círculo de Formação as equipes terão como tarefa, reunir-se com o NALFA em seus municípios, para informá-los sobre o andamento do Programa em 2016 levando em consideração as dimensões de Formação, Acompanhamento, Mobilização, Avaliação e Monitoramento.
Fonte: Coordenadora Local do PACTO/PNAIC

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Agradecimento do Secretário de Educação de Planaltino pelo resultado do IDEB.

Provérbios: 8. 11. Porque melhor é a sabedoria do que as jóias; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela. Gostaria de agradecer ao meu Deus por me dá oportunidade desse desafio. Agradecer aos professores, alunos, pessoal de apoio, gestores, coordenadores, secretários escolares, motoristas, comunidade escolar como um todo. Grandes são os desafios de um município, para obter um resultado do IDEB e conseguimos avançar no geral: seguimento Fund I a nota de 4.7 quando tínhamos por meta 4.0 e no Fund II a nota 3.5 onde a meta era 3.8. São muitos os desafios, na atual circunstância, por isso, parabenizo a todos os professores, pelo compromisso com o trabalho que realizam, pelo entusiasmo e responsabilidade;   aos pais pelo incentivo a leitura e escrita; as Unidades escolares( Gestor e vice, coordenador, secretários escolares e pessoal de apoio),  pelo trabalho realizado no seu cantinho com eficiência. A Equipe da SEMECE, pela dedicação e compromisso para com a educação do nosso município e a toda comunidade; aos nossos alunos por acreditarem no futuro melhor; ao excelentíssimo Senhor prefeito José Carlos, pelo compromisso durante todos esses anos; aos colegas Secretários Municipais pelo apoio. Enfim, a todos que contribuem direta e indiretamente por uma sociedade igualitária.

                                                                                                       Aloísio Sousa Taquari

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Cantinho do Saber realiza Plantão Escolar



A Escola Municipal Cantinho do Saber situada na sede do município de Planaltino – Bahia realizou ontem, 05\06\2016 o Plantão Escolar, um encontro de Pais e Mestres com atendimento individualizado para socialização dos resultados da Unidade, em que professores e pais dialogaram sobre a aprendizagem dos alunos.
Fonte: Equipe gestora da Escola M. Cantinho do Saber

Gincana em Família







Hoje, dia 06 de setembro de 2016, está acontecendo no Colégio M. Professor Rutinei Araújo Santos situado no Distrito de Nova Itaipe,  uma Gincana com a participação da comunidade escolar: alunos, professores, funcionários, gestão, coordenação e pais. Momentos como este é uma ótima oportunidade para o “Aprender a Conviver” um dos Pilares da Educação que é fundamental para as relações interpessoais. Através deste tipo de atividade, conseguimos envolver os pais na participação e integração da vida escolar do aluno, criando assim um elo frente a todos os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem, com um teor extremamente determinante para a consolidação de todo o processo.
Fonte: Coordenação Pedagógica.