quinta-feira, 28 de agosto de 2014

FORMAÇÃO CONTINUADA NAS ESCOLAS DO CAMPO PLANALTINO



Na noite do dia 27 de agosto de 2014 foi realizada na sala de reuniões da SEMECE mais uma Formação Continuada de Professores com as Escolas Municipais do Campo com o tema: Níveis de Escrita Alfabética, ministrada pela Pedagoga e Formadora do PNAIC no Município de Planaltino, Juliana Oliveira. 
O tema elucidou os níveis de escrita alfabética nas classes multisseriadas de ensino do campo abordando o enfoque do sistema de escrita alfabética (SEA) ressaltando as obras de Artur Gomes de Morais e Emília Ferreiro teórica da Psicogênese da Escrita. 
Durante a formação os professores e ouvintes discutiram o tema embasados em suas vivencias diárias em sala de aula, participando e interagindo com a ministrante tornando o momento de formação significativo.  
 Fonte: Diretoria das escolas do Campo, Coordenação Pedagógica.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O CMICS - EJA E AS COMEMORAÇÕES PELO DIA DO FOLCLORE


No dia 22 de agosto de 2014 (Dia do Folclore), no Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, situado à Praça Isaura Couto, S/N, centro, Planaltino-Bahia, a direção, coordenação, professores e alunos fizeram a culminância do Projeto: Folclore: O Fazer Popular que engrandece uma Nação. Através de apresentações como: Luar do Sertão; Competição      (Adivinhas, Trava-Línguas e Lendas); Bumba-meu-boi; Caracterização de Personagens (Lobisomem, Saci, Iara, Curupira, Mula-sem-Cabeça) e Roda de Samba, os estudantes puderam participar das atividades propostas, com brilhantismo e entusiasmo. 


Dessa forma, não foi passada em branco uma data tão importante para a cultura popular, pois foram relembrados muitos feitos que fazem parte da vida do “homem”, principalmente do sertanejo. Para concluir as atividades, não poderia faltar um delicioso  CARURU, quer fora servido como merenda da noite. Que venham as próximas apresentações!


Fonte: Coordenação Pedagógica.

PALESTRAS EM PARCERIA COM O PSE NAS ESCOLAS DO CAMPO

Nas manhãs dos dias 18 e 21 de agosto de 2014 nas Escola Municipais Clemente Mariani, Distrito de Ibitiguira e Clemente Mariane, em Nova Itaipe foram realizadas palestras sobre: Violência, ministrada pelo Psicólogo Marcus, Higiene e Saúde, Alimentos Saudáveis pela nutricionista Milena Santos em parceria com o Programa Saúde Na Escola.
Os temas foram abordados de forma clara e dinamizada para os alunos do Ensino Fundamental I das series iniciais e funcionários da escola. Durante as palestras os presentes se envolveram em atividades que buscaram significar os assuntos e discussões apresentados pelos palestrantes.
A equipe gestora das Escolas do Campo se fez presente para assegurar o compromisso da Escola Clemente Mariani com as ações efetivadas pela parceria entre Comunidade Escolar e Programa Saúde na Escola.  

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

ALUNOS DO COLÉGIO MUNICIPAL ISAURA COUTO SÃO PROMOVIDOS PARA ETAPA MUNICIPAL DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA.



O Colégio Municipal Isaura Couto da Silva localizado na sede deste município na praça Isaura Couto s/n, em Planaltino – Bahia, parabeniza os educandos promovidos para a Etapa Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa. Depois de serem julgados pela Comissão Escolar representado pelos professores Ariosvaldo Porfilio, Naiara Santos, Eliete Oliveira e o Sr Albino Cardoso.  Os textos dos referidos estudantes foram encaminhados para a análise da Comissão Municipal.
Veja a relação dos textos selecionados:


A olimpíada tem como objetivo promover ao aluno a reflexão sobre a leitura de forma critica, permite articular a teoria e a prática a partir dos temas abordados para desenvolver seu texto. Com o tema: “O lugar onde vivo”
Fonte: Aloísio S. Taquari e Sheila Tranzilo – Coordenadores Pedagógicos do CMICS