quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Alunos do 2º ano das Escolas do Campo participam da segunda etapa da Provinha Brasil


Durante os períodos da manhã e tarde do dia 27 de outubro de 2015, aconteceu “o dia D” de aplicação da segunda etapa da Provinha Brasil 2015 em todas as Escolas do Campo do Município de Planaltino-Bahia.  O momento de realização da provinha é aguardado com expectativa por nossos alunos que demonstram suas habilidades ao responderem as questões propostas por essa avaliação.

As questões da provinha são exploradas durante todo ano letivo por nossos educadores que desenvolvem um trabalho ainda mais significativo voltado para a preparação do nosso aluno para este momento tão esperado.  Agradecemos a participação dos alunos, professores aplicadores, equipe SEMECE e ao Secretário de Educação Aloísio Taquari por todo apoio de sempre.

Fonte: Equipe Gestora Escolar

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Homenagem aos Funcionários de Planaltino

 
Dedico esse dia para todo servidor, que desempenha sua função com amor, carinho e responsabilidade, que veste a camisa do seu trabalho, que apesar de toda sujeira que temos em nosso País lutamos honestamente. Finalizo essa mensagem parabenizando a todos os servidores com a citação do apóstolo Paulo que se encontra no livro de Colossenses capitulo 3 versículo 23. Todo o que fizerem, façam de todo coração, como para o Senhor e não para os homens. Homenagem da prefeitura municipal e Secretaria Municipal de Educação de Planaltino.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Equipes gestoras apresentam Seminário de Avaliação da III Unidade em reunião mensal na Secretaria M. de Educação de Planaltino


A Secretaria M. de Educação situada a Avenida André Magalhães, 214 -  Planaltino/Bahia, promoveu hoje segunda-feira, 26 de outubro no turno matutino o “Seminário de Avaliação da III unidade” com o objetivo de analisar os aspectos positivos acerca do processo de ensino aprendizagem fazendo um paralelo comparativo com os resultados socializados anteriormente nas unidades I e II.
Na ocasião, contou-se com a presença do Secretário M. de Educação o professor Aloísio Taquari, dos membros do Comitê Estratégico da SEMECE, de alguns alunos (recitais) e das equipes gestoras das escolas da rede municipal de ensino. Os trabalhos foram iniciados com as boas vindas e com a socialização dos pontos elencados em pauta, para conhecimento de todos. A partir dai, iniciou-se a apresentação do seminário com o Colégio M. Nossa Senhora das Graças com a socialização, através de gráficos e tabelas, do rendimento dos alunos na III unidade. E por ordem, as unidades escolares Cantinho do Saber, Brinquedoteca Cantinho Feliz, Castelo Branco, Clemente Mariani, Manoel Castor Braga, Naice Gomes Machado, Escolas de Educação no Campo e Isaura Couto socializaram seus resultados de rendimento utilizando-se também de tabelas, gráficos e relatórios.  No percurso das apresentações, outras situações como os projetos de leituras, as aulas de reforço do Programa Mais Educação, a participação das famílias no “Projeto Família na Escola”, os plantões por turmas, o acompanhamento do Comitê e as formações do PACTO foram ressaltadas, pelas escolas, como ações positivas.
Por fim, o seminário possibilitou perceber um avanço no processo de aprendizagem dos alunos em relação às unidades anteriores, bem como averiguar algumas situações que merecem atenção especial por parte de todos os envolvidos no processo de construção do conhecimento. O professor Aloísio fez as considerações finais acerca das apresentações e agradeceu a presença e o compromisso de todos em especial dos alunos do Colégio Nossa Senhora das Graças e das Escolas Municipalizadas Castelo Branco e Clemente Mariani por colaborar com a realização de mais um Seminário de Avaliação do rendimento escolar dos alunos.
Fonte: Comitê Estratégico da SEMECE

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Secretário M. de educação de Planaltino participa do EDUCAVALE em Elísio Medrado – Bahia


Nos dias 22 e 23 de Outubro quinta e sexta-feira, os Secretário do Território Vale do Jiquiriçá, que integram o Consórcio Educavale estiveram na cidade de Elísio Medrado – Bahia para o III Encontro de Formação para Elaboração / Reelaboração do Plano de Carreira dos Pressionais da Educação, com o diretor Sérgio Roberto de Souza do MEC /SASE / DIVAPE.
Além do professor Aloísio Taquari, secretário M. de Planaltino, estiveram presentes no encontro, outros secretários dos municípios de Elísio Medrado, Ubaíra, Laje, Santa Inês, Itaquara, Amargosa, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Brejões e Cravolândia, que integram o Território do Vale do Jiquiriçá.
Fonte: Comitê Estratégico da SEMECE

A equipe do Colégio M. Nossa Senhora das Graças finaliza Ciclo de Comemorações do Projeto Família na Escola


No dia 21 de Outubro de 2015 - Dia Nacional da Valorização da Família, o Colégio Municipal Nossa Senhora das Graças situado no Povoado de Angélica município de Planaltino – Bahia, realizou a culminância do Projeto Família na Escola. Evento este, que foi abrilhantado com a participação do secretário de educação (Aloísio Taquari), do comitê estratégico (Raquel Sales e Graça Sudré – Coordenadora M. do PACTO), das famílias dos educandos e também, dos educandos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II com as seguintes apresentações: recital de cordel (Grupo Nordestinidade), coral, jogral, dança, e exibição de vídeo compartilhando os momentos importantes da I Festa da Família na Escola realizada no ano de 2014.
O intuito principal do Projeto é fortalecer a parceria entre Família e Escola, uma vez que ambas necessitam caminhar juntas lado a lado em prol do desenvolvimento integral dos educandos quanto sujeitos da sociedade.
Fonte: Gestora do CMNSG

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Secretaria M. de Educação de Planaltino faz homenagem aos Professores 2015




No sábado, 17 de outubro a Secretaria M. de Educação festejou o dia dos professores das redes municipal e estadual de ensino do município de Planaltino em clima de “Boteco”.
Na oportunidade, contou-se com a presença do Secretário M. de Educação professor Aloísio Taquari, dos Membros do Comitê Estratégico, de todos os Diretores, Vice-Diretores, Coordenadores das escolas M. de Educação no Campo, Cantinho do Saber, Isaura Couto, professores, Orientadores de Ensino, Coordenadora da APLB Sindicato, Secretários Municipais, alunos e demais convidados. A Festa teve como tema  “ Boteco” e iniciou-se com a leitura do texto de boas vindas e com uma linda homenagem aos mestres realizada pelos alunos do Colégio Manoel Castor Braga (Pov. De Campinhos). Em seguida, o Secretário de Educação acolheu e parabenizou carinhosamente a todos agradecendo pela presença, enfatizando que a respectiva homenagem fora planejado com muito carinho para cada um, em particular. Ressaltou a importante contribuição por parte dos patrocinadores, das equipes gestoras, dos motoristas, do pessoal da SEMECE e de todos que direta ou indiretamente fizera a festa acontecer.
O Boteco oportunizou reencontro, bate-papo, descontração e animação por toda noite. Os alunos do CMMCB, através de cordel, destacou a importância do professor  e suas múltiplas facetas na formação do cidadão. Enfim, o Boteco foi um sucesso, ambiente decorado a rigor para acolher aqueles que transferem conhecimentos e criam possibilidades, nossos professores. Frente a isso, resta agradecer a todos os patrocinadores, aos Diretores (município e Estado) e equipe da SEMECE, parceiros de toas as horas, aos alunos do CMMCB, a Guarda Municipal, aos garçons a Secretaria de Infraestrutura e aos motoristas pela importante parceria. Sozinho e sem a permissão do nosso DEUS, não seria possível realizar tamanha homenagem, por isso ressalto a importância do trabalho em equipe. (Pontuou Aloísio taquari, secretário de Educação de Planaltino).
Fonte: Comitê Estratégico da SEMECE

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

A EJA do CMICS nas comemorações da culminância da Semana da Família na Escola e do Projeto “ Quem trabalha quer seu teto”.

     Com muito brilhantismo e riqueza de detalhes, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA, do Colégio Isaura Couto da Silva, em Planaltino-Bahia, sob a orientação e acompanhamento dos professores, puderam demonstrar seus talentos através das diversas atividades que foram expostas e apresentadas ao público presente. Sobre o Projeto Quem Trabalha Quer seu Teto, houve uma linda exposição com maquetes de situações diferentes de moradias no Brasil, desde os barracos das favelas até lindos e suntuosos chalés. Tudo com muito mimo e cuidado.
 Além disso, também houve homenagens às famílias com poemas, canções, versos que foram declamados e cantadas pelos próprios estudantes e outros que fizeram questão de contribuir, como os da 7ª série C, que se dispuseram a participar também das apresentações. Teve passa ou repassa, mensagens variadas, com vídeos e ao vivo. No final foram exibidos vídeos produzidos pelos próprios estudantes, apresentando as suas famílias e a localidade onde cada um vive. O diretor e a vice-diretora se fizeram presentes e deixaram também as suas mensagens de congratulações e ânimo para prosseguirem com todo o entusiasmo que os motivou desde o inicio do ano letivo até o momento presente. A bela torta fora a atração para o momento final, onde todos puderam se deliciar das iguarias da prendada Professora Lucinha e sua equipe. Nesse clima, já iniciamos o próximo Projeto, da IV unidade, com o tema “EU, CONSTRUTOR DE MIM MESMO”. Abordaremos, assim, a necessidade da preservação do meio ambiente e dos cuidados com o próprio corpo. Esperamo concluir com o mesmo brilhantismo com o qual culminamos o I, o II e o III.
Fonte: Coordenação Pedagógica – EJA – CMICS.


CMICS REALIZAÇÃO AÇÕES DO PROJETO TEMÁTICO FAMILIA NA ESCOLA


Quando a família e a escola estão em processo de interação e integração, as condições para um melhor aprendizado e desenvolvimento da criança e do adolescente podem ser maximizadas. Em consonância com esta permuta, o Colégio Municipal Isaura Couto da Silva tem em seu Projeto Político Pedagógico uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Educação e demais escolas da rede municipal: O projeto temático “Família na Escola”.

Tivemos uma semana marcada pelo encontro, pela partilha e reflexão. Apresentações feitas pelos alunos envoltas de dedicação e carinho foi o deleite dos familiares que estiveram presentes no CMICS entre os dias 05 a 09 de Outubro. O evento mobilizou a todos na comunidade escolar e trouxe resultados significativos, acentuou a certeza de que este tema deve ser abordado todo ano na perspectiva de que a parceria família e escola são fundamentais para educação dos nossos alunos, futuros cidadãos, aqueles que serão responsáveis pelo êxito e desenvolvimento da sociedade em que vivemos.
Fonte: CMICS

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM NOVA ITAIPE



Ontem,13 de outubro de 2015, os diretores  e a coordenação do “Programa Mais Educação” realizaram o encerramento das atividades na localidade de Nova Itaipe, o evento foi realizado às 14h no Colégio Naice  Gomes com a parceria da Escola Clemente Mariani.
A coordenadora municipal do programa Raquel Sales, as diretoras das escolas participantes, Rosenayra da Rocha e Anailta Nascimento , juntamente com o  Secretário de Educação Aloísio Taquari, em suas falas agradeceram  a todos os envolvidos pelo trabalho prestado a comunidade e  pelo apoio, parabenizaram todos os profissionais do programa pelo trabalho desenvolvido nesse ano e agradeceram os pais pela confiança em deixar os alunos em tempo integral na escola.
Após a fala dos organizadores os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar algumas fotos no telão das atividades desenvolvidas durante o ano letivo; logo após, foi realizado algumas apresentação de dança, capoeira e percussão, onde os  alunos com muita emoção e entusiasmo  realizaram belíssimas apresentações juntamente com os monitores.
Neste ano o programa que começou suas atividade desde março, teve a junção das Escolas Clemente Mariani e Colégio Naice Gomes Machado, no Distrito de Nova Itaipe, sendo considerada como positiva pelas gestoras das escolas.
O evento foi encerrado com um coquetel para os pais, monitores e alunos presentes.






CMICS REALIZAÇÃO AÇÕES DO PROJETO TEMÁTICO FAMILIA NA ESCOLA



              Quando a família e a escola estão em processo de interação e integração, as condições para um melhor aprendizado e desenvolvimento da criança e do adolescente podem ser maximizadas. Em consonância com esta permuta, o Colégio Municipal Isaura Couto da Silva tem em seu Projeto Político Pedagógico uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Educação e demais escolas da rede municipal: O projeto temático “Família na Escola”. Tivemos uma semana marcada pelo encontro, pela partilha e reflexão. Apresentações feitas pelos alunos envoltas de dedicação e carinho foram o deleite dos familiares que estiveram presentes no CMICS entre os dias 05 a 09 de Outubro. 


              O evento mobilizou a todos na comunidade escolar e trouxe resultados significativos, acentuou a certeza de que este tema deve ser abordado todo ano na perspectiva de que a parceria família e escola são fundamentais para educação dos nossos alunos, futuros cidadãos, aqueles que serão responsáveis pelo êxito e desenvolvimento da sociedade em que vivemos.

Fonte: Equipe Pedagógica– CMICS.

A EJA DO COLÉGIO ISAURA COUTO DA SILVA NAS COMEMORAÇÕES DA CULMINÂNCIA DA SEMANA DA FAMÍLIA NA ESCOLA E DO PROJETO “QUEM TRABALHA QUER SEU TETO”.

      
     Com muito brilhantismo e riqueza de detalhes, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA, do Colégio Isaura Couto da Silva, em Planaltino-Bahia, sob a orientação e acompanhamento dos professores, puderam demonstrar seus talentos através das diversas atividades que foram expostas e apresentadas ao público presente. Sobre o Projeto Quem Trabalha Quer seu Teto, houve uma linda exposição com maquetes de situações diferentes de moradias no Brasil, desde os barracos das favelas até lindos e suntuosos chalés. Tudo com muito mimo e cuidado. Além disso, também houve homenagens às famílias com poemas, canções, versos que foram declamados e cantadas pelos próprios estudantes e outros que fizeram questão de contribuir, como os da 7ª série C, que se dispuseram a participar também das apresentações. Teve passa ou repassa, mensagens variadas, com vídeos e ao vivo. No final foram exibidos vídeos produzidos pelos próprios estudantes, apresentando as suas famílias e a localidade onde cada um vive. O diretor e a vice-diretora se fizeram presentes e deixaram também as suas mensagens de congratulações e ânimo para prosseguirem com todo o entusiasmo que os motivou desde o inicio do ano letivo até o momento presente. A bela torta fora a atração para o momento final, onde todos puderam se deliciar das iguarias da prendada Professora Lucinha e sua equipe. Nesse clima, já iniciamos o próximo Projeto, da IV unidade, com o tema “EU, CONSTRUTOR DE MIM MESMO”. Abordaremos, assim, a necessidade da preservação do meio ambiente e dos cuidados com o próprio corpo. Esperamo concluir com o mesmo brilhantismo com o qual culminamos o I, o II e o III.

Fonte: Coordenação Pedagógica – EJA – CMICS.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE PLANALTINO PARTICIPA DE HOMENAGEM AO DIA DAS CRIANÇAS.




No dia 12 de Outubro de 2015 na praça Lucivaldo Curvelo, a Secretaria Municipal de Assistência  Social realizou em parceria com a Biblioteca Municipal com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, uma homenagem as crianças em comemoração ao dia delas.
A funcionária da Biblioteca Municipal Ana Carla Ramos montou um stand interativo com confecção de máscaras e pinturas que envolveram as crianças em um momento de ludicidade e criatividade, ressaltando o significado da infância e do brincar de forma prazerosa.
Vários brinquedos como pula-pula, piscina de bolinha e algumas brincadeiras ao som do mini-trio e entrega de brinquedos.
 


FONTE: Ana Carla Ramos (Coordenação da Biblioteca Municipal)