domingo, 31 de julho de 2016

PARABÉNS PLANALTINO POR SEUS 54 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA!



A Secretaria M. de Educação situada a Rua José Elias de Matos s/n, festeja os 54 anos de Emancipação Politica de Planaltino em parceria com a Prefeitura Municipal, com as unidades escolares da rede, incluindo o Colégio Estadual, pais e mães de alunos, conselhos, membros do Núcleo de Alfabetização e letramento – NALFA, Projeto Saberes Alternativos, Biblioteca Publica Municipal e comunidade em geral.
As comemorações aconteceram no Clube Social Planaltinense no turno matutino e teve como tema: Planaltino – Arte e Vida de Sua Gente. No evento esteve presentes,  representantes do poder legislativo o Prefeito José Carlos Gomes (Carlinhos), o Controlador Interno Ramalho Alves, além do Secretário M. de Educação Aloísio Taquari, secretários municipais, equipes gestoras, professores, alunos e visitantes. O prefeito ressaltou em sua fala, a importância que o estudo tem na preparação do cidadão e parabenizou a todos pelas comemorações aos 54 anos de Planaltino. O Secretário de Educação falou da admiração e do carinho que aprendeu a ter por Planaltino e orgulhoso ressaltou que se sente filho da terra em razão do carinho e da forma como fora acolhido pelo povo desde sua chegada.

 

O público presente pode apreciar diversas atividades como danças, recitais, karatê, flauta doce, violão e uma série de homenagens aos aspectos esportivos, históricos, culturais, religiosos, educativo, entre outros dando ênfase ao presente e passado, deste município. Foi um evento simples, porém feito com muita dedicação, compromisso e parceria com todos já citados.
No período da noite, as homenagens foram prestadas pelas Igrejas: Igreja Católica representada pela senhora Maria das Graças, Assembleia de Deus, representada pelo pastor Jailton, a 1ª igreja Batista, pelo pastor Sidney Gomes que trouxe a mensagem para os ouvintes, a igreja Monte Hermom representada pelo Evangelista Claudionor, em seguida a Banda Adoradores Sem Limites encerrou o evento pelos 54 anos de emancipação política do município.
Mais que poder representa-lo no âmbito da educação é ter oportunidade de contribuir com seu desenvolvimento em parceria com toda comunidade escolar, com nossos alunos, professores, coordenadores pedagógicos, funcionários do departamento de merenda, secretários, diretores e vices e todos os funcionários. Parcerias com as Secretarias de Infraestrutura, Saúde, Assistência, Governo, administração e financias, as diretorias de Transporte e Cultura e equipe da SEMECE. Agradeço ao excelentíssimo prefeito José Carlos e ao Senhor Ramalho Alves, pela confiança deposita.. Planaltino somos todos nós! “Até aqui o Senhor nos ajudou”. (Ressaltou o professor Aloísio Taquari, Secretário M, de Educação.)


Fonte: Comitê Estratégico da SEMECE


quarta-feira, 27 de julho de 2016

A Coordenadora Multiplicadora de Planaltino participa de Formação do Programa-Pacto/-Círculo 03 em Jequié



Nos dias 25 e 26 de Julho do corrente ano, aconteceu na UAB - Jequié-BA, Pólo 05 a Formação do Circulo 3 do programa Pacto/PNAIC para Coordenadores Multiplicadores. Contamos com a presença da Formadora Estadual Denise Oliveira e as Formadoras regionais Kátia Andrade, Silvana Pereira e Cristiane Almeida, a Coordenadora Multiplicadora do município de Planaltino, bem como os demais Coordenadores Multiplicadores de outros  municípios.
O objetivo do encontro foi aprofundar e consolidar as ações voltadas para a organização do trabalho escolar do coordenador pedagógico e dos professores, com as competências e habilidades referentes às aprendizagens de Língua Portuguesa e matemática dos alunos do 4º e 5º anos, bem como a avaliação e acompanhamento a essas turmas.

Fonte: Coordenadora Multiplicadora do Pacto/PNAIC.


O Colégio Nossa Senhora das Graças realiza aula de campo com uso e funções do número no cotidiano.


Atendendo a proposta de formação dos encontros realizados pelo PNAIC, no ultimo dia 25 de julho realizamos aula de campo, o Trabalho na turma do 5º ano, da Escola. M. Nossa Senhora das Graças pov. da Angélica, teve o propósito de abordar as funções dos números na nossa vida. Por meio de uma aula prática, os alunos puderam registrar em seus cadernos variadas experiências com números encontrados em; casas, supermercados, placas, entre outros no Povoado de Angélica e, posteriormente  pode instigar os alunos refletirem sobre os números e o sistema de numeração decimal!
Para culminar essa experiência, foi proposto um trabalho com o gênero textual receita, onde os alunos fizeram brigadeiros e puderam distinguir a função dos números dentro de uma receita, além de prazerosa a aula também foi uma delícia! Huuuuuuum! 


Fonte: Equipe Gestora da Nossa Senhora das Graças.

terça-feira, 26 de julho de 2016

PROERD E SEMECE REALIZAM CICLO DE REUNIÕES COM A COMUNIDADE ESCOLAR



Durante todo o dia de terça-feira dia 26 de julho, foi realizado um encontro com professores, alunos, funcionários, coordenadores, diretores, pais e responsáveis dos alunos que contemplam as turmas do 5º ano das Escolas Municipais da Sede, Campo e Zona Rural, para informar sobre o PROERD - (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Parceria entre Policia Militar e Secretaria Municipal de Educação de Planaltino.
Na ocasião, o soldado Jobert apresentou o funcionamento do programa que tem como objetivo fortalecer as bases que formam o PROERD, que é a tríade: Escola, Polícia e Família, informando o histórico do programa e os currículos que serão vivenciados pelos estudantes a partir do dia 02 de agosto quando iniciaremos a primeira aula no município. Falou da forma que foi acolhido pelo município e sua satisfação em estar em Planaltino. Logo em seguida o professor Aloisio, enfatizou a importância da participação dos pais e responsáveis para o sucesso do programa e o objetivo de darem continuidade aos ensinamentos que serão obtidos através deste curso. Ressaltou a importância do Projeto no Território do Vale do Jequiriçá, sendo Planaltino beneficiado e expôs a satisfação do Excelentíssimo Srº prefeito José Carlos, que estará contribuindo no que for preciso.   Estiveram presentes além da comunidade escolar o Secretário Municipal de Educação, a Professora Juliana Oliveira técnica da SEMECE, a Psicóloga kelba Larissa, as diretoras das respectivas escolas: Clemente Mariani, diretora Sonilsa Nara, Escola Clemente Mariane do povoado de Itaípe, diretora Rosenayra Rocha, Colégio Nossa Senhora das Graças, diretora Valdeci Purificação, Colégio Manoel Castor, diretora Eliete Oliveira, o controlador Interno Ramalho Alves, o tutor das oficinas soldado Jobert. Assim encerrando o ciclo de reuniões do dia com a comunidade escolar.

Fonte: Aloisio Taquari - Secretário Municipal de Educação