quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Planaltino realiza Jornada Pedagógica de 23 a 27 de Fevereiro – 2015 Tema - ESCOLA: Um lugar de aprendizagens e desenvolvimento das potencialidades humanas

FOTOS   PRIMEIRO  DIA

A Jornada Pedagógica do município de Planaltino constitui-se um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico da escola, momento imprescindível para o planejamento do ano letivo de 2015, a partir  da reflexão do trabalho do professor acerca do processo de aprendizagem, do tempo e da construção do conhecimento, valorizando a autonomia e peculiaridades do educando.
Na segunda-feira, 23/02, os trabalhos foram iniciados nas próprias unidades escolares, onde as equipes gestoras, em parceria com os professores, promoveram análises e discussões acerca do PPP, do Regimento e dos resultados obtidos relacionados à aprendizagem ao longo do ano letivo de 2014.
Na terça-feira, 24/02 aconteceu à abertura oficial da Jornada Pedagógica, com uma recepção calorosa aos Educadores que irão conduzir o ano letivo de 2015. Estiveram presentes equipes gestoras, professores, alunos, secretários municipais, a Coordenadora do núcleo sindical da APLB sindicatos, presidentes dos Conselhos do FUNDEB, do CAE e de Educação, representante do prefeito municipal e demais convidados. Contamos com a apresentação cultural do Grupo Brisa, da cidade de Jequié, que nos proporcionou uma verdadeira especulação dos valores da cultura de massa. Para dar inicio aos trabalhos ouvimos os agradecimentos da ex Secretaria de Educação a professora Naiara Oliveira, que fez uma reflexão acerca do quanto os educadores podem contribuir de forma positiva para uma gestão de sucesso. Dando continuidade, houve a apresentação do novo Gestor da Secretaria de Educação o professor Aloísio Taquari, que já estava na equipe atuando na coordenação pedagógica nos últimos dois anos no CMICS, na sua fala abordou a necessidade de uma educação construída coletivamente e que conta com o apoio de todos na atuação e na efetivação de uma educação de qualidade.
FOTOS   SEGUNDO DIA


Como palestra magna o professor mestre José Wilson ressaltou a importância de estarmos renovando nossas práticas pedagógicas, para que possamos acompanhar a evolução dos nossos educandos nos dias atuias. No dia 25/02, foram realizadas oficinas temáticas, por níveis e modalidades, com carga horária de 08h, onde contamos com a apresentação do Grupo Nordestinidade do Programa Mais Cultura, do Colégio M. Nossa Senhora das Graças – Povoado de Angélica. Nos dias 26 e 27/02, os trabalhos estão sendo desenvolvidos em cada unidade escolar, sob a coordenação do gestor e do coordenador pedagógico.

Programação do dia 25/02 – Quarta-feira

Educação Infantil (Creche e Pré – Escola)
Tema: Valorização do tempo de aprendizagem das crianças
Ministrante: Profa. Marivalda Carneiro
Ensino Fundamental I e II
Tema: Desenvolvimento e intensificação do processo de leitura, escrita e produção de texto na contemporaneidade.
Ministrantes: Profa. Juliete Bastos (Fundamental I) e Prof. Me. Marcus Vinicius (Fundamental II)
Educação de Jovens e Adultos
Tema: Valorização da interdisciplinaridade no contexto da EJA
Ministrante: Profa. Queila Oliveira

Fonte: Diretoria de Administração, Planejamento e Supervisão Escolar