sexta-feira, 27 de maio de 2016

Coordenadora Local do Pacto/PNAIC de Planaltino participa do 2º Círculo de Formação Polo 5



A Secretaria M. de Educação de Planaltino com o intuito de acompanhar as ações pactuadas com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) participou nos dias 23 e 24 de maio no polo 5 em Jequié do 2º Círculo de Formação do Ciclo de Alfabetização.
Na oportunidade, estiveram presentes além da Coordenadora Local do município de Planaltino professora Graça Sudré, Coordenadores Locais dos municípios que compõem o polo 5, a Supervisora Kátia Andrade Barreto e as Formadoras Cristiane Almeida e Silvana Pereira. Nos dois dias de formação foi possível, na rede de experiência, elencar as ações já em andamento nos municípios, os desafios e os encaminhamentos feitos pela equipe do NALFA, socializar os diagnósticos realizados com os alunos do 1º ao 5º ano, analisar os Planos Anuais de Gestão do NALFA e ainda realizar o estudo do módulo 8.
Os Coordenadores saíram da Formação com muitas tarefas a serem realizadas em seus municípios em parceria com o NALFA. A tarefa que requer maior atenção nesse momento é a construção das etapas 1 e 2 das Diretrizes Operacionais do Ciclo de Alfabetização que deverá ser implementada até o final do ano de 2016. Enfim, nos dias 30 e 31/05 os Coordenadores Multiplicadores do 4º e 5º ano estarão em Jequié onde participarão da Formação do Círculo 2 e nos dias 01, 02 e 03 de Junho será a vez dos Orientadores de Estudos dos municípios.

Fonte: Coordenadora Local do Pacto/PNAIC

quinta-feira, 26 de maio de 2016

PLANALTINO PARTICIPA DA DISCUSSÃO DO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PME



Foi realizado nos dias 23 e 24 de maio, o I Ciclo de Formação do Monitoramento e Avaliação do PME (Plano Municipal de Educação), na cidade de Ubaíra, com a presença do Secretário Municipal de Planaltino o professor Aloísio Taquari, acompanhado com a Equipe Técnica do PME as professoras Juçara Almeida Moreira, Lucieide Bastos Santos, Maria das Graças Alves dos Santos, Deise Santana Paiva e Naiara dos Santos Oliveira. A Formação foi ministrada pelo professor Luís Argolo que conduziu os trabalhos com muita eficiência, dinamismo e clareza durante os dois dias. Estiveram presentes 10 municípios do Vale do Jequiriçá com sua equipe Técnica: Lafaiete Coutinho, Nova Itarana, Maracás, Lajedo do Tabocal, Jaguaquara, Itaquara, Brejões, Jequiriçá, Mutuípe e Elísio Medrado.
            A Rede de Assistência Técnica trabalhou incessantemente para que os planos pudessem ser elaborados com qualidade técnica e ampla participação social, em um processo que envolvesse dirigentes e gestores, profissionais, estudantes, famílias e toda a sociedade em torno de prioridades expressas para além de planos de governo.
Agora entramos em uma nova fase. Tanto aqueles planos bem elaborados, com metas claras, mensuráveis e factíveis, resultantes de amplo debate e múltiplos acordos, quanto aqueles em que o processo deixou um pouco a desejar precisam ser monitorados e avaliados. Este outro processo, de monitoramento contínuo e avaliação periódica, deve significar uma oportunidade de melhorar a qualidade técnica do diagnóstico, de ampliar a participação social e de qualificar ano a ano a execução das metas. Deve ser entendido como exercício contínuo de aproximação da gestão ao desejo da sociedade, em um trabalho coletivo e democrático, em que o estudante é o grande beneficiado.
O professor  Argolo, nos orientou basicamente como proceder nessa reta final de ano letivo 2016. Por exemplo: o que e como fazer para execução.

  Atribuições da Equipe Técnica;
 Atribuições do Dirigente Municipal;
 Atribuições da Comissão Coordenadora;
 Quem pode participar do Monitoramento e Avaliação do PME?
 O Processo de Monitoramento e Avaliação;
 Etapa 1: Organizar o Trabalho;
 Etapa 2: Estudar o Plano;
 Etapa 3: Monitorar Continuamente as Metas e Estratégias;
 Etapa 4: Avaliar o Plano Periodicamente;
 A Agenda de Trabalho;
 Fluxo de Monitoramento,
 Fluxo de Avaliação.

Finalizamos o encontro com a certeza que o maior desafio estar por vir, mais juntos somos mais forte. Agradecemos a Secretária Municipal de educação de Ubaíra, professora Eliene pela acolhida.


Fonte: Aloísio Taquari – Secretário Municipal de Educação

KARATECAS DO PROJETO SABERES ALTERNATIVOS DE PLANALTINO PARTICIPAM DO TORNEIO DE KARATÊ – IV TAÇA TIGRE BRANCO/2016



No último final de semana (21-05) as medalhas chegaram em fartura para os karatecas de Planaltino, participantes  do  Projeto Saberes Alternativos, direcionado pela professora Raquel. Os lutadores participaram da Taça Tigre Branco, promovido pela Federação Baiana de Karatê (FBK), na cidade de Caetité. O Projeto é financiado pela Prefeitura de Planaltino e desenvolvido pela Secretaria Municipal (SEMECE).
A Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura Municipal têm o prazer em parabenizar os alunos participantes do Torneio Tigre Branco, que vem proporcionando diversas alegrias a nossa comunidade, em especial ao Professor Evandro Santos, pelo empenho e dedicação aos alunos. A Secretaria de Transporte, na pessoa do Juraci Caíres, e o Professor Aloisio Taquari Secretário Municipal de Educação e ao Excelentíssimo Sr. Prefeito José Carlos pelo apoio e profissionalismo.
Parabéns ao professor Evandro Santos pela iniciativa, aos pais dos atletas pela confiança e a todos que trabalharam e apoiaram para que esse evento fosse realizado.

Modalidade de Katá:
1ª Lugar: Hanna Camilly Santos Vieira
2ª Lugar: Samira Santos Buriti
3ª Lugar: Josenilton Rodrigues Soares
4ª Lugar: Jerri Flávio Viana dos Santos

Modalidade Kumitê( Luta)
1ª Lugar: Josenilton Rodrigues Soares
1ª Lugar: Ronaldo de Souza Bastos
2ª Lugar: Lucas Silva Galvão



Fonte: Coordenação de Programas Esportivos

CMICS - I Plantão com os pais para resultados da I unidade



O Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, situado à Praça Isaura Couto, s/nº, promoveu, no último sábado, dia 21/05/2015, paralelo ao final do campeonato Intercolegial, como sábado letivo, o I plantão com os pais dos estudantes, para torná-los cientes da situação escolar dos filhos. Assim, começou as 08h:00min. e foi até as 10h:30min. Foi um momento de muito crescimento para ambas as partes, pois a escola buscou estreitar ainda mais os laços de confiabilidade que devem existir entre a Instituição de Ensino e as famílias, na busca do crescimento dos próprios estudantes. Contamos com a presença do Secretário Municipal de Educação.



Fonte: Coordenação Pedagógica