quinta-feira, 27 de novembro de 2014

OS ALUNOS DA 7ª SÉRIE APRESENTAM TRABALHOS

No dia 26 de novembro do ano em curso os alunos das 7ª series, do Colégio Municipal Isaura Couto da Silva localizado na sede deste município na praça Isaura Couto s/n, em Planaltino, após terem lidos atentamente os livros: O Menino do Espelho, de Fernando Sabino; Contos de Aprendiz, de Carlos Drummond; Os Miseráveis de Vitor Ugo; Uma Pequena luz na Escuridão de Gilberto Martins. Encenaram as respectivas histórias na intenção de favorecer as alunas que não tiveram a oportunidade de lê-las incentivando assim, a ansiedade pela leitura dos mesmos. Os responsáveis pelo trabalho contaram com a participação dos alunos de 5ª a 8ª series. Esta foi uma atividade realizada pela professora Maria Cardoso da disciplina de Português, que teve o objetivo de recuperar alguns alunos com dificuldade de aprendizagem.
Fonte: Aloísio S. Taquari – Coordenador Pedagógico do CMICS.



terça-feira, 25 de novembro de 2014

O CMICS REALIZA SEMINÁRIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA 2014

No decorrer do ano de 2014 foi promovido pela SEMECE, 10 encontros de Formação Continuada de professores que atuam na Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, com o objetivo de discutir temas atuais, como inclusão, avaliação, Identidade Cultural e entre outros, atualizando os professores as sobre novas metodologias de ensino, voltadas para as práticas inovadoras. Na última noite de segunda-feira dia 24-11-2014, os professores do Colégio Municipal Isaura Couto da Silva localizado na sede deste município na praça Isaura Couto s/n,  em Planaltino - Bahia, realizaram o seu último encontro com um recital, apresentado para os alunos da EJA, abordando todos os temas e conhecimentos adquiridos nos encontros. Recital esse construído pela professora Maria Cardoso.
Deixamos os nossos agradecimentos a Secretária Municipal de Educação a professora Naiara Oliveira, a Prefeitura Municipal, aos Professores Formadores Enilton Morbeck, Eliete Oliveira, Marinalva Lima, Washigton Pinto, Edvaldo Almeida, Sheila Tranzilo, Aloísio Taquari ao psicólogo Djalma Novaes e a nossa parceira a Editora FTD com os ministrantes Edileuza Magalhães e Márcio Brito.
A Comunidade escolar agradece a equipe gestora Juçara Almeida, Lucas Santos e Geir Cardoso por todo apoio até aqui prestado.

Fonte: Aloísio S. Taquari – Coordenador Pedagógico do CMICS

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O CMICS VALORIZANDO A IDENTIDADE DA CULTURA NEGRA E INDIGENA

Mediante a proposta Pedagógica juntamente com o corpo docente e discente Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, situada na Praça Isaura Couto no Município de Planaltino Bahia, realizou a culminância da seqüência didática no dia 20-11, que foi desenvolvido durante toda IV Unidade aos alunos da 5ª a 8ª série, cujo tema: “O CMICS Valorizando a Identidade da Cultura Negra e indígena”. Homenageando o dia da Consciência Negra. Nessa perspectiva, pretendemos promover conscientização dos envolvidos no projeto de que eles são responsáveis pelo resgate de sua história como contribuição para o desenvolvimento da sua sociedade visando assim o bem-estar de todos. O Objetivo do Projeto é refletir sobre dia da Consciência Negra, 20 de novembro, perpetuando a memória dos líderes e símbolo da resistência e luta do povo negro e afro descendente do Brasil.

Fizeram-se presentes todos os professores, funcionários e alunos da Instituição, ressaltando a participação da construção desse Projeto a Professora a Sheila Tranzilo.

Fonte: Aloísio S. Taquari – Coordenador Pedagógico do CMICS

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

II PLANTÃO PEDAGÓGICO COM PAIS DOS ALUNOS NO COLÉGIO MUNICIPAL ISAURA COUTO DA SILVA

A Equipe Gestora do Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, situado na praça Isaura Couto no Município de Planaltino – Bahia, realizou neste último sábado 08 de novembro, o II Plantão Pedagógico com as turmas das 5ª as 8ª séries. Dessa forma a escola promoveu aos pais de alunos para terem contato direto com os professores e a consulta sobre rendimento dos alunos, por intermédio da avaliação do boletim escolar pelos professores de cada disciplina. O Coordenador Pedagógico, explicou sobre a ação que atende melhor os pais, fortalecendo a relação escola e família.
O Plantou contou com a presença da Equipe gestora, Educadores, funcionários da diretoria e os Pais, os quais se envolveram nas discussões referentes à aprendizagem e ao comportamento dos alunos.

Fonte: Aloísio S. Taquari – Coordenador Pedagógico do CMICS




O MUNICÍPIO DE PLANALTINO – BAHIA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PME – PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024

Na última segunda-feira, 10 de Novembro do corrente ano, na Escola Municipal Cantinho do Saber à Rua José Elias de Mattos, foi realizada em Planaltino-Bahia a Audiência Pública do Plano Municipal de Educação 2014-2024.
Na ocasião, estavam presentes educadores, equipes gestoras das redes Municipal e Estadual de Ensino, pais e mães de alunos, membros dos Conselhos de Educação, da Merenda Escolar e do FUNDEB, representantes da Sociedade Civil, da Comunidade e Autoridades, bem como a técnica do PROAM Silvana Oliveira, responsável pelo assessoramento no processo de elaboração do PME, no município. A Audiência iniciou-se às 8h00min com a acolhida e o credenciamento dos participantes, composição da mesa, entoação do Hino Nacional, uso da palavra e apresentação cultural com os alunos dos Colégios Municipal Isaura Couto da Silva e do Estadual Manoel José de Andrade que recitou sobre aspectos relacionados ao PNE e sua relevância acerca da construção dos planos municipais de educação. Logo após, a técnica do PROAM discorreu sobre o tema Políticas Públicas e Educação com a seguinte provocação: QUE TIPO DE INDIVÍDUO SE ESTÁ AJUDANDO A FORMAR A PARTIR DAS POLÍTICAS NO CONTEXTO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - PNE?
Dando continuidade aos trabalhos, a Presidente da Audiência, professora Graça Sudré realizou a leitura cuidadosa do Regimento Interno com o intuito de fixar procedimento capaz de efetivar a melhor condução dos trabalhos inerentes ao ato. Posto isso, a Secretária Municipal de Educação Naiara Oliveira efetivou a leitura do Documento Base com o objetivo de publicizar todo o percurso realizado pelo Grupo Colaborativo e pelos membros das Comissões Representativas, bem como a metodologia utilizada, os desafios, as parcerias e as conquistas na elaboração do PME do município, até aqui. Chamou a atenção dos participantes para apreciar os dados sociais e educacionais da análise situacional do Município e da Educação, as metas e estratégias que constam no Documento-Base do PME, com o objetivo de trazer sugestões, críticas para submeter ao crivo popular, possibilitando a implementação das propostas previamente expostas. Uma vez apreciado o Documento Base pelos presentes e não havendo restrições, os participantes foram direcionados para as oficinas com o objetivo de analisar, discutir e alterar, caso fosse necessário, as metas e estratégias postas.
Frente a isso, os grupos retornaram a Plenária e o Coordenador de cada Meta socializou suas análises e conclusões que serão encaminhadas para análise e alteração dos membros do Grupo Colaborativo - responsável pelos ajustes finais no documento, que será encaminhado para aprovação, no legislativo. Para finalizar as atividades, a Secretaria M. de Educação Naiara Oliveira fez as considerações finais acerca das próximas etapas, agradeceu o apoio e a parceria da técnica do PROAM nesse processo, agradeceu o empenho e o compromisso do GC e das Comissões Representativas que tiveram importância relevante na construção das etapas priorizadas. Enfatizou, ainda, a importância da presença de todos neste momento histórico que passa o município, ressaltando que pensar a Educação a longo prazo em todos os seus aspectos, constitui-se tarefas de todos, uma vez que os Planos de Educação são documentos, com força de lei, que estabelecem diretrizes, metas e estratégias construídas baseada no diagnostico sério e real para que a garantia do direito à educação de qualidade avance em um município, estado ou país, no período de dez anos. Por fim, a Secretária de Educação mostrou-se bastante satisfeita com o resultado da Audiência encerrando as atividades agradecendo as contribuições dos presentes.

Fonte: sala da Secretária e Departamento de Planejamento e Supervisão Escolar

terça-feira, 11 de novembro de 2014

OS ALUNOS DO CMICS VISITAM O PARQUE AQUÁTICO ROLF



Na última sexta-feira 07 de novembro de 2014, os alunos do Colégio Municipal Isaura Couto da Silva participaram de uma excursão ao Parque Aquático Rolf, promovido pela Secretaria Municipal de Educação juntamente com a FERBASA. Os estudantes aguardavam ansiosos por esse momento, uma vez que, o referido passeio foi fruto da conquista pelo título de campeão intercolegial no campeonato de quadrilha junina. 
E finalmente no parque os educandos aproveitaram ao máximo, o Rolf é um lugar muito agradável com diversas piscinas, praça de alimentação, espaço para realização de atividades físicas; sem deixar de mencionar a belíssima paisagem. Enfim, foi um passeio maravilhoso, pois oportunizou aos estudantes a conhecer novos lugares e diferentes situações de aprendizagens, buscando o desenvolvimento cultural, social e pessoal do aluno. 
A equipe gestora do CMICS, professores, funcionários e alunos agradecem a Secretaria Municipal de Educação de Planaltino e a FERBASA por ter nos proporcionado esse dia tão ESPECIAL. 


Fonte: Equipe gestora do CMICS.