sexta-feira, 31 de julho de 2015

O município de Planaltino completa 53 anos em grande estilo



Ontem, quinta-feira 30 de Julho comemorou-se em grande estilo, os 53 anos de Emancipação politica da cidade de Planaltino. O evento foi realizado no módulo de feira livre no período da manhã com várias apresentações culturais envolvendo as escolas municipais e estadual, bem como as demais secretaria municipais de saúde, assistência social, transporte e infraestrutura. A noite foi realizado um culto de Ação de Graça em conjunto com todas as Igrejas do município.
No período da Manhã, as escolas e o Projeto Saberes Alternativos sob a direção dos diretores e o carateca Vando tiveram participação marcante e linda nas comemorações. A Fanfarra Municipal de Nova Itarana também participou dos festejos sob a regência de Valter, desfilando e realizando algumas evoluções pelas ruas da cidade e no local onde foram proferidos os pronunciamentos. O evento culminou num coro de  parabéns  cantado por todos os presentes e logo após distribui-se fatias de bolo para a comunidade, em geral. De acordo com o prefeito Carlinhos, que esteve acompanhado do Secretário Municipal de Educação Aloísio Taquari e da Secretária de Assistência Social, Katia, a data marca um novo momento vivido no município que é motivo de orgulho poder fazer parte da história de Planaltino.
No período da noite, as homenagens foram prestadas pelas Igrejas: Igreja Católica representada pela senhorita Graça Sudré, Assembleia de Deus, representada pelo pastor Jailton, a 1ª igreja Batista, pelo senhor Ismael, a igreja Família de Jesus, representada pelo pastor Berivaldo, a igreja Monte Hermom representada pelo irmão Claudio, o Controlador Interno Ramalho Alves representando o prefeito da cidade e o preletor Eliseu Maciel da 1ª igreja Batista de Ubaíra, em seguida a Banda Petrus encerrou o evento pelos 53 anos de emancipação politica do município.
Quando olhamos para o nosso lado e vemos alguém que está sempre presente, pessoas que nuncam nos deixa desanimar, só podemos estar gratos. Amigos que nos dão palavras de coragem e que lutam para nos ver felizes são raros hoje em dia. E eu tive a benção de encontrar vocês, e oro todos os dias por vossas vidas. Refiro-me aos meus parceiros: Diretores, professores, coordenadores pedagógicos e funcionários de todas as escolas, governo municipal, através das secretarias de Assistência Social, Saúde, Infraestrutura, transporte, governo e de Administração, Finanças e Diretoria de Cultura. Não poderia finalizar sem agradecer a vocês meus amigos da SEMECE, ao prefeito Carlos e a Ramalho. Orgulho-me de fazer parte deste sonho comum de construir essa cidade e fazer dela um lugar especial para se morar, viver e construir famílias. Planaltino somos todos nós. Orgulhemo-nos, em cada 30 de julho, da cidade que estamos construindo todos os dias com nosso esforço e com nossa luta. “Até aqui o Senhor nos ajudou”. (Ressaltou o professor Aloísio Taquari, Secretário M, de Educação.)



 Fonte: Gabinete do Secretário

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Planaltino participa da II Formação de Orientadores de Estudos do Pacto Bahia, em Jequié.


Nos dias 20 e 21 de Julho de 2015, aconteceu na Universidade Aberta- UAB no município de Jequié-BA, o segundo encontro de formação de Orientadores de Estudos do 1º ao 3º ano do Ciclo de Alfabetização – ano 2015, do Programa Educar para Transformar: um Pacto pela Educação. 
O grupo esteve reunido com os Formadores da Secretária de Educação da Bahia, os professores: Denise Oliveira e Ivan de Pinho Filho com o apoio das Formadoras Regionais do Pacto com os Municípios - NRE 22 – Jequié: Cristiane de Almeida Moreira, Kátia Andrade Barreto e Silvana Pereira Santos.                                                          
O encontro teve como objetivo,  aprofundar os conhecimentos acerca do trabalho com o componente curricular Língua Portuguesa – considerando os eixos explicitados nos tempos trabalhados na Proposta Didática Alfabetizar Letrando, ampliando o trabalho para a produção de texto na perspectiva dos gêneros textuais adequados para cada ano. E aprofundar os conhecimentos acerca do trabalho com o componente curricular de Matemática – considerando os eixos explicitados nos tempos trabalhados na Proposta Didática Alfabetização Matemática 1º e 2º anos ampliando-os para o 3º.  Fortalecendo o diálogo entre Coordenador Pedagógico Multiplicador, Coordenador Pedagógico das Unidades Escolares e Orientadores de Estudos, tendo em vista atender às necessidades de aprendizagem dos alunos envolvidos no Programa Pacto pela Alfabetização.



Fonte: Orientadora de Estudos do Pacto/PNAIC de Planaltino-Bahia

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Formação com os Coordenadores do Município

O projeto de formação continuada para os coordenadores pedagógicos do município, foi implementando pela Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de oportunizar a qualificação destes profissionais e consequentemente possibilitar melhorias na educação. A formação conta com temáticas atuais sobre a educação, tais como: Práticas Pedagógicas Inovadoras, Alfabetização e Letramento, Dificuldades de Aprendizagens, Dinâmicas das Relações Familiares, dentre outros.
Os encontros de Formação são realizados mensalmente, sobre a formação da Psicopedagoga Juliete Basto, e no mês de julho, completou sua quarta realização. Os coordenadores, sempre contribuem para  oportunismo desses momentos, que são pautados na dialogicidade e na Práxis Pedagógica( ação- reflexão-ação).




terça-feira, 21 de julho de 2015

Cinema na Escola



As Escolas Municipalizadas Clemente Mariani/Castelo Branco, localizadas na sede do município de Planaltino, estado da Bahia, realiza mais uma atividade. Aconteceu no dia 16.07.2015 Cine família – Muita Diversão na escola. Foi um momento de entretenimento e muita alegria recebemos nossos alunos para assistir um bom filme foi uma noite muito agradável, o entusiasmo tomou conta dos pais que assistiram ao filme junto ao seu filho.
Aguarde-nos, em breve teremos mais novidades!

Fonte: equipe Gestora das Escolas Municipalizadas Castelo e Clemente Mariani


segunda-feira, 20 de julho de 2015

COORDENAÇÃO MUNICIPAL DO PACTO DE PLANALTINO PARTICIPA DA III ETAPA DE FORMAÇÃO.


Nos dias 15,16 e 17 de Julho de 2015, estiveram reunidos na Secretaria Municipal de Educação de Jequié para a Formação do 3º Círculo do Pacto Bahia, os Coordenadores Multiplicadores de diversos municípios com o objetivo de enriquecer  conhecimentos numa constante rede de experiência que irão culminar diretamente na melhoria e efetivação das  ações e práticas pedagógicas dos município inscritos.
Todo esforço desprendido pela SEMECE de Planaltino, visa à melhoria nas condições de trabalho dos educadores e coordenadores investindo no processo de formação continuada, considerando que essa ação seja positiva e contínua no chão da escola, culminando num processo de aprendizagem mais expressiva e relevante.

Como encaminhamento, acontecerão nos municípios  os momentos de formações com 16 horas de estudos teóricos e práticos para coordenadores e professores do 4º e 5º ano. 

Fonte: Coordenação Municipal do Pacto - Bahia

domingo, 19 de julho de 2015

Planaltino marca presença no III EDUCAVALE – Fórum dos Secretários de Educação do Vale do Jiquiriçá



Sexta-feira, 17 de Julho do corrente ano, aconteceu na cidade de Lafaiete Coutinho o III EDUCAVALE - Fórum dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Jiquiriçá. Na oportunidade, esteve presente o professor Aloisio Sousa Taquari, secretário municipal de educação do município de Planaltino, bem como os demais Dirigentes Municipais de todo o  Vale do Jiquiriçá.

O encontro iniciou com uma apresentação da Editora FTD, exibindo sua proposta para 2015 nas pessoas de Sandra Fiuza, Benito e Jorge. Logo em seguida, retornou-se a pauta que teve como objetivos a socialização dos seguintes temas: Planos de Cargos e Salários, a Resolução do CNE que trata 1/3 da Carga Horária e Estatuto do Magistério. Em tempo, a Coordenadora do Educavale a professora Rosalina Costa ressaltou mais uma vez a importância do Fórum como instrumento das parcerias entre os municípios que partilham de problemas comuns. Confirmou a presença do profissional do MEC, no próximo encontro que terá como tema: Plano de Carreira, para os municípios que não tem Planos construídos e para aqueles que estão em fase de  revisão.

Na ocasião, o Secretário Municipal de Educação Willian Panfiles da Cidade Elísio Medrado, partilhou algumas experiências acerca do Censo 2015, chamando atenção para algumas questões importantes a serem detalhadas no ato das informações, nos municípios. Enfim, o encontro foi bastante esclarecedor e os municípios puderam tirar as suas dúvidas sobre os  instrumentos mencionados acima.

 




 
Fonte: Aloísio Taquari- Secretário Municipal de Educação

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Conselheiros do CAE – Conselho de Alimentação Escolar de Planaltino visita escolas do Campo


No dia 15 e 16/07/15 as conselheiras do CAE Jucicleia Costa Galvão, Terezinha Cerqueira e Alexandra Silva Miranda foram visitar duas escolas do município de Planaltino nos povoados de Campinhos (Colégio M. Manoel Castor Braga) e Angélica (Colégio M. Nossa Senhora das Graças). Na oportunidade, as conselheiras puderam acompanhar, de perto, como está sendo implementado as ações do PNAE, nas unidades  escolares visitadas no município.
O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é responsável por acompanhar e fiscalizar diretamente o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, que garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas. Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Fonte: Membros do CAE

Terceiro Encontro de Formação para professores do Campo e Cantinho do Saber


Ontem a noite,  16 de julho de 2015 aconteceu na Escola Municipal Cantinho do Saber, o terceiro encontro de formação-PROFEP para professores da Educação Infantil  das Escolas do Campo e da Escola M. Cantinho do Saber em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Planaltino-Ba.
O encontro de formação com o tema: “Desenho Infantil e suas representações” foi ministrado pela psicopedagoga do Município Juliete Bastos e contou com a presença de educadores e orientadores de ensino das Escolas Municipais do Campo e Cantinho do Saber, equipe gestora escolar e representante do Comitê Estratégico Pedagógico da SEMECE Naiara Oliveira.
O tema foi participado por todos e significado com as trocas de experiências e referenciais teóricos que abordaram o tema proposto.
Fonte: Equipe Gestora Escolar

Alunos do Colégio M. Manoel Castor Braga - Povoado de Campinhos são homenageados pela equipe gestora e professores


Aconteceu no dia 15/07/2015 no Colégio Manoel Castor Braga, Povoado de Campinhos, às 17h30min uma festa em comemoração aos participantes do Torneio Intercolegial, junto com os alunos que tiveram as melhores notas da prova da OBMEP1ª FASE. Todos foram homenageados com muito glamour, pois todos eles brilharam com os resultados obtidos.
Fonte: Equipe Gestora do CMMCB

quinta-feira, 16 de julho de 2015

I Reunião Pedagógica do Segundo Semestre com os Professores Comunitários do PME de Planaltino


Ontem, 16 de julho, reuniram-se na SEMECE a Avenida André Magalhães, 214 – centro, a Coordenação Geral do PME juntamente com os Professores Comunitários  das escolas de Planaltino, com o objetivo de organizar a II Mostra do Programa Mais Educação dentro da II Feira Literária, que acontecerá no dia 19/08, no Clube Social de Planaltino.
A reunião teve como pauta, o planejamento das ações para realização da II Mostra do PME, que terá um estande interativo no espaço da Feira Literária. Foram discutidos, também, entre os coordenadores, o tema do stand com as  atividades a serem ofertadas aos alunos, algumas apresentações e logística da II Mostra do PME.
Ao final da reunião, os coordenadores definiram um próximo encontro, que acontecerá no dia 28/07 na SEMECE para assim, culminar todas as ideias e efetivar as ações pensadas para o evento.        

Fonte: Coordenação Municipal do PME

terça-feira, 14 de julho de 2015

É JULHO, PARABÉNS PLANALTINO PELOS SEUS 53 ANOS!


É chegada a hora de ficar mais velhinho... É dia 30 de julho, assim quem ama, cuida! Planaltino merece que lutemos por ele, pela saúde, educação, segurança, transportes, pela infra-estrutura, pela ação social, pelo emprego e renda. Mais cidadania, habitação, proteção ao meio ambiente, apoio as iniciativas comunitárias, às crianças, aos jovens, adultos e à melhor idade. Mais entusiasmo, esperança e satisfação pessoal tanto para os homens do campo, como da cidade. Tudo isso, ainda é pouco para quem merece muito mais.
Em especial, seguimos dispostos a servir ao lado daqueles que acalentam sonhos e desejam construir, com muita garra, um futuro melhor para nosso município, para nós e para as gerações de nossos filhos. Feliz Aniversário, Planaltino!

Fonte: Equipe da SEMECE


Professores do Ano I do Pacto Bahia participam de Formação da 2ª Etapa – 2º mês –Planaltino


A Secretaria M. de Educação de Planaltino está promovendo nesta noite de  terça-feira, 14 de julho de 2015, à Avenida André Magalhães, 214 – centro sob a orientação da professora Juliana Oliveira, a Formação do Pacto Bahia para os professores do ano I. Estão presentes, além dos professores, os coordenadores pedagógicos das Escolas Cantinho do Saber (sede), Colégio M. Nossa Senhora das Graças (Angélica), Colégio M. Manoel Castor Braga (Campinhos), bem como a Coordenadora Local do Programa no município, professora Graça Sudré.  
Os objetivos da Formação são: Compreender os fundamentos da Proposta Didática – Alfabetizar Letrando; Fortalecer os procedimentos da organização didática do material e a sua utilização; Elaborar planejamento das atividades alfabetizadoras de acordo à proposta. O encontro iniciou-se com as boas vindas com o cartão “receita da felicidade” e a leitura do tempo para gostar de ler “Colcha de retalho”. Logo após, a orientadora propôs um momento de troca de experiências solicitando aos participantes que relembrassem um pouco da sua história profissional com ênfase aos momentos marcantes, positivos e/ou negativos. Uma vez relatadas às experiências, passou-se para a apresentação da rotina didática – 2ª Etapa – 2º mês chamando a atenção para as unidades lingüísticas e objetivos didáticos da leitura, oralidade e escrita.
Diante do exposto, a orientadora de ensino Juliana Oliveira iniciou com os professores e os coordenadores o Planejamento, em grupos, da Rotina Didática da 2ª Etapa – 2º Mês realizando a mediação acerca das intervenções necessárias. Ademais, o encontro encerrou-se com a mensagem final em homenagem ao dia das avós, a entrega do kit mimo (xícara, chá e biscoitinhos), agradecimentos, bem como as considerações e recomendações finais, consideráveis.  
Fonte: Equipe Pacto Bahia - Planaltino

CMICS Promove Seminário de Apresentação das propostas sobre a temática: Currículo e Avaliação



O Colégio Municipal Isaura Couto, realizou nesse ultima sexta feira 10/07/2015 o segundo encontro de formação Continuada do CMICS com o Tema: Seminário de Apresentação das propostas sobre a temática: Currículo e Avaliação. Na oportunidade, foram apresentados documentários no formato de entrevista realizados pelos professores com seus discentes, essa atividade teve como finalidade ouvir nossos aluno tendo um novo olhar quanto as questões ligadas à temática proposta, além de correlacionar o trabalho do professor com as novas mídias e tecnologias na realização desta atividade focando no uso dos celulares como recurso pedagógico. A noite foi bastante produtiva e satisfatória com a devolutiva dos trabalhos apresentados. 

Forte: Denise Santana Paiva- Coordenadora Pedagógica do CMICS.



segunda-feira, 13 de julho de 2015

COMITÊ ESTRATÉGICO DA SEMECE REALIZA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DO I FÓRUM ESCOLA SUSTENTÁVEL




No manhã do dia 13 de julho, reuniram-se na Secretaria de Educação o Comitê Estratégico da SEMECE e os Coordenadores Pedagógicos dos Colégios Isaura Couto da Silva, Manoel Castor Braga, Naice Gomes Machado e Nossa Senhora das Graças, o objetivo da reunião foi planejar ações pedagógicas para realização do I Fórum Escolas Sustentáveis previsto no calendário escolar e advindas do plano de ação do Programa Escolas Sustentáveis, aprovadas no PDDE Interativo.          
O tema do Fórum foi escolhido em conformidade com as escolas: Sustentabilidade e Escola: uma dupla de futuro”, a temática geral será antecedida por sequências didáticas, planejadas envolvendo a interdisciplinaridade com produções para apresentações e exposição (stands) para o dia do evento que será realizado no dia 31 de outubro no clube social com participação interativa entre os alunos do Fundamental II.   
Como encaminhamento as escolas deverão mobilizar toda a comunidade escolar para efetivação das ações planejadas, que culminará em: Palestras, Documentários, Desfiles, Exposições dialogadas e Apresentações culturais.

Fonte: Comitê Estratégico da SEMECE


sexta-feira, 10 de julho de 2015

Equipe Gestora do Colégio Municipal Manoel Castor Braga promove Formação Continuada para os professores


Por entender que a formação continuada apresenta- se como um processo inacabado próprio da formação de um profissional às exigências do exercício de sua profissão, a equipe gestora do Colégio M. Manoel Castor Braga situada no Povoado de Campinhos, município de Planaltino, promoveu na noite do dia 08 de julho, em parceria com a Secretaria M. de educação o 2º encontro de Formação Continuada para os Professores.
 Na oportunidade, estiveram presentes parte dos professores do referido Colégio, a Gestora Eliete Santos Oliveira, a Coordenadora Pedagógica Marília, membros do Comitê Estratégico da SEMECE, a Coordenadora M. do Programa Mais Educação, bem como o secretário de Educação o professor Aloísio Sousa Taquari. Durante o encontro, os professores apresentaram seminários e relatos relacionados ao tema “Leitura e Escrita” trabalhado anteriormente em sala de aula com os alunos.
Fonte: Equipe Gestora do Colégio M. Manoel Castor Braga

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Eleição do Colegiado Escolar na Escola Municipal Maria Vieira






Na manhã do dia 08 de julho de 2015, realizou-se na Escola Maria Vieira localizada no Povoado de Lajedo Alto município de Planaltino-Ba, a eleição para escolha dos representantes do Colegiado Escolar da referida escola.
A eleição ocorreu de forma tranquila e contou com a presença de representantes de todos os segmentos aptos como pais e mães de alunos, alunos emancipados, funcionários de apoio, professores, bem como a equipe gestora das Escolas Municipais do Campo.

Fonte: Equipe Gestora escolar


VII Reunião Mensal com Gestores Escolares


Na manhã do dia 08 de julho de 2015, reuniram-se na SEMECE o secretário Municipal de Educação, os membros do Comitê Estratégico e os gestores escolares para tratarem de questões relacionadas às comemorações do aniversário da cidade. Na oportunidade, foram discutidas e elencadas possibilidades de atividades culturais que serão trazidas por cada unidade escolar para abrilhantar o grandioso evento que acontecerá no dia 30 de julho, em comemoração aos 53 anos de emancipação política.
Dando continuidade, discutiu-se sobre o Fórum Escola Sustentável a ser realizada no dia 24 de Outubro sábado letivo com a participação dos Colégios Municipais Isaura Couto (sede), Nossa Senhora das Graças (Angélica), Naice Gomes Machado (Itaipe) e Manoel Castor Braga (Campinhos) agendado para o sábado letivo de 25/07a programação do dia, iremos culminar as nossas atividades com um culto ecumênico.
Fonte: Comitê Estratégico da SEMECE





Na última terça-feira, 07 de Julho de 2015 na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação do município de Planaltino-BA, aconteceu o encontro de Formação de Professores Alfabetizadores do Pacto.
 Participaram do encontro os professores que atuam no 1º, 2º e 3º ano do ciclo de alfabetização das escolas do Município. A turma esteve reunida com a Orientadora de Estudo do programa a professora Juliana Oliveira que discutiu sobre a proposta de trabalho com Gêneros Textuais e Seqüências Didáticas.
Iniciou a noite, com as boas vindas e para começar bem, com o “deleite” - leitura da história “Festival dos Gêneros textuais” pela Pedagoga Juliana Oliveira e com a participação dos professores.                                                                                                             
No momento da vivência pedagógica foi realizada a dinâmica “Caça ao tesouro dos Gêneros textuais” A turma foi dividida em dois grupos e a cada pista lida pela Orientadora os professores deveriam procurar o gênero que estava sendo falado. Com o empate, venceu as duas equipes, sendo o prêmio dividido por todos.
Para o aprofundamento teórico, houve o momento de explanação do conteúdo – Seqüências Didáticas e as possibilidades desse trabalho com os gêneros textuais.
Em grupo, os professores foram convidados para produzirem diversos gêneros textuais a partir do tema “Planaltino”, articulando o gênero, a tipologia e a possibilidade de elaborarem uma seqüência didática. Logo após, os grupos socializaram os gêneros textuais produzidos.



Fonte: Orientadora de Estudos do Pacto pela Educação de Planaltino-BA

domingo, 5 de julho de 2015

SAUDAÇÕES PEDAGÓGICAS!



Como disse o profeta Samuel: Até aqui nos ajudou o Senhor! É hora de retornar a mais uma jornada de muito estudo, conhecimento, aprendizagem, ousadia e não menos importante dedicação e responsabilidade.  Juntos, queremos que neste segundo semestre, todos os objetivos sejam alcançados com muito sucesso. Esperamos que cada um de nós continue realizando as atividades com clareza. Para isto, cabe a cada um contribuirmos com sua parcela de ação e esforço.

É com muita satisfação, que desejamos um ótimo retorno a todos os alunos, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e funcionários do município de Planaltino, para que com entusiasmo e alegria dêem início as suas atividades e aos senhores pais precisamos manter o fortalecimento.
Em nome do Senhor Jesus será mais um semestre abençoado na presença do Espírito Santo de Deus.

Fonte:   Aloisio Sousa Taquari
              Secretário Municipal de Educação