quarta-feira, 29 de outubro de 2014

ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (CRECHE) DO MUNICÍPIO DE PLANALTINO SÃO BENEFICIADOS COM RECURSOS DO E.I. MANUTENÇÃO

Alunos da Educação Infantil (Creche) do município de Planaltino-Bahia, estão sendo beneficiados pelo repasse direto do FNDE dos recursos relacionados ao E.I. Manutenção com base na quantidade de matrículas de crianças de 0 (zero) a 48 (quarenta e oito) meses cadastrados no Censo escolar da Educação Básica, em 2013, cujas famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família.
O valor do recurso recebido pelo município, em 2014, foi de 109.941,94. Parte desse recurso está sendo utilizado na aquisição de materiais didáticos diversos, mobiliário infantil, uniformes, jogos pedagógicos, kit de dormitório (cama, colchões, colchonetes, edredons e lençóis) brinquedos e sacolões divertidos, acervos literários, recursos audiovisuais como notebook, caixa de som ativo, microfones sem fio, microssistem, câmara digital, além de material permanente como armários de cozinha em aço, máquina de lavar roupa mesas e cadeiras para professor, entre outros. Dessa forma, foi possível contemplar todas as unidades escolares do município que atendem aos alunos matriculados no Censo escolar que se enquadrem na faixa etária de 0 a 48 meses, levando em consideração as famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família, no município.
As equipes gestoras, professores, famílias e todas as crianças das unidades escolares Brinquedoteca Cantinho Feliz (sede), Colégio M. Nossa Senhora das Graças (Angélica), Colégio M. Manoel Castor Braga (Campinhos), Escola M. de Tempo Integral Maria Rosa de Almeida (Lagedinho), Escola M. Leonor Araújo (Santo André), Escola M. Fernando Presídio (Caboclo), Escola M. Maria Vieira (Lajedo Alto), Escola M. Joana Angélica (Faz. Figueiredo) e  Colégio Municipal Isaura Couto da Silva Alunos da Sala do AEE. Estão felizes pelo recurso recebido, pois foi possível equipar as respectivas unidades com materiais e equipamentos diversos que propiciará mais conforto, lazer e aprendizagem às crianças.
A equipe da Secretaria M. de Educação acompanhou  o processo de aquisição e entrega de todo o material para as unidades contempladas. Em visitas recentes, observou-se a satisfação dos pais e mães com a mudança no ambiente escolar, a alegria, o conforto  e disposição das crianças diante de tantos brinquedos como a piscina de bolinha, o pula-pula, a toca, a escorregadora e todos os banquinhos coloridos espalhados, além dos tapetes e do espaço da biblioteca.  Face ao exposto, vale ressaltar que a brincadeira é essencial para a construção da identidade da criança, pois possibilita construir identidade autônoma, cooperativa e criativa. Estamos  felizes por todas as crianças da sede e do campo, eles são os verdadeiros merecedores  desse novo ambiente colorido, diverso e aconchegante. (Pontua a professora Naiara Oliveira, Secretária M. de Educação).

Fonte: Sala da Secretária


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

PROFESSORES DO CMICS SÃO HOMENAGEADOS PELOS PAIS E ALUNOS

Na última quarta-feira dia 14 de outubro no final da manhã, fomos surpreendidos pelos alunos da 6ª serie A, quando realizaram uma homenagem ao dia do Professor para direção, coordenação pedagógica e docentes e no final da tarde um momento inesquecível na  vida profissional dos educadores desta instituição de ensino. As homenagens não se encerram por aí, os pais de uma das alunas da 8ª serie A, também realizou um momento, esse com uma pequena confraternização. O que mais me chamou atenção, não foi um pedaço de bolo, mas o reconhcimento, respeito e a certeza que estamos no caminho certo, vindo de um casal de pais para os profissionais da Educação do CMICS”.  – ressalta o professor Aloísio Taquari. Não temos palavra para agradecer o carinho de vocês!
Esse momento foi realizado no Colegio Municipal Isaura Couto da Silva localizado na sede deste município na praça Isaura Couto s/n,  em Planaltino – Bahia. Desejamos a todos os Mestres um feliz dia dos professores hoje e sempre!

Fonte: Aloísio S. Taquari e Sheila Tranzilo – Coordenadores Pedagógicos do CMICS.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

O COLÉGIO MUNICIPAL ISAURA COUTO REALIZA CONSELHO DE CLASSE DA III UNIDADE



A equipe do corpo docente e gestão do Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, situado na praça Isaura Couto, S/N no município de Planaltino Bahia, realizou no último dia 13-10 do ano em curso as 19:00h, o III Conselho de Classe. Com o objetivo de envolver todos os participantes do processo ensino-aprendizagem que tem como pontos principais a troca de experiências, a reflexão sobre a aprendizagem dos alunos e a prática e os resultados das estratégias de ensino. A partir dessas informações foram sinalizados os alunos que apresentam dificuldades na III Unidade.
No primeiro momento os professores foram homenageados pela equipe, pelo dia do professor que será na próxima quarta-feira dia 15-10.

Fonte: Aloísio S. Taquari e Sheila Tranzilo  – Coordenadores Pedagógicos do CMICS

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O CMICS REALIZA A VIII FORMAÇÃO CONTINUADA

“Como elaborar Projetos Pedagógico”. Esse foi o tema abordado na VIII FORMAÇÃO CONTINUADA COM OS PROFESSORES do colégio Isaura Couto, situado na praça Isaura Couto neste município, realizado no último sábado, 11 de outubro de 2014, ministrado pelo Professor Aloísio Souza Taquari e pela professora Sheila Mascarenhas Tranzilo – Coordenadores Pedagógicos da referida instituição de ensino.
No primeiro momento da formação os ministrantes fizeram uma breve explanação sobre o tema, depois a exibição de um vídeo sobre a Pedagogia dos Projetos do Professor Nilbo Nogueira – Doutor em Educação pela PUC-SP que ressalta a importância de se trabalhar com Projetos: “Projeto didático é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolvem uma situação- problema. Seu objetivo é articular propósito didáticos (o que os alunos devem aprender) e propósitos sociais (o trabalho tem um produto final, como um livro ou uma exposição, que vai ser apreciado por alguém). Além de dar um sentido mais amplo às práticas escolares, o projeto evita a fragmentação dos conteúdos e torna a garotada corresponsável pela própria aprendizagem” - diz o educador.
Na sequência foi realizada uma dinâmica: “A estrada grupal”, os participantes receberam 05 perguntas referentes ao tema, na qual deveriam encontrar as respectivas respostas, formando então a imagem de uma estrada. O momento proporcionou uma riquíssima discussão entre professores e ministrantes.
O encontro foi finalizado com uma breve discussão sobre a interdisciplinaridade e a transversalidade na elaboração de projetos.

Fonte: Aloísio S. Taquari e Sheila Tranzilo – Coordenadores Pedagógicos do CMICS.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O MUNDO DO CIRCO É TEMA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CMICS




Na semana de 29/09 a 01/10 de 2014, os estudantes das 6ªs séries do Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, localizado na sede deste município na Praça Isaura Couto, realizaram diversas atividades com o tema – O Mundo do Circo e a Ginástica Rítmica, conteúdo proposto pela professora Neide Santos na Disciplina Educação Física. O objetivo do trabalho foi possibilitar aos educandos o conhecimento sobre: A história do circo e da ginástica rítmica, a importância cultural, conhecendo e executando algumas atividades circenses. A professora Lucieide Bastos dos Santos por se identificar bastante com o fantástico mundo do circo foi convidada especial da turma da 6ª D.

Fonte: Aloísio S. Taquari e Sheila Tranzilo – Coordenadores Pedagógicos do CMICS.