sexta-feira, 30 de maio de 2014

DIREÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO REALIZA MAIS UM PROFEP

A equipe gestora das escolas Municipais do Campo realizou mais uma Formação Continuada de Professores intitulada: “SALA DE AULA: GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS, MÉTODOS E ESTRATEGIAS DE ENSINO” tendo como ministrante a Professora licenciada em letras - FTC Rosenayra da Rocha Soares.

O tema foi bastante discutido envolvendo questões ligadas a prática do educador em sala de aula entre outros, neste encontro de formação contamos com a presença de Lucieide Bastos diretora do departamento pedagógico, representante da SEMECE. 
Fonte: Direção das Escolas do Campo, Coordenação Pedagógica.

DIREÇÃO DO CAMPO REALIZA PLANTÃO DE PAIS

Aconteceu durante a semana de 26 a 30 de maio de 2014, o primeiro Plantão de Pais das Escolas Municipais do Campo onde equipe gestora, pais e professores puderam discutir assuntos referentes a vida escolar dos alunos de nossas escolas.

            Durante os encontros com os pais ressaltou-se a importância do acompanhamento familiar no espaço escolar no qual acontecem o ensino e a aprendizagem desses alunos dentre outros assuntos.   
Fonte: Direção das Escolas do Campo, Coordenação Pedagógica.

BLOG DA SEMECE ULTRAPASSA A MARCA DE 20.000 ACESSOS

OBRIGADA A TODOS PELAS VISITAS.

ALUNOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA ANGÉLICA REALIZOU DIVERSAS ATIVIDADES NESTA SEMANA

Nas OFICINAS DE PINTURA, do Programa Mais Educação do Colégio Municipal Nossa senhora das Graças foram desenvolvidas com atividades de pintura, estudos sobre o mascote da Copa do Mundo, foi feito também a pintura do mascote em telhas.

Nas oficinas de acompanhamento pedagógico os alunos fizeram diversas atividades com leitura e interpretação de textos, atividades sobre a copa do mundo de 2014. Socialização de leitura do livro que o aluno levou para casa (PROJETO MALA VIAJANTE). "A leitura para a mente o que o exercício é para o corpo".
Nas oficinas de percussão foram realizados ensaios de músicas e danças para apresentação na Vila Junina.
E para finalizar participaram de aulas esportivas e socialização de brincadeiras envolvendo o Projeto Jogos Populares.
Fonte: Direção Escolar, Coordenação Pedagógica e Professor Comunitário.

O COLÉGIO MUNICIPAL ISAURA COUTO REALIZA A III FORMAÇÃO CONTINUADA

Na noite da ultima quinta-feira dia 29-05-2014, o Colégio Municipal Isaura Couto da Silva localizado na sede deste município na praça Isaura Couto s/n,  em Planaltino - Bahia, realizou o III Encontro de Formação Continuada com o tema: “Cuidar de quem cuida”. Ministrado pelo Psicólogo Djalma Novaes Ramos.
O objetivo da Formação foi atender as inquietações dos educadores diante de algumas situações vivenciadas no contexto escolar, como, por exemplo apatia e indisciplina. Percebe-se que tais comportamentos interferem diretamente na aprendizagem dos alunos. Além dos professores e a equipe gestora, esteve presente no encontro a Técnica Pedagógica da SEMECE, Lucieide Basto os Coordenadores Pedagógicos Joane Souza e Washington Pinto.
Fonte: Aloísio S. Taquari e Sheila Tranzilo – Coordenadores Pedagógicos do CMICS

quinta-feira, 29 de maio de 2014

ALUNOS DA ESCOLA MARIA VIEIRA REALIZAM AULA DE CAMPO

A escola Maria Vieira no povoado de Lagedo Alto realizou, com as Professoras Madalena e Hermenegilda, uma aula de campo no dia 28/05/14 cheia de emoções e descobertas em um passeio envolvido com leituras e jogos educativos.

A aula aconteceu em um Lagedo próximo à escola e serviu de instrumento para uma aula dinâmica e significativa nos arredores da comunidade do Lagedo Alto. 
Fonte: Direção das Escolas do Campo, Coordenação pedagógica.

REPRESENTANTES DO MUNICÍPIO DE PLANALTINO PARTICIPA DO VI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EM JEQUIÉ.

Diversos municípios do interior da Bahia estão participando desde segunda-feira, 26 de maio no IERP – Instituto de Educação Régis Pacheco, em Jequié município polo, do VI Seminário de Educação Inclusiva. 
O Objetivo do Seminário é possibilitar a capacitação de 160 profissionais da educação, gestores e educadores dos diversos municípios inscritos, ampliando as discussões acerca de políticas de Inclusão, com ênfase nos eixos: Educação Especial, Educação do Campo, Educação para os Direitos Humanos e Cidadania e Educação para as Relações Étnico-raciais. A expectativa é de que o referido evento contribua para fortalecer e ampliar as ações de educação inclusiva já em andamento, dos municípios que já tem uma política educacional definida, bem como, orientar municípios iniciantes na definição de políticas municipais de educação inclusiva, em conformidade com as diretrizes nacionais definidas pelo MEC desde 2008.
Desde segunda-feira, 26 de maio estão sendo feitas diversas palestras como: Política Nacional para a juventude na perspectiva da Educação Inclusiva; Construindo parcerias e superando barreiras para assegurar o acesso e a permanência do educando, com necessidades especiais, na escola, entre outras. Hoje 28 de maio e amanhã 29 de maio, os trabalhos acontecem  nas oficinas pedagógicas com temas diversificados . O referido seminário acontecerá até o dia 30/05, portanto sexta-feira no final da tarde onde serão encerrados os trabalhos com a entrega dos certificados de participação aos representantes dos municípios presentes. Sabendo da importância desse seminário para fortalecer e ampliar o trabalho desenvolvido acerca da educação inclusiva em nosso município, a participação nesse evento nos motiva e fomenta em nós o desejo de fortalecer o trabalho que vem sendo realizado pela equipe responsável pela educação especial, no Colégio Isaura Couto da Silva. O Seminário tem oportunizado conhecer os desafios e as perspectivas acerca da educação verdadeiramente inclusiva. (Pontua a professora Graça Sudré)

Fonte: Diretoria de Planejamento, Administração e Supervisão Escolar.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA QUADRA COBERTA COM VESTIÁRIO BENEFICIARÁ 615 ALUNOS DO COLÉGIO MUNICIPAL ISAURA COUTO DA SILVA

Imagens ilustrativas do Modelo a ser construído.


 O município de Planaltino foi contemplado com a construção de UMA QUADRA ESCOLAR COBERTA COM VESTIÁRIOS-PROJETO FNDE, que possibilita a concretização de um sonho para a Comunidade Escolar do CMICS a obra já foi aprovada no PAR (Plano de Ações Articuladas) na última terça feira-27 de maio de 2014. A obra que já estava cadastrada desde o ano passado (mês de maio) e esperávamos ansiosos pela análise no MEC. E por acreditar que uma quadra em uma Escola como CMICS propiciará a realização de eventos pela equipe pedagógica da unidade, com maior conforto e segurança para os alunos e para a comunidade escolar. Bem como ser apoio as Escolas no fomento a práticas esportivas e pedagógicas de toda rede escolar. O valor da obra estimado em: R$ 510.000,00. Aguardamos agora a assinatura do termo de Compromisso, a liberação da 1ª parcela e o processo de licitação para iniciarmos a obra, que prevê 90 dias para entrega da obra pronta. 
Fonte: Secretaria Municipal de Educação.

ALUNOS CO COLÉGIO NAICE GOMES PRATICA COORDENAÇÃO MOTORA NA CAPOEIRA

Por meio da ginga combinada, o monitor Matheus Santana avaliou junto com os/as estudantes do Mais educação movimentos combinados para o Jogo da Capoeira.
Fonte: Coordenação Pedagógica

PASSEANDO COM A LEITURA!!!



As Escolas Municipalizadas Clemente/Castelo, localizadas na sede do município de Planaltino – Bahia, realizam mais uma ação do Projeto Mundo Encantado da Leitura.
As rodas de leitura agora ultrapassam os muros da escola e toma conta dos mais variados espaços da cidade. Hoje as turmas do 5° ano “A” e “B”, levaram alegria e muita leitura à Prefeitura Municipal e a SEMECE, os educandos realizaram leituras e foram ouvidos pelo público presente, que também realizaram leituras para os nossos educandos. O Prefeito José Carlos e o Secretário de finanças Evanildo José Fontes receberam os educandos e falaram sobre a importância da leitura para a vida, um momento gratificante. Na SEMECE, foram recepcionados por todos os funcionários e visitantes, que atentos ouviram belas histórias. A Profª. Lucieide Bastos realizou leitura junto aos estudantes e os mesmos ouviram atentos o comentário da Secretária de Educação Naiara oliveira “Leiam sempre, pois todo livro quer ser lindo, não sintam vergonha do público e parabéns a todos”. E assim tivemos um belo dia de leitura e aprendizagem.
Continuem acessando que vem muita coisa boa por aí.
 Fonte: Direção das Escolas Municipalizadas Clemente/Castelo, Coordenação Pedagógica.

BRINQUEDOTECA CANTINHO FELIZ REALIZA O III PROFEP COM O TEMA: "Leitura e literatura infantil: fantasias, narrativas e histórias"



No dia 27 de maio de 2014, realizou-se o terceiro encontro da Formação de Professores da Brinquedoteca Cantinho Feliz. O evento do PROFEP aconteceu juntamente com a Escola Cantinho do Saber.  Tivemos como nossa parceira e ministrante do dia, a Professora Ana Lúcia Oliveira, que abordou o tema: "Leitura e literatura infantil: fantasias, narrativas e histórias". Houve participação, informação e dinâmica com todos que ali se faziam presentes. 
 Fonte: Direção Escolar, Coordenação Pedagógica