segunda-feira, 29 de julho de 2013

Coordenador, professores e alunos do programa TOPA promovem um grande encontro.



   Aconteceu nesse último domingo, 28 de julho, no distrito de Nova Itaípe, município de Planaltino-Ba, um grande encontro entre coordenação, professores e alunos do programa TOPA (Todos Pela Alfabetização) promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Estiveram presentes, Edivaldo Vieira (coordenador das turmas), os professores, Robério Andrade, Juscileide Ribeiro e Maria da conceição e seus alunos. 


   O momento foi de extrema importância, pois se discutiu várias questões a respeito do funcionamento do programa, um breve histórico, seus objetivos, algumas dificuldades, suas perspectivas e seus avanços desde sua criação em 2007, tendo estes, como pauta relevante. Foi apresentado um breve slide dando exemplos de trabalhos feitos por alunos de outros municípios como coleta seletiva de lixo, meio ambiente e leitura e escrita, mostrando assim a importância da aprendizagem como um todo. 

    Neste encontro, abriu-se oportunidade para que todos pudessem participar expressando suas inquietações, dificuldades, como também o prazer de terem esta oportunidade de estudar. No final, foi servido um delicioso lanche (cachorro-quente, café e refrigerante) onde todos puderam se maravilhar com as guloseimas, tornando o ambiente ainda mais agradável.

Texto: Coordenador Edivaldo Vieira

ENCERRAMENTO DA II UNIDADE COM A TURMA DO EJA



 
 O Colégio M. Isaura Couto da Silva situado a Praça Isaura Couto no município de Planaltino – Bahia, realizou na ultima quarta-feira dia 24 de julho, o encerramento da II unidade com a turma da EJA, comemorando os 51 anos de emancipação política de Planaltino.
O presente projeto tem como objetivo principal comemorar os 51 anos de emancipação política, fortalecendo o espírito de patriotismo e amor pela cidade e valorizando os aspectos históricos e culturais de nossa cidade, oportunizando assim ao cidadão participar do desenvolvimento histórico-social e político. Com o ambiente acolhedor ao som dos alunos do Ensino Médio.

Segue a Programação:                                              
EIXO
STAND
PROFESSOR
I, II & III
Comida típica e Produtos agrícolas
Conceição e Cleuma
IV-A
Painel com fotos antes
Cristina
IV-B
Painel com fotos depois
Enilda e Nuzileide
V-A
Maquete
Ariosvaldo e Grimaldo
V-B
Dramatização (história de Planaltino)
Neide e Denise

Exposição dos poemas
Karina
E tempo de Aprender
Exposição dos artesanatos
Agmária



Encerramos com o Grupo Terno de Reis Canto da Siriema e logo em seguida, fizemos uma oração de mãos dada com a Bandeira de Planaltino, para o Senhor nosso Deus, continuar abençoar o município.
           






sexta-feira, 26 de julho de 2013

O CMICS REALIZOU A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PARA OS ALUNOS DO FUNDAMENTAL II



 
Ente os dias 03 a 19 de julho do ano em curso, ocorreu no Colégio Municipal Isaura Couto, situado no Município de Planaltino – Bahia, uma exposição dos livros didáticos enviados pelas Editoras para os docentes terem contato antes de definir a escolha. Professores mais experientes formam grupos com os novatos. Juntos, eles definem um item do currículo para analisar como ele é trabalhado pelas diferentes coleções, verificando a proposta temática, os conteúdos e as habilidades e competências que o material ajuda a desenvolver. Após o debate, a decisão final é tomada coletivamente.
 
Sendo que no dia 20 do mesmo mês, o coordenador pedagógico realizou um encontro com os docentes orientando-os, quais os passos para uma escolha coerente e precisa, pensando na realidade dos nossos alunos.

Ressaltando que esses livros são destinados para os alunos do Ensino Fundamental para o triênio de 2014 até 2016.  

Um passo fundamental é saber se os exemplares usados nos anos anteriores atingiram os objetivos”. Afirma o coordenador Aloísio Taquari.

O Próximo encontro será realizado pela Secretaria Municipal de Educação, com todos os professores do município

“Quando minha escolha é consciente,
nenhuma repercussão me assusta.” José Eutáquio

 Fonte: Aloísio S. Taquari – Coordenador Pedagógico do CMICS