quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CERIMÔNIA MARCA ABERTURA DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO



 Cerimônia marca abertura do Programa Segundo Tempo,
Em Planaltino abriu oficialmente hoje (09), o Programa Segundo Tempo, uma iniciativa da Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação com o Governo Federal, mais precisamente o Ministério do Esporte, que tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura ao esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida. 
 Com uma breve explanação, a Coordenadora Geral relatou algumas experiências do programa, através de um vídeo, foi possível também esclarecer aos pais, as modalidades que serão trabalhadas com eles, tais como: futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol e outas atividades como bambolê, xadrez, peteca e dominó, além de atividades complementares que englobam trabalhos manuais, ações culturais e orientações sobre saúde e higiene. A cidade terá apenas dois núcleos que se estenderá na Escola Municipal Clemente Mariani e a Escola Municipal. 
 O momento magico do evento aconteceu no final da cerimônia, onde logo após a Coordenadora agradecer a participação da comunidade, os alunos tiveram a oportunidade conhecer os materiais esportivos, enviado pelo Ministério.
Estiveram presentes no evento, os representantes da Prefeitura Municipal, Os pais dos alunos, Diretores e Monitores do Segundo Tempo e a Coordenação Geral, que ressaltou dizendo que o projeto oferece uma importante alternativa de ocupação para crianças no Município. O evento foi um sucesso!!

Fonte: A coordenação Geral do Programa e adolescentes, alia

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PLANALTINO FINALIZA: 6ª UNIDADE DE FORMAÇÃO DO PNAIC





Na ultima terça-feira, 08 de Outubro de 2013 no Polo da Uneb município de Planaltino-BA, aconteceu o terceiro e ultimo encontro de Formação da  Unidade 6 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC, com o tema: Projetos didáticos e sequências didáticas. Sob a orientação da Pedagoga Juliana Oliveira, discutiu-se sobre Projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares.


 Ao iniciarmos os estudos da unidade 6, fez-se necessário revisar as concepções de currículo, discussão esta, realizada no 1º encontro de Formação do Programa. É de extrema relevância o entendimento da importância de se ter uma abordagem interdisciplinar em que o tempo escolar deve está articulado com as diferentes áreas do conhecimento e com os diversos eixos da língua.




Sabendo que nosso foco é leitura e escrita, faz-se necessário propiciar condições para que as crianças tornem-se leitoras capazes de produzir textos. Para que isso se efetive é importante que se defina objetivos, tendo como base a leitura e a escrita. E que a linguagem oral e escrita esteja presente na apropriação de conhecimentos de diferentes áreas do saber escolar. E nesse momento retomamos o estudo da Unidade 5, acerca dos gêneros textuais, na defesa de um trabalho interdisciplinar.




E nesse percurso dos conhecimentos acerca de currículo, planejamento e gêneros textuais chegou-se em Projetos e sequências didáticas que é foco da unidade 6. Sendo pertinente revisar: conceito de planejamento e sua importância no trabalho pedagógico, assunto este, também visto na Unidade 3. Dessa forma, entende-se o planejamento como flexível e que contemple a realidade da sala de aula, tendo como base o que se pretende ensinar, objetivos, tempo e espaço necessários.


Organizar as concepções acerca de Projetos e Sequências didáticas foi um trabalho árduo e colaborativo. Mas, muito bem articulado pelo grupo. Pois muito se fala sobre a Pedagogia de Projetos, mas em uma perspectiva errônea.


E ao estudarmos o módulo e as discussões com o grupo tornou-se claro o entendimento e foi possível desmistificar o que é projeto e o que este se diferencia de sequência didática. Tanto um, quanto outro possui características. Assim o marco dessa discussão centrou-se na concepção de projeto como uma atividade intencional e social e que contemple um problema, com objetivos e produtos concretos. Salientou-se ainda que as sequências didáticas podem ou não ter relação com projetos didáticos. Diferença principal é que os projetos são mais abertos, onde os alunos participam de todas as etapas.



Assim nesse encontro, possibilitou aos professores, a darem mais um passo para o aperfeiçoamento da prática pedagógica, tendo como ponto de partida o entendimento de projetos e sequências didáticas.

Fonte: Orientadora de Estudos Pacto e PNAIC de Planaltino

terça-feira, 8 de outubro de 2013

A COORDENAÇÃO DO PME SE REÚNE COM OS MONITORES DO PARA ALGUNS AJUSTES DO PROGRAMA NA LOCALIDADE DE ITAIPE



  

Ontem, 07 de outubro de 2013, a coordenação se fez presente na localidade de Itaipe, para uma reunião com monitores do programa na comunidade. Na oportunidade, se fizeram presentes a Coordenadora do PME, Graça Lacerda e o Diretor Alberto Teixeira, juntamente com os monitores.
Algumas orientações quanto ao funcionamento das atividades, trouxe como pauta principal da reunião, a execução do PME em Itaipe, sendo discutido e repensado por todos na reunião, que compreenderam a necessidade de novas ações, para que o programa continuasse a ser desenvolvido sem perder sua importância .
No segundo momento da reunião, os monitores tiveram a fala, pontuando algumas ações que deveriam também ser implantadas no dia-a-dia do programa, visando um melhor desenvolvimento das oficinas do PME.
Fonte: A Coordenação do Programa

A EQUIPE DO SEGUNDO TEMPO DIVULGA O INICIO DAS ATIVIDADES NAS ESCOLAS ISAURA COUTO E CLEMENTE MARIANI





Os alunos das escolas sendo orientados sobre o programa pelos monitores

Hoje, pela manhã, os alunos das escolas Clemente Mariani e Isaura Couto, receberam a vista da Equipe do PST na escola, para informá-los da Cerimônia de Abertura do Programa, que ocorrerá no dia 09 de Outubro no Clube Social do Município.
 O momento foi oportuno, sobretudo, porque os alunos estavam ansiosos, aguardando esse primeiro contato para o inicio das atividades do programa, que acontecerá ainda nesse mês de outubro nos espaços esportivos da cidade de Planaltino.


Fonte: A Coordenação do Programa

REUNIÃO COM DIRETORES E A EQUIPE DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO





Hoje, 07 de Outubro realizou-se na sala 02 da Secretaria Municipal de Educação à Avenida André Magalhães, 214 – Centro - Planaltino/Bahia, uma reunião com os diretores e a equipe do Programa Segundo Tempo. Na oportunidade, se fizeram presentes Gestores Escolares,  a Coordenadora Geral  do PST, o Técnico Administrativo o Secretario de Infraestrutura e Monitores  do Programa  nos Núcleos.
A pauta trouxe alguns informes com relação ao LANCAMENTO DO PROGRAMA  SEGUNDO  TEMPO NO MUNICIPIO,   que acontecerá nessa quarta-feira, dia 09 de outubro de 2013, NO CLUBE SOCIAL DA CIDADE, com a presença de toda a comunidade .
No segundo momento da reunião, os gestores ponderam apreciar todo material esportivo enviado  pelo MINISTÉRIO DOS ESPORTES, para os Núcleos do Isaura Couto e Clemente Mariani.
O Segundo Tempo atenderá a 200  crianças e adolescentes, na faixa etária de 09 a 16 anos, em 02 núcleos nas escolas municipais de Planaltino. O objetivo é ocupar o tempo desses jovens em situação de vulnerabilidade social com atividades esportivas no contra-turno escolar. Por meio do programa, as crianças terão acesso a 6 modalidades esportivas diferentes.




                                                Os Gestores com a equipe do Programa
Segundo a Coordenadora Geral do Programa no Município de Planaltino,
“O Segundo Tempo é uma boa oportunidade para promover a prática esportiva entre essas crianças e adolescentes, o que é de fundamental  importância, já que é através do esporte que aprendemos desde cedo noções de disciplina e convivência em grupo. Mantendo esses jovens ocupados, praticando esportes, eles também ficarão longe das drogas”, afirmou.

Fonte: A Coordenação do Programa