segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Escola Municipal Cantinho do Saber realiza o Seminário de Socialização de Resultados da II Unidade


Ocorreu na noite do dia 27 de agosto o seminário de avaliação da 2º unidade da Escola Municipal Cantinho do Saber. Contou-se com a presença da equipe gestora, educadores e de Graça Sudré, Lucieide Bastos e Naiara Santos, membros do comitê estratégico representando a secretaria de educação para acompanhar de perto o trabalho que está sendo realizado nesta instituição.
Para tornar o encontro bem interessante houve uma bela apresentação do grupo de dança Dó, Ré, Mi, Fá, vamos dançar.  E como não poderia faltar a leitura para deleite tão bem explanada no Pacto a aluna Sarah do 2º ano C contou uma história “A casa das dez Furunfunfelhas”, afinando os ouvidos e  deixando os presentes bem satisfeitos. Para apresentar os trabalhos realizados na 2º unidade, passou um slide com pontos relevantes e os encaminhamentos para melhorar a atuação enquanto profissionais da educação. Foram anexadas, também, fotos com várias ações desempenhadas por toda essa unidade.
O momento foi de muita socialização, as professoras contribuíram falando do trabalho de sala de aula, dos cursos de formação continuada e como o Pacto/Pnaic tem aprimorado o fazer pedagógico, neste ano na Escola M. Cantinho do Saber.
Fonte: Equipe Gestora da Escola M. C. do Saber

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Seminário de Avaliação da II Unidade da Brinquedoteca Cantinho Feliz

Na noite da última quarta-feira 26 de agosto de 2015, aconteceu na Brinquedoteca Cantinho Feliz no município de Planaltino-Bahia o Seminário de Avaliação da II Unidade, com o objetivo de apresentar e socializar os dados da II Unidade. Reuniram-se a Diretora da Escola, a Professora Marlene Ângelo dos Santos, a Coordenadora  Pedagógica Juliane Oliveira,  a Professora Naiara Oliveira representando o Comitê Estratégico da Secretária de Educação e os docentes dessa Unidade Escolar para juntos fazerem uma análise de todo o processo de desenvolvimento dos avanços obtidos pelos alunos  na II unidade. De início, a gestão escolar saudou a todos dando as Boas vindas e logo após convidou os professores para dá inicio as apresentações. Os professores apresentaram, através de slides, contendo fotos das atividades realizadas durante a II Unidade, relatando as habilidades e conteúdos que os alunos vem desenvolvendo e como a escola tem proporcionado esse desenvolvimento.
Ao final da reunião, foram feitos os agradecimentos. Desse modo, concluímos  que a avaliação é um dos meios que tem como fim o sucesso da aprendizagem. “A  avaliação subsidia chegar aos resultados desejados na medida em que diagnostica o que está ocorrendo e, por isto, aponta para a possibilidade de correção das ações” . (Cipriano Luckesi).
Fonte: Equipe Gestora da Brinquedoteca Cantinho Feliz.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Escolas Clemente Mariani/Castelo Branco realizam Seminário de Avaliação da II Unidade

As Escolas Municipalizadas Clemente Mariani/Castelo Branco, localizadas na sede do município de Planaltino, realizaram no último dia 24.08.2015, o II Seminário de Socialização de Resultados de Unidade com o objetivo de avaliar para melhorar.
 Durante o Seminário foram exibidos os resultados obtidos pelos educandos durante a II Unidade, verificou-se o funcionamento dos Projetos e Programas existentes nas escolas, bem como enfatizou os avanços obtidos e as fragilidades a serem combatidas.
Na apresentação, que aconteceu nas escolas, estavam presentes os membros do Comitê Educacional da SEMECE, Secretário Municipal de Educação Aloísio Taquari, todos os docentes, Coordenador pedagógico, Gestor escolar, Coordenador do Programa Mais Educação e Monitores.

A socialização dos resultados é uma demonstração do compromisso para com a educação dos nossos alunos. Pois através da análise dos resultados é possível também realizar uma autoavaliação das práticas pedagógicas e gestão escolar, possibilitando assim a elaboração de um plano de ação que fortaleça os nossos avanços e possa combater as fragilidades. Aguardem, na próxima unidade teremos outras novidades! Ressaltou a Gestora Sonilsa Nara.

Fonte: Equipe Gestora das Escolas Clemente/Castelo Branco

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O CMICS realiza o Seminário de Socialização dos Resultados da II Unidade – Momento de confraternização.


Na noite do dia 25 de agosto de 2015, na sala de encontros do CMICS – Colégio M. Isaura Couto da Silva, situado à Praça Isaura Couto, s/n, centro - Planaltino, aconteceu o Seminário de Avaliação da II Unidade,  onde reuniram-se o Secretário M. da Educação do Município, Prof. Aloísio Taquari, o Diretor do Colégio, Prof. Geir Cardozo, a Vice-Diretora, profª Zenite Almeida, a Coordenação Pedagógica e os docentes dessa Unidade Escolar para juntos fazerem uma análise de todo o processo de rendimentos dos estudantes na II unidade. De início, o prof. Geir saudou a todos com Boas vindas e logo após convidou alguns estudantes a recitarem um brilhante poema, levando em consideração à temática. Eles foram brilhantes na apresentação.
Após esse primeiro momento, um vídeo com o tema: “motivação” fora exibido e socializado. Continuando, fez-se uma dinâmica sobre “quem tira o chapéu? onde cada um tirou ou não o chapéu para a sua própria personagem. Muito reflexiva a dinâmica, que trouxe uma autoavaliação, a qual foi reforçada pelo professor Geir. Prosseguindo o momento, o Diretor apresentou, através de slides, números e gráficos contendo dados de aprovação e reprovação. A cada análise, por série ou EIXO (no caso da EJA), fora aberto espaço para o diálogo entre os presentes, conceituando cada situação e pontuando os avanços entre a I Unidade e a II, apontando as dificuldades e buscando formas para melhorar. Dando prosseguimento à análise, foi apresentada uma tabulação mostrando os avanços, estabilidades e alguns retrocessos entre os estudantes que foram aprovados, sendo que na maioria os resultados foram animadores, no geral. Assim, concluiu-se o momento de observação ao que foi realizado, deixando claro que há necessidade de interferências para melhorias nos resultados vindouros.
Assim, fora mostrada, através de slides, uma síntese das atividades que foram desenvolvidas durante o I Semestre na Unidade de Ensino. Com a palavra, o Prof. Aloísio concluiu o encontro falando sobre a necessidade de pontuar os números, mas também não olhar somente através deste prisma, pois os estudantes acima de tudo são pessoas, com mente e coração. Ainda reforçou a necessidade de cada profissional ter a consciência de sua responsabilidade e compromisso no seu oficio. O momento findou- se com uma confraternização com direito ao “CHÁ DAS NOVE”.


Fonte: Equipe Gestora do CMICS

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Professores Alfabetizadores do 2º ao 5º ano participam de mais um encontro de Formação do Pacto Bahia


Os professores do 2º ao 5º ano da sede e do campo estão participando hoje, 25de agosto na Secretaria M. de Educação de Planaltino a Avenida André Magalhães, 214 – centro, de mais um encontro do Pacto com municípios. A Formação está sendo ministrada pela Orientadora de Ensino Juliana Oliveira (2º e 3º) e pela Coordenadora Multiplicadora Lucieide Bastos (4º e 5º) Os conteúdos abordados são: Estudos de Formas Geométricas – espaço/forma e Estratégias de leitura de Isabel Solé.

Na oportunidade, os professores foram recepcionados com pequenos mimos e com a leitura tempo para gostar de ler “O soldadinho de Chumbo”, socialização da rede de experiência, oficinas com diversos jogos de alfabetização e logo após a socialização dos grupos. Os professores estão tendo a oportunidade de conhecer diversos jogos como o Tangam, Boliche, Dominó e, sobretudo pondo em prática.

Assim, a Secretaria M. de Educação conclui hoje à noite, mais uma etapa de Formação do Programa Pacto com os municípios planejados para atender aos professores alfabetizadores do 1º ao 5º ano, bem como aos Coordenadores Pedagógicos das unidades de ensino da rede. Espera-se que os momentos de formação tenham contribuído fortemente não apenas para o aperfeiçoamento da prática pedagógica de cada professor alfabetizador, mas, sobretudo para a aquisição significativa da aprendizagem de todos os alunos. 
Fonte: Coordenadora Municipal do Pacto

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Secretaria M. de Educação de Planaltino promove II Feira Literária com o tema: Literando Folclore


A Secretaria M. de Educação de Planaltino está promovendo hoje sexta-feira, 21 de agosto das 8h às 17h no Clube Social Planaltinense, a II Feira Literária com o tema: Literando Folclore. O evento contou com a parceria da Biblioteca Pública Municipal, dos Programas Pacto Bahia, Segundo Tempo, Mais Educação, além de todas as escolas da sede e do campo da rede pública de ensino.
No espaço onde acontece a II Feira Literária estão expostos diversos stands que traz para o público lendas, contos, advinhas, fábulas, parlendas, painéis com ervas medicinais, cantiga de roda, mitos, culinária, trava-linguas, confecção de máscaras, apresentação do bumba-meu-boi personagens do sítio do pica - pau amarelo e do  folclore brasileiro com o objetivo de enfatizar a importância da leitura e da escrita e sobretudo, ressaltar que é possível promover o processo de alfabetização de forma prazerosa e lúdica. O público presente, na sua maioria alunos da Educação Infantil ao Fundamental I e II, além de visitar os stands estão brincando, confeccionado máscaras e descobrindo o mundo fantástico da leitura e da escrita.

Para tornar ainda mais fantástica a II Feira Literária, a Secretaria M. de Educação contou com a parceria da professora Daniella Andrade, contadora de história do Projeto “Mala Viajante” da cidade de Salvador – Bahia que encantou a criançada ao contar belas histórias e apresentar o seu livro gigante. Enfim, os stands exposto para visitação tornou o ambiente um espaço alfabetizador, uma vez que alfabetizar letrando significa proporcionar ao mesmo tempo a aquisição da leitura e escrita e a inserção na cultura escrita e os procedimentos nelas evolvidos: os procedimentos do valente, do ouvinte, do leitor e do escritor. Ao aderir ao Pacto Bahia, o município oportunizou aos professores e aos alunos das escolas da rede, ensinar e aprender de forma prazerosa e significativa.
 Frente a isso, a Secretária M. de Educação na pessoa do professor Aloísio Taquari, agradece a parceria da Biblioteca P. Municipal, dos alunos, professores, equipes gestoras, membros do Comitê Estratégico da SEMECE, a Equipe M. do Pacto Bahia, ao pessoal da Cultura, a Secretaria de Infraestrutura e a prefeitura M. de Planaltino por tornar possível a realização da II Feira Literária, no município.

Fonte: Coordenação M. do Pacto Bahia



quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Secretário M de Educação e técnica do Comitê Estratégico da SEMECE do município de Planaltino, participam do IV Encontro do EDUCAVALE


O Fórum de Secretários dos municípios do Território Vale do Jiquiriçá – EDUCAVALE, realizou nos dias 18 e 19 de agosto na cidade de Santa Inês - Bahia o IV Encontro do ano de 2015. Estavam presentes secretários dos diversos municípios que compõe o consórcio, técnicos das secretarias, representantes da APLB Sindicatos, Prefeito, advogados, bem como representantes da SASE – Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino, do Ministério da Educação, os senhores Sergio Roberto Gomes de Souza e Pedro Montejo.
O tema em discussão nesses dois dias foi a Estrutura de Carreira e viabilidade financeira dos Planos de Carreira e Remuneração – Conceito e Referencial. A discussão e as oficinas foram ministradas pelo professor Sérgio Roberto consultor  da SASE/MEC em parceria com Pedro Montejo – SASE/MEC e teve como objetivo discutir políticas e fortalecer os municípios acerca da implementação e efetivação desta políticas, como elaboração e reformulação dos Planos de Cargos e Valorização profissional. Além dos trabalhos realizados com as tabelas contendo dados dos municípios como matrícula, quantitativo de professores, entre outros tudo sob a orientação do Consultor, os municípios ainda terão tarefas a cumprir até o dia 25 de agosto.
Fonte: Comitê estratégico da SEMECE


O Colégio Municipal Isaura Couto realiza “Gincana Estudantil”



O Colégio Municipal Isaura Couto, organizou juntamente com os professores, equipe pedagógica e gestora uma gincana estudantil para comemorar o dia destes que são nossa fonte de construção e reconstrução do conhecimento que são nossos alunos.

Na ultima sexta feira o CMICS proporcionou ao seu alunado um grande momento de descontração, brincadeira e revitalizou na escola o espirito de competição sadia onde, tivemos equipes disputando pelo prazer de participar sem permitir que as rivalidades prevalecessem frente ao grande momento que tivemos na escola. Parabéns a todos que se dedicaram e para que a nossa gincana pudesse ter tido o brilhantismo que tivemos.
Esperando assim ansiosos pelo próximo dia do estudante no CMICS!!! 


Fonte: Denise Santana Paiva- Coordenadora Pedagógica do CMICS.

Secretaria Municipal de Educação promove formação para professores de 4º e 5º ano.


        Na terça-feira, 18 de agosto, aconteceu mais uma Formação do Pacto Bahia para os professores do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I das unidades escolares sede e campo.

    A Formação traz como tema “Escrever deixa marcas” cujos objetivos são: Aprofundar os conhecimentos acerca dos direitos de aprendizagem, observando os componentes curriculares de língua portuguesa oferecendo subsídios para a prática; refletir sobre a prática pedagógica do professor em sala de aula e quanto a sua atuação na Unidade Escolar; Aprofundar os fundamentos do letramento na produção da leitura e escrita por meio de elementos conceituais presentes nas propostas didáticas; Conhecer e/ou fortalecer os direitos de aprendizagem.

    A Formação foi ministrada pela professora Lucieide Bastos – Coordenadora Pedagógica Multiplicadora do município de Planaltino e  estavam presentes todos os professores acima mencionados. A referida Formação  seguiu  até as 22h00 com a avaliação do encontro e as devidas orientações para o próximo encontro a realizar-se na terça -feira, 25 de agosto.


Fonte: Coordenadora Municipal do Pacto

Secretaria M. de Educação de Planaltino promove encontro do Pacto para Professores Alfabetizadores do 1º ao 3º ano.


Aconteceu na terça-feira, 18 de agosto de 2015, na sala de reuniões da Secretaria M. de Educação do município de Planaltino-BA, mais um encontro  de formação do Pacto tendo como tema: Operações na Resolução de Problemas, estiveram reunidos todos os professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano das escolas do Município.  
Iniciou-se o encontro com as boas vindas pela Orientadora de Estudos Juliana Oliveira, seguido da Leitura para deleite : “O Dragão e a Princesa”
Para iniciar o tema proposto a Orientadora apresentou os objetivos do encontro  que aborda situações aditivas e multiplicativas, e as maneiras de desenvolver o trabalho com o cálculo escrito.
Em seguida, cada professor recebeu um questionamento relacionado “O que é um problema matemático?” E partilharam com o grupo o seu entendimento fazendo um paralelo com as situações do dia-a-dia da sala de aula.

Assim, chamou-se a atenção para que ao desenvolver o ensino de resolução de problemas, as atividades devem levar os alunos a debaterem e a criarem estratégias para chegar a uma resposta. E ao tratamos de vários conceitos referentes à Resolução de Problemas e as operações, já trabalhos na rotina da sala de aula, o importante é que possamos alterar a prática tradicional e evitar a repetição de resoluções de um grande número de problemas sempre do mesmo tipo, utilizando-se da literatura infantil para encantar a matemática ao apresentar um conteúdo  e valorizar as estratégias de cada aluno.

Fonte: Orientadora de Estudos Pacto/PNAIC de Planaltino- Juliana Oliveira


quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Colégio Isaura Couto promove III Encontro de Formação Continuada para professores



O Colégio Municipal Isaura Couto da Silva realizou na ultima sexta-feira, 07 de Agosto de 2015,  o terceiro encontro de formação continuada com o tema: Leitura e Produção de Texto, sendo esse ministrado pela representante do comitê estratégico da Secretaria M. de Educação a professora Lucieide Bastos, tendo como objetivo principal contextualizar um novo olhar para a leitura e produção textual. Todas as atividades aconteceram conforme o programado; culminando em uma noite maravilhosa de troca de experiências e construção do conhecimento.

Esperamos o próximo encontro para socializar as discussões construídas. Até a próxima.


Fonte: Denise Santana Paiva – Coordenadora Pedagógica do CMICS.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

A Secretaria M. de Educação promove Formação para Professores Alfabetizadores do Pacto Bahia Ano I


Por entender a importância da Formação Continuada para professores alfabetizadores, a Secretaria M. de Educação de Planaltino situada à Avenida André Magalhães 214, está promovendo a Formação da 3ª Etapa – 1º mês do Pacto com municípios para os professores alfabetizadores do ano I.
Estão presentes no encontro os professores alfabetizadores e os coordenadores das unidades escolares Cantinho do Saber, Colégio M. Manoel Castor Braga e Colégio M. Nossa Senhora das Graças, a Orientadora de Ensino Juliana Oliveira – responsável pela Formação, bem como a Coordenadora Municipal do Pacto professora Graça Sudré. Os objetivos do encontro são: Compreender a dinâmica da 3ª Etapa – 1º mês da Proposta Didática Alfabetizar Letrando; Analisar os aspectos teórico-metodológicos da proposta; Vivenciar e planejar atividades da Rotina Didática. Os professores foram recepcionados com cartão de boas vindas e com a leitura do Tempo para gostar de ler “Turma da Mônica - Folclore brasileiro”.
Na oportunidade, a orientadora de ensino iniciou uma rede de experiência possibilitando aos professores alfabetizadores relatarem acerca das 1ª e 2ª etapas já trabalhadas com os alunos. Logo após, os professores assistiram ao vídeo Foco na tarefa foco no resultado e fizeram diversas reflexões; Trabalharam a organização da sala de aula, os gêneros textuais, entre outros assuntos. Enfim, é oportuno ressaltar que a parceria da Secretaria M. de Educação na pessoa do secretário Aloísio Taquari, das amigas que trabalham no dia-a-dia conosco nos ajudando no planejamento dos encontros do Pacto Bahia tem feito a diferença. Nosso muito obrigada! Ressalta a Coordenadora M. do Pacto, Graça Sudré.
Fonte: Coordenadora M. do Pacto com Municípios

Secretaria M. de Educação de Planaltino promove mais uma Formação do Pacto para Coordenadores Pedagógicos


Está acontecendo hoje terça-feira, 11 de agosto do corrente ano à Avenida André Magalhães, 214 – centro,  mais uma Formação do Pacto Bahia para os Coordenadores Pedagógicos do Ensino Fundamental I das unidades escolares sede e campo.
A Formação traz como tema “Escrever deixa marcas” cujos objetivos são: Aprofundar os conhecimentos acerca dos direitos de aprendizagem, observando os componentes curriculares de língua portuguesa oferecendo subsídios para a prática; refletir sobre o papel do Coordenador pedagógico, quanto a sua atuação na Unidade Escolar; Aprofundar os fundamentos do letramento na produção da leitura e escrita por meio de elementos conceituais presentes nas propostas didáticas; Conhecer e/ou fortalecer os direitos de aprendizagem.
A Formação está sendo ministrada pela professora Lucieide Bastos – Coordenadora Pedagógica Multiplicadora do município de Planaltino e estão presentes os Coordenadores Pedagógicos Joane Oliveira Santos (Escolas Municipalizadas Clemente Mariani/Castelo Branco), Josenilda Rocha (Escola M. Cantinho do Saber), Marília Moreira (Colégio M. Manoel Castor Braga), Zuleide Santos (Colégio M. Nossa Senhora das Graças), Josuelto Lopes e Washigton Luis Pinto Júnior (Escolas M. de Educação no Campo). Na oportunidade, o professor Aloísio Taquari Secretário M. de Educação esteve presente na Formação dando boas vindas aos cursistas ressaltando a importância da Formação Continuada. A respectiva Formação segue até as 17h00 com a avaliação do encontro e as devidas orientações para o próximo encontro a realizar-se na quinta-feira, 13 de agosto.
Fonte: Coordenadora Municipal do Pacto




Colégio M. Manoel Castor Braga promove reunião com os pais de alunos






Aconteceu no dia 10/ 08/2015 na Escola Manoel Castor Braga a 2ª reunião com pais e mestres das turmas da Creche ao 2º ano, onde tivemos  em massa a presença de todos os pais. A coordenadora Marília Moreira colocou um vídeo de reflexão o rato e o homem no qual o foco foi despertar o interesse nos pais em incentivá-los a importância da aprendizagem  dos seus filhos.  
Fonte: Equipe Gestora do CMMCB

         

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Aos Estudantes do município de Planaltino


A cada ano, de energia renovada e cheios de esperança nos preparamos para de alguma forma auxiliarmos na transformação do nosso município.
E hoje, especialmente, apostamos antes de mais nada na sua capacidade de criar e transformar a realidade. Não basta ter sonhos para realizá-los. È preciso sonhar, mas com condição de crer em nossos sonhos.
Fonte: Comitê Estratégico da SEMECE

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Secretaria M. de educação de Planaltino parabeniza Pais Planaltinenses


Secretário de Educação Aloísio Taquari visita polo UNEB/Planaltino-BA para entrega de livros


Na noite de 06 de agosto de 2015 o Secretário de Educação Aloísio Taquari visitou o polo da UNEB/PARFOR – Planaltino Bahia para entrega de parte dos livros do acervo  bibliográfico do curso de Pedagogia da referida instituição. O momento foi participado pelos professores/alunos que aguardavam a chegada dos livros que possibilitarão discussões e aprendizagens ainda mais significativas.
Com o novo acervo, as abordagens teóricas discutidas pelos docentes da UNEB estarão embasadas em um rico processo de ensino/aprendizagem atreladas as obras de autores diversos que discutem a Educação  garantindo a participação dos discentes  em atividades diversas desde seminários a elaboração do trabalho monográfico.

Fonte: Professor Articulador UNEB/Planaltino-BA

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Planaltino participa de Ciclo de Palestras promovido pela Editora FTD


Na noite do dia 05 de agosto de 2015, aconteceu no salão de eventos do Parati Palace Hotel no município Santo Antonio de Jesus-BA, um ciclo de palestras promovido pela Editora FTD com o tema: “O currículo no Ensino Fundamental I: Se o professor ensina, por que os alunos não aprendem?” e “Trabalhando com a autonomia do pensar e do fazer matemáticos a partir da proposta do PNAIC”.
O município de Planaltino, participou do evento e esteve representado pelo Secretário de Educação o professor Aloísio Taquari, a Orientadora de Estudos do Pacto/PNAIC Juliana Oliveira, membro do comitê estratégico da Secretaria de Educação e as coordenadoras Pedagógicas das Escolas do Fundamental I da sede do município, as professoras Joane Oliveira e Josenilda Novaes
O grupo esteve reunido com os consultores da Editora FTD: Sandra Fiuza Conceição. E as professoras palestrantes: Marília Centurión e a Professora Doutora Silva M. Gasparian Colello.          No primeiro momento do ciclo de palestra, foi possível refletir sobre a não aprendizagem dos alunos e os fatores que contribui para esse fenômeno. Deve-se procurar estratégias para melhorar o ensino para que assim, aprimore o desempenho nas avaliações. Dessa forma, deve-se refletir a aprendizagem do aluno independente da avaliação.                                                                                      No segundo momento, o encontro teve como objetivo,  aprofundar os conhecimentos acerca do trabalho com o componente curricular Matemática – considerando os eixos explicitados nos tempos trabalhados na Proposta Didática do PNAIC,  fortalecendo o diálogo, a partir da coleção PORTA ABERTA, com textos, atividades, e materiais complementares tendo em vista atender às necessidades de aprendizagem dos alunos.
Assim, entendemos as temáticas como pertinentes, para que todos os envolvidos nesse processo de ensinar e aprender possam rever suas metodologias de aprendizagem utilizadas em sala de aula e com isso proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais prazerosa significativa.

Fonte: Comitê Estratégico da Secretaria Municipal de Educação de Planaltino.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Projeto Saberes Alternativos realiza Cerimônia de entrega de Kimonos aos alunos da Oficina de Karatê do Colégio M. Manoel Castor Braga.


A Secretaria Municipal de Educação realizou na noite de ontem, (04 de agosto), no Povoado de Campinhos no Colégio Manoel Castor Braga, a entrega dos Kimonos da turma de Karatê do Projeto Saberes Alternativos. Alguns pais e amigos compareceram ao espaço da oficina para prestigiarem a entrega do fardamento que foi um sucesso entre os alunos. As crianças do  Projeto  Saberes Alternativos  ficaram felizes em receber o fardamento, e alguns pais até se emocionaram ao ver o tratamento que seus filhos estão tendo por parte dos envolvido.
O projeto que teve início em 2014, no povoado de Campinhos, está evoluindo a cada dia, dando demonstrações claras de que veio para ficar. Uma grande prova disso é a satisfação dos alunos e seus responsáveis. A oficina de karatê acontece em dois dias da semana, sob a responsabilidade do Professor Evandro Santos, que está muito feliz com os resultados apresentados nestes primeiros anos.
A coordenação geral juntamente com a direção do Colégio Castor Braga, parabenizam a SEMECE pela iniciativa de oferecer a oficinas de Karatê para as crianças desse Povoado. 


Fonte: Coordenação Geral do PSA

Alunos da UNEB/PARFOR pólo de Planaltino, promovem evento de discussão sobre o lixo, suas problemáticas e possíveis soluções


No dia 04 de agosto de 2015, às 19h00min no Colégio Estadual Edvaldo Boaventura na cidade de Maracás - Bahia aconteceu um encontro de discussões com abordagem do tema: O lixo, suas problemáticas e possíveis soluções, Projeto desenvolvido pelos alunos de Pedagogia da UNEB/PARFOR polo Planaltino-Ba.
O encontro teve a participação dos alunos do 3º ano do Ensino Médio e dos Eixos VI – VII da EJA do período noturno do referido colégio em parceria com os alunos mediadores de pedagogia da Universidade Estadual da Bahia-UNEB/PARFOR em Planaltino-Ba Ana Carla Ramos, Edvaldo Vieira e  o Professor articulador Washington Junior. O projeto ressalta a participação dos alunos da UNEB/PARFOR-polo Planaltino-Ba em atividades extraclasse apoiadas pelo Secretário de Educação do Município o professor Aloísio Taquari e pela Coordenadora Geral do curso de Pedagogia, professora Adelaide Badaró.

Fonte: Profº. Articulador UNEB/PARFOR Planaltino-Ba.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Membros do Conselho M. de Educação e do Comitê estratégico da secretaria de Educação de Planaltino participam do XVII Encontro Estadual da UNCME – Bahia, em Jequié.


Nos dias 03 e 04 de agosto do corrente ano, membros do Conselho M. de educação de Planaltino, Deise Santana Paiva (Presidente), Marli Silva Cardoso representante da APLB Sindicatos (Conselheira) e a professora Graça Sudré (representante do Comitê Estratégico da SEMECE) participaram do XVII Encontro Estadual da UNCME – Bahia. O encontro aconteceu  no Teatro Municipal à Avenida Rio Branco, na cidade de Jequié e contou com a presença de mais de 100 municípios baianos, além de representantes da UNCME, UNDIME, PROAM e Fórum  Estadual de Educação da Bahia.
Na oportunidade, discutiu-se como tema central: Reafirmando Compromisso com a Gestão democrática da Educação – os desafios dos Conselhos no monitoramento dos Planos Municipais de Educação. No dia 03/08 ( segunda-feira), aconteceram palestras sobre os Planos de Educação e a melhoria da qualidade da Educação Básica no estado, com a professora Alda Pêpe; O cenário dos Planos Municipais de Educação no estado da Bahia: desafios aos gestores municipais de Educação, com Carlos Wagner e Gelcivânia Mota. Na terça-feira, os trabalhos foram reiniciados com os seguintes temas: O Plano Estadual de Educação e o papel do Fórum Estadual de Educação da Bahia; Uma conversa sobre os Conselhos Municipais de Educação e o papel da UNCME em nível nacional; entre outras. Logo após a explanação dos referidos temas foram realizados debates, atividades de integração, roda de conversa e troca de experiências entre conselheiros de educação.
Por fim, vale ressaltar que o encontro oportunizou aos conselheiros e gestores municipais conhecimentos diversos acerca das temáticas abordadas, bem como perceber a importância que o CME tem frente ao planejamento de políticas públicas municipais que possa contribuir com uma educação de qualidade.
Fonte: Comitê Estratégico da SEMECE

Reunião para Escolha de Candidatos a Eleição do Colegiado Escolar



Na tarde de 04 de agosto de 2015 às 14h00mm, na Escola Municipal Clemente Mariane no distrito de Nova Itaípe-Planaltino-Bahia aconteceu uma reunião para a escolha de membros do colegiado escolar da referida Unidade Executora.
Na reunião estiveram presentes a equipe gestora das Escolas Municipais do Campo, funcionários, pais e alunos na expectativa de escolherem possíveis candidatos aos segmentos do colegiado.
Na oportunidade a gestora escolar Rosenayra da Rocha Soares também apresentou materiais pedagógicos adquiridos com recursos financeiros da escola.






Fonte: Equipe Gestora Escolar