sábado, 27 de fevereiro de 2016

Creche do PROINFANCIA é inaugurada no município de Planaltino



           Nestes sábado 27 de fevereiro do corrente ano, a Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria M. de Educação de Planaltino inaugurou a Creche do Proinfância tipo C, localizada no Loteamento Manoel José de Andrade, município de Planaltino – Bahia.

      Na oportunidade, contou-se com a presença do prefeito José Carlos Gomes, dos vereadores Alexsandro Sousa e Ivan Santos Novais, do Secretário M. de Educação Aloísio Taquari, da Diretora da instituição, dos Secretários Municipais, da Coordenadora da APLB Sindicatos, representantes dos Conselhos de Educação, equipes gestoras, professores, pais, mães, alunos, equipe da SEMECE, membros da família Ana Luciano Fontes, Pastor Jailton e comunidade em geral. A nova instituição recebeu o nome Creche M. Tia Morena em homenagem a Sra. Ana Luciano Fontes - mulher que contribuiu muito com a história cultural deste município.


A cerimônia oficial foi realizada as 10h00min da manhã com as falas das autoridades presentes e do filho da senhora homenageada Evanildo José Fontes que sob forte emoção falou da satisfação de toda família pela homenagem recebida agradecendo ao Prefeito José Carlos pelo reconhecimento. O Secretário de educação externou sua alegria e satisfação por está inaugurando um espaço tão aconchegante e acolhedor que fará a diferença na vida de tantas crianças Planaltinense. Espera que toda equipe possa empenhar-se o bastante para que as crianças possam sentir-se acolhidas e amadas todos os dias. Agradeceu a presença de todos convidando-os para visitarem os espaços que na segunda-feira, 29 de fevereiro será preenchido por criançadas de até 03 aninhos.


Fonte: Comitê Estratégico da SEMECE


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

1º Dia de Aula – Tenda Literária – Quem ler descobre MUNDOS


As Escolas Municipalizadas Clemente Mariani/Castelo Branco, situadas na sede do município de Planaltino – Bahia, abrem suas portas para uma viagem de encantamentos e descobertas. E assim começam as nossas atividades educacionais do ano letivo de 2016 – Com as bênçãos de DEUS e o compromisso com a qualidade da Educação.
Hoje iniciamos uma maravilhosa viagem no MUNDO ENCANTADO DA LEITURA. Nosso dia foi marcado por atividades diversas que propiciaram aos nossos educandos a alegria do reencontro com amigos e equipe escolar, muitos risos e muitas expectativas nesse novo caminhar. Contamos com a presença de muitos pais, membros do Comitê Estratégico da SEMECE e do Secretário Municipal de Educação Prof. Aloísio Taquari, todos com o desejo de que tenhamos um ano letivo produtivo com o desenvolvimento de ações voltadas para a aprendizagem.
Acompanhem as nossas atividades por meio deste blog, pelo facebook ou faça-nos uma visita. Sejam todos BEM VINDOS as Escolas Clemente/Castelo.


Fonte: Gestora Escolar das escolas M. Clemente Mariani e Castelo Branco

domingo, 21 de fevereiro de 2016

PLANALTINO INICIA AULAS EM 22-02-2016


A Prefeitura Municipal de Planaltino em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Escolas e demais Secretarias, desejam nesse novo ano letivo fortalecer nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. E nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.

É com esse espírito e amor pela educação, que damos as boas vindas (22-02-2016) e um bom retorno a todos: alunos, pais, professores, diretores e vices, coordenadores pedagógicos e demais funcionários para que com vibração e alegria iniciarmos nossas atividades.


Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão colocados nesta ano. Todos junto somos mais forte, que e possamos trilhar novos caminhos, que ousemos, que transformemos. Damos as boas vindas e desejamos um ano letivo de 2016 de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais aos alunos e seus pais, a professores e funcionários desta grande família chamada EDUCAÇÃO.

Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos. Lucas 6.44

Fonte: Secretário Municipal de Educação

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Secretaria M. de Educação realiza Oficinas Temáticas na Educação Infantil, Fundamental I e II, EJA e Escola do Campo

Com o propósito de aprofundar os estudos sobre temas específicos abordados no dia a dia nas escolas e partilhar experiências exitosas e sobretudo planejar ações a serem desenvolvidas ao longo do ano letivo, estão sendo realizadas com os professores, equipes gestoras e orientadores de ensino, oficinas temáticas das 08h00 às 17h00.

Ontem 16 de fevereiro, as oficinas foram realizadas no Colégio Isaura Couto sob a orientação dos Coordenadores Pedagógicos e professores convidados com os seguintes temas: Educação Infantil – O trabalho com Projetos na construção da aprendizagem cognitiva e as fases de desenvolvimento na Educação Infantil: Dinamizadoras Ana Lúcia Oliveira e Juliane Oliveira; Fundamental I – Ressignificar os direitos de aprendizagem, os tempos didáticos e a avaliação dentro da rotina do PACTO/PNAIC: Dinamizadoras Lucieide Bastos e Juliana Oliveira; Fundamental II e EJA – Currículo e avaliação no Fundamental II e EJA – Desafios e possibilidades: Dinamizadores: Ariosvaldo Porfírio e Juçara Almeida.

Nesta quarta-feira, 17 de fevereiro está sendo realizada na Escola Municipalizada Clemente Mariani a Oficina com os professores e equipe gestora das Escolas de Educação no Campo com o tema: O trabalho com Projetos interdisciplinares na prática efetiva em salas multisseriadas – Dinamizadores: Josuelto Lopes e Washington Luís Júnior. Nos próximos dias 18 e 19 de fevereiro, os professores serão atendidos em suas receptivas unidades escolares, onde continuarão discutindo acerca do PPP, das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, planejamento do primeiro dia de aula, bem como outros assuntos pertinentes a educação do município.

Por fim, a SEMECE agradece a todas as pessoas que contribuíram na realização do I Fórum M. de Educação e espera que os temas abordados ao longo desse Fórum, possam contribuir na formação pedagógica e pessoal de todos os envolvidos na Educação deste município.
Fonte: Comitê Estratégico da SEMECE

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Planaltino Realiza I Fórum de Educação 2016


A Secretaria Municipal de Educação de Planaltino, realizou no dia 15 de fevereiro a abertura oficial do I Fórum de Educação com o tema: “Currículo, avaliação e Interdisciplinaridade”. O objetivo do Fórum é criar espaços de discussão, reflexão e planejamento de ações a serem desenvolvidas no ano letivo de 2016. Os educadores foram recepcionados pelo músico Nuno Menezes com voz e violão e também pelo Grupo de Cordel - Homenagem aos educadores. Em seguida houve a composição da Mesa com a presença do Controlador Interno Ramalho alves representando o Exmº Sr. Prefeito, o Secretário de Administração e Financias Evanildo José Fontes, a representante do Conselho Municipal de Educação a Srª Deise Santana Paiva, a repesentante dos Gestores Municipais a professora Sonilsanara S. Vieira, a Coordenadora da APLB Sindicato a professora Marli Siva Cardoso, o representante da Editora FTD Benito e Professor Aloísio Taquari Secretário de Educação que acolheu a todos educadores que em sua fala enfatizou a importância de estarmos conectados numa mesma sintonia para que ocorra de fato aprendizagens nas escolas de todo município.
 Dando continuidade, discorreu sobre o tema mencionada acima com a palestra magna, dinamizada pela professora mestra em Educação Silvana Ferreira. Que trouxe de forma clara e reflexiva algumas inquietações acerca do currículo da escola atual e dos educandos que queremos para o futuro.
 De 16 a 19 de fevereiro de 2016 serão realizadas oficinas temáticas nas escolas sob orientação dos coordenadores pedagógicos.

Fonte: Comitê Estratégico da SEMECE

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Secretaria M. de Educação promove reunião com os Coordenadores Pedagógicos


No último dia 03 de Fevereiro do corrente ano, aconteceu na Secretaria M. de Educação situada a Avenida André Magalhães, 214 – centro uma reunião promovida pelo professor Aloísio Taquari Secretário M. de Educação. Na oportunidade se fizeram presentes além do Secretário de Educação, os membros do Comitê Estratégico da SEMECE, os coordenadores pedagógicos e as professoras Juçara Almeida e Ana Lúcia Oliveira – responsáveis pela realização das oficinas temáticas previstas para o segundo dia do Fórum  terça-feira, 16 de fevereiro.
O objetivo da reunião foi à apresentação da dinâmica do I Fórum M. de Educação a realizar-se no período de 15 a 19 de Fevereiro, bem como o planejamento das Oficinas a serem realizadas pelos coordenadores pedagógicos e professoras convidadas.
Fonte: Comitê Estratégico da SEMECE

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016


“A educação é um processo social, é desenvolvimento.
Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”



I Fórum Municipal de Educação de Planaltino- 2016
15 a 19 de Fevereiro de 2016

Tema Geral- Currículo, Avaliação e Interdisciplinaridade



Programação:

15 /02/2016 -19h00

·         Abertura Oficial
·         Acolhida – Nuno Menezes
·         Momento Cultural -
·         Pronunciamento do Secretário
·         Palestra Magna - Tema: Currículo, Avaliação e Interdisciplinaridade.
·         Dinamizadora: Professora Mestra em Educação Silvana Ferreira

16/02/2016 – 9h00 às 17h00 - Realização de Oficinas

I - Educação Infantil
Tema:O trabalho com Projetos na construção da aprendizagem cognitiva e as fases de desenvolvimento na Educação Infantil
Dinamizadoras:  Ana Lúcia Oliveira e Juliane Oliveira
Local: Brinquedoteca Cantinho Feliz

II - Ensino Fundamental I
Tema: Resignificar os Direitos de Aprendizagem, os tempos didáticos e a avaliação dentro da rotina do Pacto/PNAIC”.
Dinamizadoras: Juliana Oliveira e Lucieide Bastos
Local: Brinquedoteca Cantinho Feliz


III - Ensino Fundamental II e EJA
Tema: Currículo, Avaliação no Fundamental II e EJA – Desafios e possibilidades.
Dinamizadores: Ariosvaldo Porfírio e Juçara Almeida
Local: Escola Municipalizada Clemente Mariani

IVEscolas do Campo: 17/02/2016
Tema: O trabalho com projetos interdisciplinares na prática efetiva em salas multisseriadas.
Dinamizadores: Josuelto Lopes e Washington Júnior
Local: Escola Municipalizada Clemente Mariani


Dias 17,18 e 19/02/2016-8h00 às 17h00

As respectivas Unidades Escolares irão discutir assuntos pertinentes a organização e efetivação de ações necessárias ao início do ano letivo de acordo com cada etapa e modalidade de ensino. Tais como:
         
          
  •         Revisão do Projeto Político Pedagógico (Enfoque no Currículo e Avaliação;
  •        Enfoque nos Direitos de Aprendizagem, fortalecer os tempos didáticos e a Rotina do Pacto/Pnaic;
  •         Estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica;
  •         Preparar ações de recepção dos alunos para o 1º dia de aula;
  •         Dialogando sobre a BNCC;
  •     Elaboração e/ou organização do Plano Anual de gestão e ações escolares;