quinta-feira, 30 de abril de 2015

Secretário Municipal de Planaltino marca presença na Reunião do Pacto, em Salvador – Bahia


O Professor Aloísio Taquari, Secretário M. de Educação de Planaltino – Bahia, está participando hoje, 30 de abril do corrente ano no Instituto Anísio Teixeira - IAT em Salvador - Bahia, da reunião promovida pelo Secretário da Educação do Estado da Bahia, professor Osvaldo Barreto.
Na oportunidade, estão presentes dirigentes municipais de educação dos diversos municípios baianos, além da coordenadora Executiva da Coordenação de Apoio à Educação Municipal, Nadja Maria Amado, a Coordenadora do PNAIC na Bahia, Valquíria Borba, o Subsecretário de Educação Aderbal e a autora do acervo Pacto professora Amália Simões. O objetivo do encontro foi tratar das ações implementadas no âmbito do programa Educar para Transformar: Um Pacto pela Educação.
Fonte: Comitê Estratégico da Secretaria M. de Educação de Planaltino

Coordenadora Local do município de Planaltino participa do IV Encontro de Formação do PNAIC/PACTO


Conforme convocação da Coordenação Geral do PNAIC-UNEB/Bahia aconteceu ontem 29 de abril em Jequié – Bahia, o IV Encontro de Formação para o Coordenador Local do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa.
 Fizeram-se presentes os Coordenadores Locais dos municípios de Planaltino, Irajuba, Itiruçu, Itagibá, Cravolândia, Jaguaquara, Itagi, entre outros, além da Formadora do Pólo de Jequié professora Amália. Na oportunidade, foram socializados temas como a edição - 2015 do PNAIC, Provinha Brasil e ANA – Avaliação Nacional da Alfabetização, bem como alinhamento de algumas ações acerca da edição -2014 do referido programa.
Em tempo, vale ressaltar que estão, também, em processo de Formação desde segunda-feira, todos os Orientadores de Ensino dos respectivos municípios com carga horária de 32 horas.
Fonte: Coordenação Local do PNAIC - Planaltino   

Formação para atender coordenadores municipais e professores do 4º e 5º ano- Pacto Bahia.


Nas noites de 27 e 28 de Abril de 2015, aconteceu na Escola Municipalizada Clemente Mariani a segunda formação do Programa Pacto com Municípios pela Alfabetização- 2015, promovido pela Secretaria M. de Educação de Planaltino-Bahia. A Formação teve como objetivo ampliar o atendimento do Ciclo para o 4º e 5º ano, buscando consolidar a alfabetização desses estudantes, ampliarem a ação pedagógica para formação continuada dos professores com atuação no 4° e 5º anos do Ensino Fundamental e auxiliar os coordenadores pedagógicos.
Inicialmente fez-se a leitura deleite do texto de Mario Sergio Cortella- Humildade Pedagógica e a competência coletiva, prosseguimos com um levantamento de conhecimentos prévios acerca da leitura e escrita adotadas nas escolas, fundamentado no texto- Contextos de Alfabetização na aula de Ana Teberosky e Núria Ribeira. Dando continuidade, foi realizada uma análise fílmica dos vídeos Diagnostico de leitura e escrita e Avaliação inicial e produção de texto para fomentar uma discussão aberta acerca da leitura e escrita vivenciadas em nossas escolas. Analisou-se, também, algumas produções de alunos do 1º ao 5º ano e as socializações foram bem produtivas em nossa rede de experiências.
Fonte: Coordenadora Multiplicadora PACTO/Bahia

quarta-feira, 29 de abril de 2015

A II noite da Culminância do Projeto Quarta Cultural foi um sucesso.


Mais uma vez, o Povo Planaltinense compareceu em massa para prestigiar o nosso evento cultural que acontece às quartas-feira de 15 em 15 dias, próximo ao módulo de Feira Livre. Na nossa II noite de Culminância do Projeto Quarta Cultural, tivemos como apresentadora a Agente Cultural Naara Luz,  que interagiu com o público durante as apresentações, deixando a noite dinâmica e muito agradável.
 Para dar início à nossa programação, a Professora Josenilda apresentou um desfile em homenagem ao Dia do Trabalhador  envolvendo alunos da Escola Municipal Cantinho do Saber, que dançaram, se caracterizaram, enfim, deram um show, alegrando os pais e o público  presente.
Dando prosseguimento às apresentações, o Músico e Produtor Musical Fábio  Mendes, acompanhado dos músicos: Nei (contra –baixo) Rafa (Violão) fizeram um pequeno concerto Musical, animando a galera, que juntos cantaram músicas de Gabriel O Pensador e de outros nomes da música Popular Brasileira.
  
Entre uma apresentação e outra, o público se deliciava de um gostoso caldo verde que estava sendo vendido pelos alunos da UNEB.  A noite de quarta-feira ainda nos reservava surpresas, e para alegria de todos, o Terno de Reis Canto da Siriema fizeram a sua apresentação, deixando bem claro que a tradição dos Ternos de Reis continua viva em nosso Município. 

Ao término das apresentações, Naara Luz, juntamente ao Diretor de Cultura Reinaldo Cruz, fizeram os agradecimentos finais.


  Realização Diretoria de Cultura, Secretaria de Educação, Secretaria de Ação Social, Biblioteca  Municipal. Patrocinadores: Posto Country, Araújo Variedades, Sup Mini Preço, Distak Bahia, Pizzaria Pilão, Presidente da Câmara Ivan e Ramalho Alves.

Fonte: Diretoria de Cultura.

sábado, 25 de abril de 2015

A Secretaria Municipal de Planaltino promove Formação Continuada de Professores, 1º Encontro


Esta acontecendo hoje, sábado 25 de abril de 2015, no pátio da Escola Municipal Cantinho do Saber a Rua José Elias de Mattos, s/n a abertura oficial do Programa de Formação Continuada para professores da rede pública municipal de ensino de Planaltino.

Na oportunidade, estão presentes equipes gestoras das unidades escolares da sede e do campo, professores, discentes da UNEB e FAIBRA, membros do Comitê Estratégico da Secretaria de Educação, o secretário de educação, professor Aloísio Taquari e a Sra. Maria do Carmo Costa de Jesus, palestrante cedida pela FTD, editora parceira do município desde o ano passado. As atividades iniciaram-se as 08h30min com o credenciamento dos participantes e a acolhida com músicas cantadas pelos jovens da Assembleia de Deus, leitura do texto introdutório e a apresentação do grupo de Flauta “Magia da Canção” com os alunos da Escola de Tempo Integral Maria Rosa de Almeida, Povoado de Lagedinho.

Dando continuidade, o professor Aloísio Taquari fez uso da palavra para agradecimentos a Deus, aos presentes e a FTD, por disponibilizar a professora Mestranda, Maria do Carmo Costa de Jesus Santos para versar sobre o tema: A importância da Formação Continuada em Serviço. A seguir, as professoras Juliana Oliveira e Lucieide Bastos – membros do Comitê Estratégico da Secretaria M. de Educação, socializou a Diretriz do PROFEP – 2015, seus objetivos, metas, estratégias, cronograma, carga horária e avaliações que norteará os trabalhos nas respectivas unidades escolares. Uma vez socializada a Diretriz, a professora Graça Sudré convidou a palestrante para versar sobre o tema proposto para o dia.
Ademais, é oportuno salientar que formação de professores, inicial ou continuada não se esgota somente em um curso de atualização, mas deve ser encarada como um processo, construído no cotidiano escolar de forma constante e contínua. Esta só se efetiva se estiver conectada com os sonhos, com o compromisso, a vida e o trabalho do professor. Por fim, o professor Aloísio Taquari fez as considerações finais, ressaltando a grande parceria que a Editora FTD vem tendo com a Educação de Planaltino, agradeceu a apresentação dos jovens da Assembleia de Deus, do grupo de Flauta “Magia da Canção”, a palestrante, às equipes gestoras, aos professores, aos discentes da UNEB e FAIBRA e a Equipe da Escola M. Cantinho do Saber.
Fonte: Comitê Estratégico da SEMECE

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Biblioteca Pública Municipal de Planaltino recebe visita de alunos do Programa Mais Educação


A Biblioteca Pública Municipal de Planaltino recebeu ontem 23 de abril de 2015, durante os turnos matutinos e vespertinos a visita dos alunos do Programa Mais Educação das Escolas Municipalizadas Clemente Mariani e Castelo Branco, para uma atividade de leitura. Alunos e monitores do programa juntamente com a coordenadora Joselita Novaes interagiram, buscaram e se envolveram nas atividades de leitura se encantando com os livros de educação infantil e principalmente as revistas em quadrinhos.
É muito gratificante a aproximação e parceria que as Escolas estão dando a Biblioteca Municipal, o total apoio da Secretaria de Educação e Cultura, compreendendo a importância da leitura e de como é bom ter um livro nas mãos. Pontua professora Ana Ramos, responsável pela Biblioteca Pública Municipal.

Fonte: Ana Carla Ramos de Macêdo

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Secretaria M. de Educação realiza reunião com Coordenadores Pedagógicos


Na manhã do dia 23 de abril de 2015, aconteceu na sala de reunião da Secretária M. de Educação, do município de Planaltino-Bahia, a reunião de coordenadores pedagógicos das escolas, no momento, estiveram presentes, o Secretário M. de Educação, os membros do comitê: Juliana Oliveira, Naiara Santos Oliveira, Maria das Graças Sudré e os Coordenadores Pedagógicos das escolas do Município. A reunião teve como objetivo, discutir aspetos pedagógicos referentes às avaliações externas, orientar a cerca do acompanhamento pedagógico aos professores e fomentar a elaboração do Projeto de formação Continuada.  Iniciou-se a reunião com as boas vindas e a leitura deleite: a parábola da Caixinha, fazendo uma reflexão acerca da importância do acompanhamento para que as coisas melhorem. Seguindo, foram socializados os informes acerca da aplicação da OBA que acontecerá no dia 15 de maio, torneio estudantil, divulgação das ações no blog e atenção aos prazos de entrega da Proposta Pedagógica e Projeto Político Pedagógico.                            

 Ademais, discutiu sobre a importância do acompanhamento pedagógico aos professores, a articulação do planejamento com as demais disciplinas; o conhecimento das avaliações externas, suas matrizes e resultados. Por fim, apresentou-se o projeto de Formação Continuada para os professores do município e sua diretriz, com ênfase aos temas e a condução de situações formativas para os professores.

Fonte: Comitê Estratégico da Secretária M. de Educação de Planaltino-Bahia

Primeira Reunião da 8ª Etapa do Programa TOPA no Município de Planaltino/BA

Aconteceu ontem, quarta- feira, dia 22 de abril de 2015 na sala da UNEB, a primeira REUNIÃO DA 8ª ETAPA DO PROGRAMA TOPA- Todos pela alfabetização. O objetivo da reunião foi apresentar a nova proposta do programa aos coordenadores e alfabetizadores para a referida etapa.
Na oportunidade, contou-se com a presença da Cooperadora do Programa na Secretaria, Maria do Carmo Oliveira e do Secretário de Educação do Município de Planaltino, o professor Aloísio Taquari, que demonstrou está contente e ao mesmo tempo pondo-se como parceiro das ações do programa no Município, requerendo dos grupos uma maior seriedade e compromisso acerca das atividades do programa tanto na sede quanto na zona rural. O encontro foi finalizado com a entrega de alguns materiais de suporte pedagógico para os coordenadores e alfabetizadores presentes.

Fonte: Coordenação Municipal do TOPA, Secretaria M. de Educação de Planaltino

Biblioteca Pública Municipal de Planaltino promove a culminância do Projeto Literatura Infantil

A Biblioteca Pública Municipal de Planaltino em parceria com a Secretaria de Educação promoveu a culminância do Projeto Literatura Infantil no dia 18 de abril de 2015, no palco aberto da praça da cidade.


Na oportunidade, várias atividades foram realizadas, recital com o grupo Nordestinidade, do povoado de Angélica, música ao vivo com os alunos do Colégio Isaura Couto Vinícius e Camila, recital do grupo da Biblioteca, peças teatrais apresentadas pelos discentes das faculdades Uneb e Faibra, onde todos os envolvidos mostraram interesse e disponibilidade nas preparações e apresentações.
Os trabalhos realizados foram de grande valia para os envolvidos, pois se tratando de literatura infantil é possível observar que os adultos, por alguns momentos, voltam a ser crianças, pois  tudo que envolve a leitura tem magia e criação.

Fonte: Ana Carla Ramos de Macêdo


quarta-feira, 22 de abril de 2015

Escolas Municipais apoiam Escolinha de futebol do CRAS


A quinta-feira, 16.04.2015, foi marcada por uma seletiva de alunos de 07 a 14 anos das Escolas Municipais Cantinho do Saber, Clemente/Castelo e Isaura Couto, para participarem do Projeto Escolinha de futebol Bola no Pé, oferecida pelo Centro de Referência a Assistência Social – CRAS.
O projeto visa atender 60 crianças no município, oportunizando a prática esportiva e disciplina, com o objetivo de proporcionar conhecimento teórico e prática do esporte mais praticado em nosso país. As expectativas são as melhores possíveis e era visível a alegria e entusiasmo dos alunos. O instrutor relatou sua experiência como preparador de times, bem como as possibilidades que uma escolinha poderá trazer aos seus participantes, salientou ainda a importância do desenvolvimento escolar e o respeito familiar na formação de bons cidadãos. As escolas parceiras acompanharam a seletiva e seus respectivos alunos durante todo o dia.  

Fonte: Escolas Municipalizadas Clemente/Castelo Branco

Alunos das Escolas Municipais de Planaltino participam do espetáculo do Circo Stalone


Os alunos da rede municipal de ensino, das Escolas Cantinho do Saber, Clemente/Castelo e Isaura Couto da Silva participaram de uma apresentação circense na última quinta-feira, 16.04.2015. A ação foi realizada através de uma parceria das unidades escolares com os proprietários do circo.
A alegria e o riso tomaram conta dos alunos que participaram das apresentações do Circo Stalone, numa programação feita exclusivamente para atender atendê-los.  As unidades escolares contaram com o apoio dos docentes e coordenadores na organização de deslocamento e acompanhamento dos alunos.  Dublagem, trapezistas, palhaços e brincadeiras envolveram todos da plateia. Muitos alunos subiram ao palco para participarem das brincadeiras que foram divertidas. A participação dos alunos contemplou os educandos dos turnos matutino e vespertino. Foi um dia de alegria, descontração e muita gargalhada.

Fonte: Equipe das Escolas Municipalizadas Clemente/Castelo

terça-feira, 21 de abril de 2015

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PLANALTINO PARTICIPOU DO XVI FÓRUM REALIZADO PELA UNDIME


Entre os dias 16 e 17 de abril de 2015, foi realizado o XVI F órum da UNDIME/BA, no município de Salvador no auditório da União dos Municípios da Bahia – UPB, no Centro Administrativo da Bahia – CAB.  A UNDIME - União dos Dirigentes Municipais de Educação tem o objetivo de atualizar os conhecimentos dos Secretários Municipais de Educação e orientar/informar, acerca das atuais diretrizes dos Programas Sociais da Educação, visando o fortalecimento da Gestão municipal da educação.

Além dos Secretários Municipais de Educação dos Municípios, estiveram presentes o  Professor Osvaldo Barreto Secretário Estadual de educação da Bahia, apresentando a nova proposta para 2015 junto aos municípios, fortalecendo ainda mais o compromisso com os mesmos; A palestrante Viviane Mosé, ressaltou o papel da escola e da educação na construção de uma educação pública com qualidade social; O professor Geraldo Grossi, abordou a importância e o prazo estabelecido do Plano Municipal de Educação – PME; A professora Márcia Carvalhos, discutiu sobre o Plano de Carreira do Magistério; Um outro ponto abordado, foi sobre o Programa Mais Educação ministrado pela professora Marilene Pedrosa, que assegurou que os investimentos continuarão através do PDDE Integral; Contamos com a presença do Presidente do FNDE, tranquilizando os municípios Baianos sobre os repasses dos recursos e a construção de quatro escritórios do FNDE nas maiores cidades da Bahia; fizeram-se presentes a presidente da UPB a prefeita Maria Quitéria; o presidente da APLB o professor Rui Oliveira e o vice presidente da UNDIME Nacional o Srº Alessio Lima. Durante o evento tivemos alguns informes: Editora FTD, Plataforma Conviva e a empresa Brink Mobil (Equipamentos Educacionais). No final da tarde foi realizada a eleição para a nova diretoria da UNDIME, encerrando assim o XVI Fórum Estadual.

FONTE: Secretário Municipal de Educação

sexta-feira, 17 de abril de 2015

PLANALTINO PARTICIPA DO V ENCONTRO ESTADUAL DO PROINFANCIA-BA


No dia 16 de abril de 2014, membro do Comitê Estratégico da SEMECE a Professora Naiara Oliveira e a Gestora da Creche Brinquedoteca Cantinho Feliz Marlene Angela, participaram do V Encontro do Proinfância-Ba tendo como tema geral: Educação Infantil Ações e Compromissos necessários.

O Encontro pautou-se na apresentação dos resultados da pesquisa de Avaliação Diagnóstica Caracterizando a Educação Infantil em todo estado da Bahia, a referida pesquisa realizou-se em 2013, no âmbito do Projeto de Assessoramento Técnico-pedagógico aos municípios que aderiram ao PROINFÂNCIA, o principal objetivo do encontro foi conhecer a realidade da Educação Infantil nos municípios baianos nas suas diversas dimensões. Os dados evidenciam que a Educação Infantil avançou muito, porém os desafios precisam ser enfrentados a nível local com vistas à construção de uma Educação de qualidade para todas as crianças de 0 a 05 anos de idade. 

Na oportunidade, estiveram presentes representantes do FNDE, do Fórum Estadual de Educação, membros da UFBA que assessoram a pesquisa, UNDIME e FACED. Ao final do Encontro foi Lançado o Livro Educação Infantil os desafios estão postos e o que estamos fazendo? Fruto da pesquisa entre os 09 polos do projeto de assessoramento o qual Planaltino fez parte no polo de Amargosa-Ba.

Fonte: Comitê Estratégico da SEMECE.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

I Edição do Projeto Quarta Cultural - Planaltino - Bahia



A I Edição do Projeto Quarta Cultural, animou o público que se fez presente  e aplaudiram de pé  as apresentações culturais  na noite de quarta-feira . Para dar inicio ao evento o Locutor também conhecido como Galego Sertanejo fez as apresentações necessárias.


Na seqüência o Grupo de Cordel Flor-de-Mandacaru chamou a atenção do público presente com o Cordel uma "Partida de futebol". O  mesmo tem um potencial incrível, que sirva de incentivo para os grupos recém formados do nosso Município.

Logo em seguida, o público delirou  com a belíssima apresentação teatral do  Profissional Jonas que apresentou uma peça  chamada "Mulher". A mesma, tem como temática a gravidez na adolescência.
   

Para fechar com chave de ouro a I Edição  do Projeto Quarta Cultura, tivemos a apresentação musical do Grupo "Ciumentos  do Arrocha"  do Povoado de Campinhos.  Assim, que terminaram todas as apresentações, os artistas foram para a Pizzaria Pilão  se deliciar de saborosas pizzas. A Quarta Cultural,  foi  realizado pela Diretoria de Cultura, Secretaria de Educação e Secretaria de Ação Social.

Tivemos os seguintes patrocinadores: Posto Country, Araujo Variedades, Ivan Vereador e Ramalho Alves.

Fonte: Diretoria de Cultura 
Revisado por : Juliana 

quarta-feira, 15 de abril de 2015

OS ALUNOS MOBILIZAM A PRAÇA DE PLANALTINO NO COMBATE CONTRA A DENGUE E O CHIKUNGUNYA.

   
Em parceria com o PSE Programa de Saúde na Escola, foi realizado no dia 11 de abril o 1º sábado letivo, que teve como objetivo prevenir a população contra a Dengue e Chikungunya. A concentração aconteceu na feira livre do município. 




O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, o Comitê Estratégico da SEMECE e algumas apresentações: a percussão do Colégio Municipal Nossa Senhora das Graças ( Educa Angélica ) , Karatê do Programa Mais Educação ( Planaltino Semece) e recital de poesia com os alunos do Colégio Municipal Isaura Couto da Silva (Cemja Planaltino, Cmics Planaltino ,Ascom Planaltino, Smas Planaltino, Educa ClementeCastelo Escolas, Briquedoteca Cantinho, Cantinho Do Saber), além do stand de saúde com as enfermeiras dos PSF, médica, ACS e Agente de endemias ( Saúde Planaltino, Dab Sesab, Sind Acs Ace Jequié). 

Ao final, foi realizada uma caminhada pela praça da cidade para chamar a atenção e alertar a população para as formas de prevenção da DENGE e CHIKUNGUNYA! – Programa Saúde na Escola.

  


Fonte: SEMECE

PLANALTINO REALIZA CERIMONIA DE ABERTURA DO PROGRAMA PACTO COM MUNICÍPIOS PELA ALFABETIZAÇÃO



Na noite do dia 13 de Abril de 2015, aconteceu a Cerimônia de lançamento do Programa Pacto com Municípios pela Alfabetização- 2015, promovido pela Secretaria M. de Educação de Planaltino-BA, com a presença dos Professores Alfabetizadores, Diretores Escolares, Coordenadores Pedagógicos e Secretário de Educação, foi realizado  no Escola Municipalizada Clemente Mariane e Castelo Branco no município de Planaltino-BA.  O evento teve como objetivo apresentar a proposta do Programa. Nesse ano, as ações do Pacto serão potencializadas na perspectiva de consolidar a alfabetização dos estudantes até, no máximo, os oito anos de idade e de ampliar a ação pedagógica para formação continuada de professores com atuação no 4° e 5º anos do Ensino Fundamental e de Coordenador Pedagógico de escola.
Inicialmente teve-se a apresentação da Releitura da historia: Bruxa, Bruxa, venha a minha festa de Ardem Druce. “Educador, educador, venha a nossa formação”, momento este, em que foi possível refletir sobre a importância da participação e do compromisso de todos no processo de Alfabetização dos estudantes.         





                                         
A Coordenadora Pedagógica Multiplicadora, Lucieide Bastos e a Orientadora de Estudos Juliana Oliveira, apresentaram a Proposta de trabalho do Programa Pacto com os Municípios pela Alfabetização, para o ano de 2015, chamando a atenção para as principais estratégias de formação que é promover a formação de coordenadores pedagógicos e ampliar as ações formativas do Pacto para o atendimento aos professores do 4º e 5º anos e fortalecer a formação continuada e acompanhamento as turmas de alfabetização. E por fim, o momento de rede de experiência que foi possível pontuar as expectativas e os anseios acerca do Programa.

Seguindo, na noite do dia 14 de abril, aconteceu o primeiro encontro de Formação com todos os professores Alfabetizadores do 1º ao 5º ano e Coordenadores Pedagógicos.  Discutiu-se acerca da identidade profissional do Professor e, sobretudo do coordenador Pedagógico e sua atuação como articulador, formador, transformador e mediador.
Por fim, agradeceu-se a presença de todos, ressaltando a importância do compromisso assumido por todos os envolvidos, Secretaria de Educação, Professores e Gestores escolares no objetivo de efetivar a meta que é Alfabetizar todos os estudantes até os oitos ano de idade.



Fonte: Comitê Estratégico da SEMECE

Escolas Municipais do Campo realizam aplicação da Provinha Brasil

Alunos das Escolas Municipais do Campo participaram, durante os períodos matutino e vespertino do dia 14 de abril de 2015, da Provinha Brasil.
            A avaliação externa era aguardada com expectativa pelos alunos que puderam responder as questões resignificando aprendizados. Dessa forma a Provinha Brasil 2015 estabeleceu, de acordo com as suas diretrizes, um momento de avaliação referenciada pelos conteúdos trabalhados pelo professor em sala de aula.

As Escolas Municipais do Campo parabenizam aos professores aplicadores e alunos por fazerem parte desse momento importante para o crescimento e aprendizado da comunidade escolar.   

Fonte: Equipe Gestora das Escolas Municipais do Campo

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Reunião de pais na Escola Municipal Fernando Presídio- Fazenda Caboclo, Planaltino-Ba.


Na tarde do dia 13 de abril de 2015 foi realizada, na Escola Municipal Fernando Presídio- Fazenda Caboclo em Planaltino-Ba, a primeira reunião de pais do ano letivo com a participação da equipe gestora, coordenadora do projeto saberes alternativos, professores e funcionários da referida escola.

Na ocasião foram discutidos temas referentes às ações pedagógicas para o ano letivo de 2015, funcionamento da escola a adesão do projeto saberes alternativos com a oficina de capoeira e prestação de contas dos recursos financeiros e bens materiais adquiridos pelo FNDE através dos programas do PDDE.


A reunião firmou, também, a parceria entre pais/responsáveis e a escola estabelecendo o diálogo entre os alunos, pais, professores e equipe gestora das Escolas Municipais do Campo.


Fonte: Equipe Gestora Escolar

sexta-feira, 10 de abril de 2015

VISITA DE ACOMPANHAMENTO AOS ALFABETIZANDOS DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO



Na noite de quarta-feira, 08 de abril de 2015, o Secretário M. de Educação Aloísio Sousa Taquari, em parceria com a coordenadora de turma Jucicleia Costa Galvão, foram visitar algumas turma do Programa Brasil Alfabetizado na sede deste Município. O objetivo da visita foi acompanhar e apoiar os alfabetizadores do Programa, bem como incentivar os alfabetizandos sobre a importância de estarem estudando.  
O Programa Brasil Alfabetizado, no município, contem 50 turmas em funcionamento em 2015, e contempla atualmente o público da sede e do campo. Vale ressaltar, que o  Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. 
O objetivo do programa é promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.
Fonte:  Secretário Municipal de educação e Coordenação do PBA