terça-feira, 31 de março de 2015

Aula Inaugural Mais Educação Campo/Colégio Naice


A Escola Municipal Clemente Mariane e o Colégio Naice Gomes Machado realizaram a aula inaugural do Programa Mais Educação no distrito de Nova Itaipe, em Planaltino-Bahia. O encontro foi realizado na manhã do dia 31 de março de 2015, com a participação de pais, alunos, professores e equipe gestora das escolas envolvidas.
Desse modo, as Escolas do Campo e o Colégio Naice Gomes Machado ressaltaram o compromisso com as atividades desenvolvidas pelo programa firmando a parceria entre as Escolas.

Fonte: Equipe Gestora das Escolas de Educação no Campo.

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO CIRCO” DA BRINQUEDOTECA CANTINHO FELIZ


Na última sexta-feira 27 de março de 2015, na Brinquedoteca Cantinho Feliz no município de Planaltino-Bahia, foi comemorado o "Dia do Circo", com diversas atrações: palhaços, bailarina, mágico. No pátio da escola, os alunos dançaram músicas animadas e participaram de brincadeiras preparadas pelos professores para festejar o dia. O objetivo da comemoração foi valorizar o artista circense e também desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças. As professoras fizeram realmente um espetáculo. Com este tema, é possível trabalhar de forma lúdica a coordenação motora das crianças e o conhecimento de cores e formas, desenvolver a linguagem e ampliar o vocabulário com histórias, além de promover a socialização e a integração entre os alunos.
As atividades realizadas pelas crianças resgatam o amor e o respeito pelos profissionais circenses que proporcionam tantas alegrias e emoções a seus espectadores. Para estimular a participação das crianças todos foram caracterizados de palhacinhos e puderam participar de atividades em sala de aula, estimulando a coordenação motora, a afetividade por meio de brincadeiras e a música, onde desenvolveram muita criatividade e novos conhecimentos relativos ao tema.
Conhecendo a história do circo, de uma forma lúdica, os alunos ficaram encantados ao ver seus coleguinhas fantasiados e se divertiram com as atividades elaboradas, não somente as crianças que gostam do circo, os adultos também, se divertiram bastante, proporcionando horas de distração e alegria a todos, exibindo suas incríveis habilidades e carismas com o público, um lugar que nos faz sonhar, nos emociona e nos diverte!Feliz de quem já foi a um circo, já sentiu de perto esse mundo mágico.
  
Fonte: Equipe gestora da Brinquedoteca Cantinho Feliz

Lançamento do Pacto Pela Educação



 
O Secretário M. de Educação, professor Aloísio Taquari e o Prefeito José Carlos Gomes Nascimento, popular Carlinhos de Meireles, ambos do município de Planaltino,fizeram-se presentes no auditório do CIMATEC, em Salvador -Bahia, participando da apresentação oficial do Programa Pacto com Municípios. Diversos prefeitos e secretários de educação dos municípios baianos confirmaram a presença, além do Excelentíssimo Sr. Ruy Costa, governador da Bahia.

Segunda-feira, 30 de março de 2015.
 
Secretária Municipal de Educação de Ubaíra, professora Eliene Brito.
 Fonte: Equipe SEMECE

sexta-feira, 27 de março de 2015

Secretário M. de Educação de Planaltino participa de Reunião do EDUCAVALE, em Jaguaquara – Bahia

Visando a importância do trabalho em parceria, o Secretário de Educação do município de Planaltino, professor Aloísio Sousa Taquari, participou da 1ª Reunião do Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – EDUCAVALE. A reunião aconteceu na última quinta-feira, 26 de março das 09h00min as 12h00min, no município de Jaguaquara – Bahia.
Estiveram presentes Secretários (as) dos municípios de Nova Itarana, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Laje, Planaltino, Elísio Medrado, Itaquara, São Miguel, Mutuípe e Santa Inês. A reunião pautou-se no reforço das parcerias e, sobretudo, na retomada das atividades para o ano letivo de 2015. Posto isso, foi possível a construção, em equipe, do calendário de trabalho com temáticas importantes a todos os municípios como: Pacto; Plano de Carreira e Estatuto; Gestão Democrática, Sistemas e fortalecimentos dos Conselhos; Educação Especial; Calendário Escolar e Jornada Pedagógica; e ainda outros que se fizerem necessários ao longo do ano letivo de 2015.

Fonte: Comitê Estratégico da Secretaria M. de Educação de Planaltino

Secretaria M. de Educação promove Formação da Provinha Brasil – 2015.


Na manhã do dia 27 de março de 2015, aconteceu na sala de reuniões da Secretaria M. de Educação de Planaltino - Bahia, a Avenida André Magalhães, 214 – centro, a formação da Provinha Brasil – 2015. Na oportunidade, estavam presentes os membros do Comitê Estratégico da Secretaria os gestores escolares das Escolares Municipais: Cantinho do Saber, Manoel Castor Braga, Nossa Senhora das Graças e Escolas do Campo.
A formação iniciou com a leitura deleite: Espelho, espelho meu, fazendo uma relação entre a avaliação da Provinha Brasil como um descritor que assemelha-se ao espelho mágico. O descritor detalha uma habilidade cognitiva, em graus de complexidade, sempre associada a um conteúdo.

 Na formação, foi apresentado à estrutura metodológica da Provinha Brasil e seu objetivo, que é de oferecer informações que possam orientar tanto os professores quanto os gestores escolares e educacionais na implementação, operacionalização e interpretação dos resultados dessa avaliação. A Provinha Brasil, acontece sempre no 1º semestre, como diagnóstico e no 2º semestre a consolidação, com todos os alunos matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental.

Seguindo, discutiu-se acerca da Matriz de Referência do Letramento e Matemática, a luz das questões da Provinha Brasil, relacionado os descritores as questões.
Ainda durante a formação, ficou acordado com todos os presentes a "Semana para Mobilização e Divulgação", do dia 06 à 10 de abril e Dia 14 de abril como o "Dia D de aplicação", momento que todas as unidades escolares deverão aplicar os testes de leitura e Matemática.
Posterior a aplicação da Provinha, cada escola deverá analisar e divulgar junto à comunidade escolar, o resultado do desempenho dos alunos. Frente a isso, utilizar o resultado para redimensionar as ações pedagógicas da escola.


Fonte: Comitê Estratégico da Secretaria de Educação de Planaltino-Bahia.

O dia do Circo é comemorado em grande estilo nas Escolas Municipalizadas Clemente/Castelo


            As Escolas Municipalizadas Clemente Mariani/Castelo Branco, situadas na sede do município de Planaltino – Bahia comemorou na noite de ontem, 26 de março de 2015, o “Dia do Circo”  -  oportunizando  alegria e diversão para os seus educandos.

A ação intitulada de “Circo alegria, alegria!” foi planejada por toda equipe escolar com muito empenho e dedicação, tornando a noite recheada de sorrisos, brincadeiras, doces e pipocas. Os palhaços fizeram diversas brincadeiras e mágicas, propiciando aos educandos muitas gargalhadas. O Circo alegria, alegria em  seu primeiro espetáculo contagiou não só a criançada, mas também aos pais que estavam acompanhando os filhos (as). “Assim, continuem acompanhando nossas ações, pois outras agradáveis noites virão. Nada é mais contagiante do que ver o sorriso de uma criança, isso alegra e encanta a alma.” Pontua a Coordenadora Pedagógica, Joane Santos Oliveira.

Fonte: Equipe gestora das Escolas Municipalizadas Clemente Mariani/Castelo Branco.


I Reunião de Pais e Mestres da Escola Municipal Cantinho do Saber


Na última quinta-feira, 25 de março às 18h30min, aconteceu a primeira reunião de pais e mestres da Escola Municipal Cantinho do Saber, situada a Rua José Elias de Mattos, município de Planaltino-Bahia. Estiveram presentes a Gestora Nádia Maria Fontes, a Coordenadora pedagógica Josenilda Rocha Novaes, professores, pais e mães de alunos, bem como a representante do Comitê Estratégico da Secretaria M. de Educação, professora Graça Sudré.
A reunião propiciou momentos interativos de diálogos, sendo possível socializar informações acerca do Projeto Político Pedagógico, da Proposta Curricular e dos projetos que estão sendo trabalhados na instituição, em 2015. Na oportunidade, a Coordenadora convidou aos pais para opinar sobre o trabalho que está sendo desenvolvido pela equipe escolar, dando sugestões através da ouvidoria ( uma caixa de sugestões) cujo objetivo é envolver a todos num trabalho de parceria firme com a escola, contribuindo assim, para um ensino qualificado.
No mais, a diretora agradeceu a presença de todos, reafirmando o compromisso de toda a equipe escolar com o processo de ensino aprendizagem dos alunos, bem como convidando aos pais e mães de alunos a visitarem, com maior freqüência, as salas de aula onde os filhos estão estudando.

Fonte: Escola M. Cantinho do Saber

quinta-feira, 26 de março de 2015

O Colégio Nossa Senhora das Graças promove o I Encontro Família e Escola do ano de 2015





Educar depende de uma relação ampla entre os educadores e as famílias, no dia 15 de março de 2015, o Colégio Nossa senhora das Graças no Pov. da Angélica realizou o I Encontro Família e Escola.  Estiveram presentes alunos e seus responsáveis - mães, pais, irmãos, tias ou avós, educadores, monitores dos programas vinculados a escola e a equipe da Secretaria M. de Educação que foram recepcionados com muito carinho pela equipe escolar.                                         
A noite iniciou com os informativos sobre quais atividades serão realizadas no Colégio durante o ano letivo de 2015, e quais projetos e programas serão desenvolvidos para que a aprendizagem e novas habilidades dos educandos sejam descobertas. Foi o momento de celebrar, através de apresentações culturais e artísticas, tudo o que a escola oferece para os alunos.  Ao promover esse encontro, os professores em parceria com a direção e a coordenação, explicitaram com muita clareza suas expectativas de aprendizagem e das atividades previstas na proposta curricular, realizadas num projeto pedagógico  que prioriza a relação família x escola para que de fato aconteça o sucesso escolar. Os presentes foram contemplados com apresentação do Grupo Nordestinidade do Programa Mais Cultura com um belíssimo Cordel intitulado “Quanto mais agente ensina, mais vontade agente tem de aprender”,  demonstração do grupo de Capoeira, uma das novas oficinas implantada pelo Programa Mais Educação, apresentação do Coral da Escola em parceria com os monitores da oficina de música,  violão e o grupo de percussão. 


Na oportunidade, estiveram presentes, o Secretário de Educação, o profº Aloísio Souza Taquari, a coordenadora do Programa Mais Educação e a Profª Naiara Oliveira representando o Comitê Estratégico da SEMECE. O Secretário de Educação profº Aloísio ressaltou a importância do estreitamento da relação  das famílias com a escola, deixando claro que o trabalho está sendo prioritariamente pensando no sucesso de aprendizagem dos  alunos, e que a partir do momento que as famílias acompanham elas tem maiores possibilidades de ajudar na vida escolar de seus educandos.
Por fim, salienta-se que a família e a escola formam uma equipe perfeita. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios em relação aos objetivos que desejam atingir. A gestora Maria das Graças Alves agradeceu a presença de todos ao tempo que aproveitou o ensejo para convidar os pais e mães de alunos para visitarem a escola a qualquer hora, independentemente de serem convidados, pois acredita ser essa parceria fundamental para a consolidação de uma educação pautada na qualidade. 

Fonte: Comitê Estratégico da SEMECE.



quarta-feira, 25 de março de 2015

1º REUNIÃO DE PAIS E MESTRES DA BRINQUEDOTECA CANTINHO FELIZ -2015


            Na noite da última terça-feira 24 de março de 2015, aconteceu na Brinquedoteca Cantinho Feliz no município de Planaltino-Ba, a I Reunião de pais e mestres do ano de 2015, com o objetivo de estreitar os laços entre a família e a Escola para um melhor desenvolvimento do aluno. A reunião iniciou - se com a exibição do vídeo “Oração de agradecimento”, pedindo a Deus que vidas sejam conduzidas, através de um ato de fé, pois não é possível apresentar-se a Deus em oração somente para pedir, mas também para agradecer pelas bênçãos e maravilhas que sempre tem feito em nossas vidas.

Na oportunidade, foi apresentada todas as pessoas que compõe a equipe   escolar, onde cada professora das turmas dos grupos, 1, 2 e 3, relataram aos pais as habilidades e conteúdos que os alunos precisam desenvolver em cada etapa escolar e como a escola tem proporcionado esse desenvolvimento. A diretora da referida escola, a professora Marlene Ângelo dos Santos, deu boas vindas e agradeceu a todos pela  presença, pedido aos pais que frequentem a escola assiduamente, pois essa ação é  de suma importância para o processo de aprendizagem dos filhos. Dando continuidade,  realizou a leitura do Boletim informativo,  cujo objetivo pauta-se em orientar e informar os pais acerca das atividades desenvolvidas pela escola. A Coordenadora Pedagógica Juliane Oliveira, fez uma breve discussão acerca do Projeto Político Pedagógico, salientando a importância dos alunos nas atividades desenvolvidas pela escola, como: Projetos e Sequências Didáticas; Atividade de Classe e o Para Casa; Dia do Brinquedo; Dia do Parque; Comportamento; Eventos Extra-Classe.
           A reunião ainda contou com a presença do Secretário de Educação de Planaltino, o professor Aloísio Taquari, que no ensejo, parabenizou a presença dos pais, elogiou também, a reforma da unidade escolar. A professora Juliana Oliveira representado o comitê Estratégico da Secretaria de Educação na sua fala defendeu que a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria. Ao final da reunião, foram feitos informes acerca do fardamento, merenda escolar, transporte e horários, bem como,  maiores esclarecimentos.
            Ademais é importante frisar, que a reunião de pais e mestres não é apenas um mero evento protocolar, é um momento para compartilhar interesses, sugestões, tendo em vista os benefícios para os alunos. A relação entre escola e família deve ser de parceria, pois são nesses momentos em que os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores. Frente a isso,  os agradecimentos as pessoas que se fizeram presentes e a certeza que este foi o pontapé inicial de uma série de ações pactuadas por toda a equipe escolar da Brinquedoteca Cantinho Feliz para todo o ano letivo de 2015.


Fonte: Equipe Gestora da Brinquedoteca Cantinho Feliz


sábado, 21 de março de 2015

Seminário de história II : muita informação e riqueza cultural

Seminário de história II : muita informação e riqueza cultural

      Os alunos da UNEB-POLO-PLANALTINO apresentaram, neste último sábado, 21 de março, várias atividades desenvolvidas na disciplina de História II, tendo como orientador o professor Alex Brito.

 Além das várias informações propostas pelo professor, ele trouxe um tema bastante relevante para a nossa comunidade que foi a de estar adquirindo informações a respeito da nossa cultura popular, no sentido de mostrar e resgatar o que temos no nosso município.
       As festas juninas, terno de reis, as crenças religiosas como o presépio e o enterro do ano velho e a história dos vaqueiros foram as temáticas desenvolvidas pelos grupos de estudantes da UNEB, sendo eles subdivididos em quatro equipes. Tetro, música, apresentação de vídeos, entrevistas, comidas típicas, tocador de berrante, cordel, danças, causos etc. Tudo isso fez com que todos os participantes e envolvidos nesse trabalho se sentissem valorizados enquanto agentes, estudantes, pesquisadores e historiador, onde cada um deles trouxe grandes contribuições.



Abriu-se um leque riquíssimo para discutir sobre a importância dos temas trazido pelo professor, o empenho dos alunos em buscar informações, a aquisição de objetos para exposição, a presença do grupo de terno de reis “Canto da Siriema” e principalmente o compromisso que cada um teve com o propósito de apresentar um trabalho onde todos pudessem compreender a relevância do seu conjunto como um todo.




      Ao final dos trabalhos, o professor Alex Brito parabenizou a todos os alunos, fez um agradecimento aos convidados, discutiu enquanto ás atividades apresentada e falou do quanto é importante se trabalhar a história da sua comunidade, pois assim se estar valorizando o seu lugar como também trazer à tona toda sua beleza cultural.
Texto: Edvaldo Vieira – discente e representante da turma

sexta-feira, 20 de março de 2015

II ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO-2014-2015



Na noite da última quinta-feira, 19 de março de 2015, aconteceu na Escola Municipal Cantinho do Saber, do município de Planaltino-Ba, o II encontro de formação continuada do Programa Brasil Alfabetizado.
O Brasil Alfabetizado é um programa do Governo Federal, no qual os professores assumem turmas de alunos adultos não alfabetizados, com o objetivo de reduzir os índices de analfabetismo no país.  O professor formador Manoel Messias, discutiu no momento de formação, sobre o Letramento, ressaltando a importância de uma Educação de Jovens e Adultos baseada na qualidade e fundamentados no letramento interligado a alfabetização, que propicie a esse aluno, a oportunidade de aprender outros conhecimentos sem desmerecer os conhecimentos que eles já possuem.                                                                                        
No encontro, estiveram presentes os alfabetizadores, coordenadores do Programa, o Secretário de Educação do município o Senhor Aloísio Taquari, que discorreu sobre a importância do Programa para o município e da parceria entre a Secretaria de Educação e a empresa Formadora ALLMA.

Fonte: Coordenação do Programa Brasil Alfabetizado

quinta-feira, 19 de março de 2015

Reformas e Ampliações da Brinquedoteca Cantinho Feliz, em 2014/2015.



A Brinquedoteca Cantinho Feliz, situada a Rua Osvaldo Pereira da Silva, Bairro Waldomiro Borges s/n, funciona em tempo integral, atendendo 140 crianças, atualmente. Iniciou o ano letivo com um novo visual, uma vez que vem passando por grandes mudanças na infraestrutura, incluindo trocas de portas e janelas de madeira por blindex, construção de uma lavanderia, pintura de paredes, telhados e calçada, ampliação de sala, reforma total do dormitório e de uma nova sala.
 Conta-se, ainda, com uma Brinquedoteca com fantoches, teatro, livros de histórias infantis um verdadeiro encanto para as crianças e adultos. Aquisição de Parque - espaço em que as crianças se divertem, incluindo também mobiliário das salas para os alunos e Professores. 
A escola está linda, tendo uma grande procura por matrícula pelos pais. Todos os funcionários, pais e alunos estão contentes com a nova estrutura.
A reforma da unidade faz parte do esforço, parceria e comprometimento da Prefeitura, SEMECE e o projeto Brasil Carinhoso, tendo como objetivo contribuir para maximizar o aprendizado.



Fonte: Equipe Gestora da Brinquedoteca Cantinho Feliz