quinta-feira, 28 de novembro de 2013

I mostra do Programa Mais Educação



As escolas da rede municipal de ensino da Cidade de Planaltino, participaram da I mostra do Programa Mais Educação, a comunidade em peso se fez presente para prestigiar as apresentações das oficinas que foram trabalhadas durante o período de 2013 nas escolas que fizeram adesão ao programa.


A escola municipal cantinho do saber não ficou de fora deste evento que simboliza o encerramento de um ano tão rico de conquistas e que está se findando tendo como marca o grande passo para a melhoria da educação de nosso município, e tudo isso só foi possível graças ao trabalho em equipe e adesão ao programa acreditamos, trabalhamos e hoje temos o resultado, sucesso em 2013.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

O CMICS REALIZA A ELEIÇÃO DO COLEGIADO ESCOLAR


Visando Garantir a Gestão Democrática na Instituição, o Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, localizado na praça Isaura Couto no município de Planaltino Bahia, realizou no ultimo dia 19 de novembro do ano em curso, a eleição do Colegiado Escolar. Que nada mais é, que um espaço institucional para o diálogo e a troca de experiência entre a gestão e os representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar. O Colegiado Escolar é órgão que garante a gestão democrática do ensino público, através da participação da comunidade escolar e local, na concepção, execução, controle, acompanhamento e avaliação dos processos administrativos e pedagógicos da ação educativa, no âmbito de cada unidade de educação básica do Sistema Estadual de Ensino.

A autonomia do Colegiado Escolar será exercida nos limites da legislação vigente e do compromisso de serem centros permanentes de debates e órgãos articuladores dos setores escolar e comunitário para o fortalecimento da gestão democrática (LEI Nº 11.043 DE 09 DE MAIO DE 2008, que dispõe sobre a finalidade, competência e composição do Colegiado Escolar nas escolas públicas de Educação Básica)
O Colegiado Escolar é um órgão coletivo, com gestão participativa. Uma eleição legítima e o seu bom funcionamento são essenciais para uma gestão escolar de qualidade e democrática. A eleição ocorreu de forma tranqüila e participativa das 08:00h da manhã as 20:00h envolvendo todos os segmentos: Pais, Alunos, Professores e funcionários. Havendo a participação dos alunos da EJA, do Projeto É tempo de Crescer, garantindo a inclusão dos alunos da sala de atendimento especial.  No dia seguinte houve a apuração dos votos realizada pela Comissão Eleitoral, na presença do diretor da escola, e os candidatos. A direção e coordenação pedagógica agradeceram a todos pela participação e tem o objetivo durante essa gestão de garantir a transparência e participação da comunidade de Planaltino Bahia.  

  
FONTE: Aloisio Taquari – Coordenador Pedagógico do CMICS


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O município de Planaltino recebe homenagem por boas práticas no Pacto Bahia, em 2013.


Ontem, 21 de Novembro de 2013, no Hotel Itajubá em Jequié Bahia município da Direc-13, iniciou-se o Seminário de Experiências do Pacto com os municípios que fizeram adesão ao programa em 2013 e em anos anteriores. Na oportunidade, estiveram presentes Cris Rebouças (Coordenadora Estadual do Pacto), Alvanir (Diretora da Direc 13), Cristiane, Silvana e Kátia (Multiplicadoras Regionais do Pacto), Coordenadores do Pacto nos municípios, Orientadores de Ensino, bem como demais convidados com o objetivo de socializar as experiências pedagógicas a partir do trabalho desenvolvido no Pacto, em cada município.

Os trabalhos iniciaram- se com a acolhida carinhosa aos presentes e composição da mesa com as entidades presentes, bem como os convidados dos municípios que receberiam uma homenagem em virtude do compromisso e dedicação ao Programa Pacto. O município de Planaltino em sua primeira edição com o Pacto, recebeu, na pessoa de Nádia Maria Fontes, professora do 1º ano da Escola Municipal Cantinho do Saber, uma homenagem por destaque no trabalho realizado com o Pacto nas séries regulares do ensino Fundamental I. Convidada para o uso da palavra, a professora falou das suas experiências com o material do Pacto, na turminha do 1º ano e de como esse programa veio a somar nos aspectos profissional e pessoal, neste ano de 2013. Socializou, com muita alegria, os avanços observados na aprendizagem do alunos e o apoio que a Secretaria de Educação tem dado para que o Pacto aconteça com compromisso e responsabilidade. Na oportunidade, outros municípios fizeram uso da palavra, onde puderam socializar suas experiências em outros segmentos mostrando que o Pacto tem contribuído significativamente para o processo de alfabetização dos alunos e para a formação continuada dos professores do 1º ano.

Posto isso, deram início aos seminários marcados para 21 e 22 de novembro, onde serão socializadas diversas experiência exitosas realizados nos municípios da Direc-13. Nós do município de Planaltino nos sentimos honrados pela homenagem acerca dos trabalhos desenvolvido no Pacto, este ano.



Lançado em 2011, o Pacto surgiu a partir da definição de priorizar a elevação da qualidade da educação básica no Estado, da decisão de acelerar o ritmo de melhoria dos resultados educacionais e de fortalecer o regime de colaboração. O Programa tem como meta atender os 417 municípios. Na primeira etapa, 217 municípios fizeram a adesão e atualmente, o programa contabiliza 373 municípios adeptos. “Para nós do município de Planaltino, o Pacto oportunizou aos nossos docentes do 1º a formação continuada da Proposta Didática Alfabetizar Letrando de maneira lúdica e prazerosa e aos nossos alunos aulas mais dinâmicas e criativas. Ademais, eu e Juliana (Orientadora de Ensino) agradecemos a Secretária Naiara e ao Prefeito Carlinhos pela adesão ao Pacto Bahia, bem como a todos os Diretores, Coordenadores pedagógicos, as amigas do Pacto da Secretaria de Educação e alunos pelo empenho, compromisso e dedicação às atividades do Pacto – 2013, em Planaltino. A homenagem recebida ontem em Jequié, foi fruto de um trabalho realizado em parceria, diante disso temos a satisfação de partilha-la com todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para este momento”. Pontua a Coordenadora M. do Pacto, professora Graça Sudré.

Fonte: Diretoria de Administração, Planejamento e Supervisão Escolar

ALUNOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DE NOVA ITAIPE VISITAM O PROJETO TAMAR EM SALVADOR.

Nesta quinta-feira dia 21/11/2013 os alunos do Programa Mais Educação de Nova Itaipe realizaram uma visita ao Projeto TAMAR em Salvador. A razão maior do passeio foi em conhecer melhor  alguns animais ameaçados, que vivem sob os cuidados da instituição.

Estiveram presentes 34 alunos, além do diretor da escola, Alberto Teixeira, coordenadores e monitores do Programa Mais Educação. Foram também  convidados a estarem visitando o Projeto juntamente com escola, o Diretor de Cultura, Enilton Worbeck e a professora Lucia, que ficaram encantados com a proposta da instituição  na preservação dos animais aquáticos.

O grupo também conheceu um pouco da Praia de Guarajuba, onde os alunos ponderam degustar de um almoçar bem gotoso, preparado exclusivamente para eles,   antes de seguirmos para Projeto Tamar em Praia do Forte.

Em nossa chegada, fomos recepcionados pelo monitor que nos acompanhou em toda a visita ao espaço. A seguir descrevemos em poucas palavras tudo que foi observado durante a visita: os alunos tiveram a possibilidade de conhecer as cinco espécies de tartarugas marinhas que são encontradas no litoral brasileiro no tamanho real, em painéis – tartaruga gigante ou de couro, oliva, pente, cabeçuda e a verde;




Aprendemos também, que a tartaruga gigante ou de couro não pode ficar em tanques, porque ela é muito grande e também porque em seu cotidiano só fica do fundo do mar; fomos informados que a tartaruga de couro recebeu este nome porque seu casco assemelha-se com a textura de um couro de animal; a tartaruga não tem dentes, mas a pressão de sua mordida só perde para a mordida de um jacaré; aprendemos a diferenciar entre tartaruga macho e fêmea, a partir dos 12 anos de idade ou através do rabo (se for comprido é macho e se for curto é fêmea);  foi observado pelos alunos que, em tanques diferentes, existiam  três espécies de tartarugas: pente, cabeçuda e verde (a menor espécie encontrada no litoral brasileiro e recebe esse nome devido sua alimentação à base de algas marinhas); tomamos conhecimento que a tartaruga mais velha que há no Projeto Tamar tem a idade de 28 anos e é uma tartaruga cabeçuda. Ela fica descansando ou dormindo boiando, algo incomum entre as tartarugas, pois quando isso acontece é devido a algum problema digestivo, o que não acontece com esse exemplar; e, por fim, vimos alguns crânios, ovos e esqueleto de tartarugas e observamos que, na nadadeira, elas têm cinco dedos escondidos entre os músculos.
  Muitos alunos não conheciam o mar e ficaram encantados em  pisar na areia e colocar o pé na água. O momento foi único para todos que estavam presente para conhecer o projeto TAMAR.


Fonte: Coordenação do programa

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O CMICS REALIZA A CULMINÂNCIA DO PROJETO SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA

 
Mediante a proposta Pedagógica juntamente com o corpo docente e discente Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, situada na Praça Isaura Couto no Município de Planaltino Bahia, realizou no dia 20-11 nos três turnos a culminância do Projeto Pedagógico que foi desenvolvido durante toda IV Unidade aos alunos do 5º ao 9º ano e as turmas da EJA, cujo tema: “O CMICS Combatendo o Preconceito e Valorizando a Beleza Negra”. Homenageando o dia da Consciência Negra. Nessa perspectiva, pretendemos promover conscientização dos envolvidos no projeto de que eles são responsáveis pelo resgate de sua história como contribuição para o desenvolvimento da sua sociedade visando assim o bem-estar de todos. O Objetivo do Projeto é refletir sobre dia da Consciência Negra, 20 de novembro, perpetuando a memória dos líderes e símbolo da resistência e luta do povo negro e afro descendente do Brasil.
Media





Sem duvidas, um trabalho que deixara história para todos os presentes.
Fizeram-se presentes além de alguns pais, todos os professores, funcionários e alunos da Instituição.


Fonte: Aloísio S. Taquari – Coordenador Pedagógico do CMICS

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Centro Digital de Cidadania de Planaltino


É com grande satisfação e dedicação que o CDC (Centro Digital de Cidadania) de Planaltino, situado a Praça Ruy Barbosa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação,  Cultura, Esporte e Eventos, realizam mais uma etapa de oficina Básica de informática (Descobrindo a Informática), os alunos tem como base o sistema operacional Linux, que vem abrangendo e diminuído cada vez mais a exclusão Digital. Sendo cumprindo com êxito a carga horária e as exigências do curso. E na tarde de terça-feira no dia 12 de Novembro do ano de 2013, foi aplicado para as alunas uma atividade avaliativa para testar o conhecimento e grau de aprendizado adquirido.

Alunas realizam atividade avaliativa.




O COLÉGIO MUNICIPAL ISAURA COUTO RECEBE OS PAIS DOS ALUNOS DAS 8ª SERIES


Com um número menor do que esperado, realizamos no ultimo dia doze de novembro do ano em curso no Colégio Isaura Couto da Silva, situado no Município de Planaltino - Bahia nos turnos diurnos, um encontro com pais e professores, das turmas das 8ª séries, para entrega dos boletins e informações acerca do final do ano letivo e os resultados alcançados nas três unidades. O Coordenador Pedagógico Aloísio Taquari, iniciou a reunião saudando a todos com uma oração e deixou claro qual o papel da escola e qual o papel da família, deixando claro o papel de cada um. “Os nossos alunos só terão rendimentos se a família e a escola derem as mãos”. Afirmou o coordenador Pedagógico. Em seguida, o Diretor do Colégio, Lucas Santos agradeceu aos pais pela presença deixando-lhes informados sobre o Colegiado Escolar e a necessidade de uma nova eleição para os segmentos, que será realizada no próximo dia 19-11-2013, apresentando os candidatos para o segmento pais. O diretor informou sobre o calendário escolar com finalização do ano letivo e exibiu em slide do que foi comprado com os recursos recebidos no ano em curso e os Programas Federais contemplados pela escola: Segundo Tempo e Mais Educação.  Ainda em tempo o coordenador pedagógico, falou da atenção e dos eventos que a Instituição estava promovendo para os alunos da 8ª serie. Citamos as aulas de campo na região do Caboclo, a visita no IF BAIANO em Santa Inês e das aulas de reforço, promovida desde o inicio do ano letivo. Informamos aos pais sobre as inscrições do processo seletivo no IF BAIANO que vão ate dia 24 do mês em curso e exibimos um vídeo mostrando toda estrutura física e pedagógica da Instituição.


O segundo momento foi entregue os boletins, onde os educadores, por sua vez, sentaram junto aos pais que estavam divididos em grupos para tratar de questões específicas dos seus filhos. O coordenador pedagógico e o diretor finalizaram a reunião agradecendo a presença de todos os pais, funcionários e professores da Instituição.


Fonte: Aloísio S. Taquari – Coordenador Pedagógico do CMICS

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

ENTREGA DOS BOLETINS AOS PAIS DOS ALUNOS DAS TURMAS DAS 5ª AS 7ª SÉRIES NO COLÉGIO MUNICIPAL ISAURA COUTO


Aos 09 dias do mês de novembro foi realizada no Colégio Isaura Couto da Silva, situado no Município de Planaltino - Bahia no turno matutino, um encontro com pais e professores, das turmas das 5ª as 7ª séries, para entrega dos boletins e informações acerca do final do ano letivo.


O Coordenador Pedagógico Aloísio Taquari, iniciou a reunião saudando a todos com uma oração e exibiu um vídeo: “Pais Maus”, abordando que os nossos pais eram maus porque nos limitavam em todos os aspectos e graças a eles somos o que somos, pessoas com responsabilidades, compromisso e respeito ao próximo. Em seguida, o Diretor do Colégio, Lucas Santos agradeceu aos pais pela presença deixando-lhes informados sobre o Colegiado Escolar e a necessidade de uma nova eleição para o segmento pais, que será realizada no próximo dia 19-11-2013.
A escolha dos candidatos ocorreu de forma democrática sinalizada pelos próprios pais. O diretor informou sobre o calendário escolar e exibiu em slaide, o que foi comprado com os recursos recebidos no ano em curso e os Programas Federais contemplados pela escola: Segundo Tempo e Mais Educação.


 O segundo momento foi a realizado para a entrega dos boletins, onde os educadores, por sua vez, sentaram junto aos pais que estavam divididos em grupos para tratar de questões específicas dos seus filhos. O coordenador pedagógico finalizou a reunião agradecendo a presença de todos os pais, funcionários e professores da Instituição.


Fonte: Aloísio S. Taquari – Coordenador Pedagógico do CMICS

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

PROVA BRASIL. UM DOS DESAFIOS DOS ALUNOS DA 8ª SERIE


A equipe administrativa e pedagógica do Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, localizado na sede deste município na praça Isaura Couto em Planaltino – Bahia, receberam os aplicadores da Prova Brasil no ultimo dia 13 de novembro do ano em curso. Ressaltando que todo o País realizou a Prova Brasil.
Depois de 8 meses de Reforço Escolar, para os alunos da 8ª serie, no período noturno com o professor de Matemática Luciano Bastos dos Santos, e a professora de Português Maria Cardozo, os nossos alunos ficaram muito tranqüilos e confiantes na realização da Prova Brasil. Recebemos os alunos com um delicioso café da manhã e uma mensagem de boas vindas. Avaliação ocorreu de forma tranqüila, seguindo todos os procedimentos segundo as aplicadoras responsáveis que vieram do município de Jaguaquara Bahia. Os professores e o diretor das turmas da Instituição avaliada também responderam a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.


A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.


A direção e Coordenação Pedagógica do CMICS, parabenizam a todos que se envolveram nesse processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos. Agradecemos a Secretaria Municipal de Educação pelo apoio e atenção, aos pais, funcionários, a todos os professores da 8ª serie em especial a professora Maria Cardoso e Luciano Basto que deram maior suporte aos alunos a dedicação do diretor Lucas Santos e o coordenador pedagógico Aloísio Taquari e principalmente a vocês alunos que são os responsáveis por todo esse processo.


Fonte: Aloísio S. Taquari – Coordenador Pedagógico do CMICS


terça-feira, 12 de novembro de 2013

OS ALUNOS DE PLANALTINO VISITARAM O CAMPUS DO IF BAIANO EM SANTA INÊS



   Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, os alunos das 8ª séries do Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, localizado na praça Isaura Couto no município de Planaltino Bahia, realizaram no ultimo dia 08 de novembro do ano em curso, mais uma viagem bastante significativa: Uma aula de campo  pelo campus do IF Baiano na Cidade de Santa Inês no Vale do Jiquiriçá. Uma oportunidade para os alunos conhecerem todo o funcionamento e estrutura de uma das maiores Instituição Federal, e seus respectivos cursos técnicos. Os cursos oferecidos são: Técnico em agropecuária, técnico em zootecnia e técnico em alimentos. A missão da Instituição é formar profissionais qualificados para atuar e servir na sociedade a partir de uma proposta pedagógica que associa currículo integrado à pratica vivenciada.
Os alunos do CMICS foram bem recepcionados tanto pela equipe pedagógica, equipe da assistência social, quanto pelos alunos residentes. O diretor do CMICS Lucas Sousa, juntamente com o coordenador Aloísio Taquari e a professora de Língua Portuguesa Maria Cardoso, conduziram os alunos, comprometeram-se, a reunir a todos os pais para inteirá-los de todo o processo, ficando assim a critério deles a ida permanente dos seus filhos para a Instituição.
A proposta do CMICS é justamente oferecer aos alunos Planaltinenses mais uma oportunidade de ensino, valorizando o contexto sócio cultural dos estudantes, e conseqüentemente preparando-os com qualidade, para o exercício de uma profissão técnica e para continuar seus estudos.

FONTE: Aloisio Taquari – Coordenador Pedagógico do CMICS

sábado, 9 de novembro de 2013

A ESCOLA MUNICIPAL MANOEL CASTOR BRAGA REALIZA REUNIÃO DE PAIS E ALUNOS SOBRE ANA



Na manhã de sexta-feira, 08 de Novembro de 2013, aconteceu na Escola Municipal Manoel Castor Braga situada no Povoado de Campinhos, município de Planaltino-Ba, uma Reunião com pais, alunos do 3º ano, Diretora, coordenadora e o professor da turma. A reunião teve como tema a ANA 2013 que consiste em uma avaliação externa da alfabetização. A avaliação está direcionada para as unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização, e insere-se no contexto de atenção voltada à alfabetização. A avaliação será realizada no dia 13 de Novembro de 2013 (Quarta- Feira). Essa avaliação se insere no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, instituído pela Portaria nº867 de 04 de julho de 2012, que tem como um de seus objetivos garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, até o final do 3º ano do ensino fundamental. 
A reunião teve início às 10h30min. No primeiro momento foi realizada pela Diretora a acolhida, desejando boas vindas e agradecendo a presença de todos os pais presentes. Logo após o acolhimento, explicou o objetivo da reunião, oportunizar aos pais a importância da participação dos filhos na avaliação. Prosseguindo foi apresentado em slide alguns pontos acerca da avaliação, quais são os objetivos, o que ela avalia e quais os instrumentos utilizados para avaliação.
Por fim foi aberto o espaço para os pais e alunos para o esclarecimento de dúvidas e questionamentos acerca da avaliação. Entendemos assim, a necessidade da parceria, cooperação, responsabilidade e a importância do papel dos pais no processo ensino e aprendizagem dos filhos/alunos.
 
Fonte: Coordenadora Pedagógica das Escolas Reunidas Manoel Castor Braga-Juliane Oliveira.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

PALESTRA SOBRE AUTOESTIMA AS VESPERAS DA PROVA BRASIL



 

Ás vésperas da Prova Brasil, os alunos das 8ª series que fazem Reforço Escolar todas as quarta-feira, sobre orientação dos professores de Português e matemática (Maria Cardoso e Luciano) do Colégio Municipal Isaura Couto, situado na praça Isaura Couto no município de Planaltino Bahia,  receberam um palestrante, cujo objetivo foi incentivá-los a efetuar a Prova Brasil com responsabilidade e prazer, assim como todas as tarefas da escola.

A convite do coordenador pedagógico Aloísio Taquari, o professor Moreira, ministrou a palestra focando especialmente na importância da autoestima dos discentes, ressaltando os três, pilares: Fé, Confiança e Otimismo. Valorizar-se e respeitar-se a si próprio para obter-se dos outros os mesmos valores. A partir do que são ou querem ser, todos irão conseguir com sucesso o que deseja. Alertou para as dificuldades que o mundo oferece para quem não estuda e as facilidades em excesso, o que podem levá-los a uma vida de mentira, inveja e droga. É preciso buscar o conhecimento adequado para fazer a diferença num mundo globalizado. Satisfazendo a si deixando a família feliz. E que através do estudo a vida se torna mais fácil. Não apenas o estudo dos números, mas do saber fazer. Através de algumas experiências de sua vida ele reafirmou que a educação dignifica o ser humano e o conduz para a cidadania.


 Finalizando o Diretor da Instituição o professor Lucas Sousa agradeceu a parceria entre a SEMECE e o CMICS e a colaboração dos professores pelo o empenho durante esses meses.

Fonte: Aloísio S. Taquari – Coordenador Pedagógico do CMICS