sexta-feira, 31 de maio de 2013

PLANALTINO REALIZA 2º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DO PACTO ESTADUAL PELA EDUCAÇÃO




Na última terça-feira, 28 de maio de 2013 na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação do município de Planaltino-BA, aconteceu o segundo encontro de Formação da 1º etapa – 2º mês de Professores Alfabetizadores do Pacto Estadual pela Educação.
 A turma, composta de professores que atuam no 1º ano do ciclo de alfabetização, de Coordenadores Pedagógicos do Município, esteve reunida com a Coordenadora Municipal do Programa Maria das Graças Sudré e a Orientadora de Estudos a Coordenadora Pedagógica Juliana Oliveira e contou ainda com a presença das Formadoras Regionais do Pacto: Cristiane Almeida e Silvana Pereira – Direc 13.





Iniciou o dia, com as boas vindas e para começar bem, com o “tempo para gostar de ler” - contação de história “O Bicho Floraral” pela Pedagoga Juliana Oliveira.


Em seguida, Assistiu-se o vídeo Você precisa assistir esse vídeo ao menos uma vez”, onde enfatizou-se sobre a importância de perseverar os sonhos, pois não temos motivos para está reclamando da vida ao contrário temos  mil motivos para sermos felizes. Momento este, que emocionou a todos os presentes.


A Orientadora de Estudos,  a pedagoga Juliana Oliveira apresentou uma síntese em slide com fotos das visitas de acompanhamento do Pacto, realizada a todas as escolas que aderiram ao Pacto. Momento este, muito importante, permitindo um maior contato entre a Orientadora de Estudos, os professores e sobretudo os alunos. Conhecer cada sala, suas singularidades.
E fazendo uma retomada do encontro anterior, Juliana propôs aos professores uma revisão dos tempos do Pacto. Onde em forma de sorteio, cada professor/coordenador apresentou cada tempo. Em seguida, a Pedagoga fechou esse momento trazendo uma síntese em slide dessa revisão dos tempos do Pacto.
Seguindo a programação, chegou o momento do planejamento. Os professores foram divididos em 4 grupos, onde cada escola elaborou o Planejamento da 1ºetapa – 2º mês juntamente com seus coordenadores .


Finalizando o encontro,  teve-se o momento da memória, os professores foram convidados a escreverem sobre o "segundo dia da formação" pensando no que mais marcou no dia e para encerrar as atividades programadas para o dia foi entregue uma mensagem de Clarice Lispector intitulada “O Sonho” mais uma vez enfatizando a importância de sonharmos.

“Assim, concluiu-se a formação da 1º Etapa, realizada com muito zelo e compromisso.  Para nós do Pacto-Planaltino, ficamos muitos felizes e emocionados pela visita das formadoras Regionais: Cris e Silvana, por nos prestigiar, pelo apoio e incentivo que tem dado ao Programa aqui em nosso Município. Gratificante visitar as escolas, e perceber mudanças nas salas de aula, na postura dos professores. Mais uma vez fica o agradecimento a todos os parceiros do Pacto, professores, coordenadores, diretores, alunos e sobretudo a SEMECE pelo apoio. Pontua a Orientadora de Estudos

“O dia de hoje foi muito bom. Podemos conhecer novos profissionais, novas estratégias, enfim novas realidades. Tratamos dos assuntos de forma tranquila e bem a vontade, pois a orientadora do curso Juliana faz com que os encontros sempre sejam prazerosos. Saio daqui muito feliz e com a certeza que vale a pena sonhar e acreditar nos sonhos. Encontro MARAVILHOSO do inicio ao fim”.
 Escreveu no momento da memória uma cursista.


Fonte: Orientadora de Estudos do Pacto pela Educação

CULMINÂNCIA DO PROJETO DE REFORÇO COLÉGIO MUNICIPAL ISAURA COUTO



 
Percebemos durante o mês de março que os alguns dos nossos alunos apresentaram uma grande dificuldade na leitura e escrita por conta de não estarem totalmente alfabetizados, partindo desse pressuposto decidimos durante o mês de maio, intensificar um trabalho interdisciplinar de leitura, interpretação e produção textual nas turmas das 5ª séries.











E aos vinte e quatro dias do mês de maio do ano em curso, o Colégio Isaura Couto da Silva, situado no Município de Planaltino – Bahia, realizou a Culminância do Projeto sobre Reforço Escolar nas turmas das 5ª séries.
Sabemos que existe uma diversidade de possibilidades de textos para serem explorados, ressignificados, reescritos e reelaborados nos diversos ambientes formais e não formais de educação. Alunos com defasagem idade seriem e / ou lacunas de aprendizagem que precisam superar suas dificuldades, resgatando a auto-estima, podendo assim prosseguir no processo de aprendizagem. Reafirma o coordenador pedagógico do CMICS.








  

Todas as produções foram construídas pelos nossos alunos e direcionadas pelos professores e no final a professora Ana Lúcia trouxe uma receita de um bolo e realizou com suas turmas na área da escola e logo em seguida o bolo foi servido como lanche.













A direção e coordenação Pedagógica agradecem a colaboração de todos os professores e funcionários, pois sabemos que o processo de ensino e aprendizagem só da certo caso haja a parceria na Instituição.


















 
Recebemos a visita dos alunos e professora da Escola Clemente Mariane

Nosso objetivo maior é propiciar o contato do aluno com diversos portadores de texto, despertando o gosto pela leitura e conseqüentemente produzir bons textos. Opinião dos professores

Fonte: Aloísio S. Taquari – Coordenador Pedagógico do CMICS