quinta-feira, 28 de março de 2013

Comemoração da Páscoa no Colégio Isaura Couto relembra a Morte e Paixão de Cristo.



Em comemoração as atividades da páscoa foram realizadas ontem 27 de março de 2013, no Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, a Praça Isaura Couto s/n- Planaltino – Bahia, uma série de atividades pedagógicas envolvendo alunos e professores, equipe gestora e pessoas da comunidade.

Para enriquecer a tradição religiosa, os alunos das 8ª séries da turma do diurno apresentaram uma peça teatral sobre  “A ressurreição de Cristo”, desenvolvidas pelas professoras Jocilene de Moraes e Ivanete Rocha do Nascimento das disciplinas Religião e Artes sob a  orientação da coordenação pedagógica. 

Logo em seguida o Presbítero da Igreja Assembleia de Deus, o Senhor Petrônio Ferreira Bispo, palestrou sobre a origem da páscoa e o seu verdadeiro significado lembrando os fatos meramente históricos e do sofrimento de Cristo durante toda passagem de sua morte.

Fonte: Coordenação Pedagógica do Colégio Isaura Couto da Silva

quarta-feira, 27 de março de 2013

PLANALTINO REALIZA O 1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DO PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.


Depois da apresentação oficial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa promovido pela Secretaria M. de Educação de Planaltino em Audiência Pública realizada na noite do dia 19 de março, para Professores, Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Secretária de Educação e Presidentes dos Conselhos Municipais de Educação, foi realizado ontem, terça-feira, 26 de março de 2013 no Polo da UNEB situado à Rua Góes Morais no município de Planaltino-Ba, o primeiro encontro de Formação de Professores Alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC, programa que visa garantir o direito de alfabetização dos alunos até o 3º ano do ciclo, tendo como pressuposto a formação continuada dos professores.
Professores Alfabetizadores da Escola Cantinho do Saber

Participaram do encontro os 26 professores inscritos que atuam no 1º 2º e 3º ano do ciclo de alfabetização, os Coordenadores Pedagógicos das escolas, a Coordenadora Municipal do PNAIC, a professora Graça Sudré e a Orientadora de estudos a Coordenadora Juliana, rede responsável pelo fortalecimento das ações do Pacto no Município de Planaltino. O encontro iniciou-se com a apresentação descontraída do grupo, onde foi possível pontuar as expectativas e os anseios acerca do Programa. A  Orientadora de Estudo do programa, a Coordenadora Pedagógica Juliana Oliveira promoveu uma discussão sobre a importância do programa para a formação dos professores alfabetizadores, responsáveis pelo processo de alfabetização dos alunos.
Grupos de trabalho: Ano 1, Ano 2, Ano 3 e Campo

No momento de estudo suscitou-se concepções acerca do currículo, onde a turma foi dividida em 04 grupos de trabalhos, que discutiram sobre o currículo na perspectiva do ciclo de alfabetização, partindo dos princípios gerais, da ampliação do direito de aprendizagem até a perspectiva para uma educação do campo.


“Dessa forma, esse primeiro encontro sinaliza a importância de pensarmos o fazer pedagógico, tendo claramente o que pretendemos quais nossos objetivos. Levantando alguns questionamentos: Somente alfabetizar até o 3º ano do ciclo? É necessário pensar, que sujeito queremos formar? Para que formar? Nesse momento, trazemos o discurso do currículo como questão de identidade, que valores que se deseja inculcar e as identidades que se pretende construir em nossos alunos" (Pontua a Orientadora de estudos, Juliana).

A turma do PACTO
Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico

sábado, 23 de março de 2013

I Plantão com os pais dos alunos do CMICS- Colégio M. Isaura Couto da Silva



No dia 23 de março do ano corrente foi realizado, no turno matutino, o primeiro Plantão do ano letivo de 2013, com os pais, equipe gestora e professores do Colégio Municipal Isaura Couto da Silva (CMICS).

Para iniciar a reunião, o Coordenador Aloísio Taquari, realizou uma oração para recepcionar aos presentes e para continuar as atividades propostas em pauta, passou um vídeo com o objetivo de demonstrar a importância da parceria que deve existir entre a Família e a Escola fortalecendo essa relação para a concretização da Educação de qualidade tão defendida, ultimamente.


Em seguida realizou-se uma oficina de grupo, onde os pais puderam participar de um estudo de caso de forma descontraída expressando suas ideias sobre como eles podem contribuir para um bom andamento do processo ensino aprendizagem. Logo após, a diretora Denise Santana Paiva, informou aos pais sobre alguns procedimentos básicos do Colégio Isaura Couto.

Fizeram-se presentes os pais, professores, funcionários, coordenador pedagógico, diretora e toda comunidade escolar.
Fonte: Equipe Gestora do Colégio M. Isaura Couto da Silva

sexta-feira, 22 de março de 2013

Projeto é Tempo de Aprender inicia suas atividades com entusiasmo

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Eventos, inicia no Colégio M. Isaura Couto da Silva a Praça Isaura Couto s/n, as atividades do projeto de alfabetização de idosos “É Tempo de Aprender” realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Planaltino-Ba, em uma ação de articulação entre alguns programas.

O Programa tem o objetivo de promover aula de alfabetização de idosos, atendendo de modo contextualizado aos diferentes saberes necessário para a inclusão social do público idoso através de oficinas diversas tais como: Oficina de Educação Física, Musicoterapia, Artesanato e Informática.


 Oficina de Informática

Oficina de Artesanato
Na terceira semana de março de 2013, os Idosos foram contemplados com oficina de artesanato orientado pela professora Edite Andrade do S. Ribeiro e oficina de Informática sob a coordenação da professora Nuzileide Régia D´Oliveira Mattos com o objetivo de viabilizar aos alunos o acesso ao ambiente virtual de informática. Além das oficinas, os Idosos contam, ainda, com a professora regente Agmária Souza Cerqueira que ministra aulas de segunda a sexta-feira.


Fonte: Coordenação Pedagógica do Colégio Municipal Isaura Couto da Silva



segunda-feira, 18 de março de 2013

Segunda audiência pública da cultura no povoado do Santo André


No dia 14 de março aconteceu a segunda audiência pública da cultura no Povoado de Santo André. De uma forma democrática foi escolhido um líder efetivo da referida localidade para fazer parte do Conselho Municipal de Cultura, órgão normativo e deliberativo do Sistema Municipal de Cultura, vinculado à Secretaria Municipal de Educação. Até o momento esse tipo de Audiência  tem funcionado com muita transparência, onde a mesma dá condições à sociedade civil para indicar os seus membros representantes. De forma paritária entre o poder público e a sociedade civil, essa dinâmica fortalece a parceria das partes.
 Com o público muito diversificado (criança, jovens e idosos) a audiência foi muito animada na voz carismática de Manoel Violeiro.  
Através das audiências, talentos escondidos são encontrados. Nesta audiência, por exemplo, conhecemos Mariano e seu parceiro, artistas talentosos deste Povoado, os quais fizeram uma brilhante apresentação.

Depois desse clima o Diretor Enilton Santos Morbeck, através de um poema fez uma homenagem à João Tingui, um dos desbravadores que teve uma participação ativa juntamente com o Sr. André, dando origem ao Povoado. Em seguida fez explanação de forma simples sobre o SMC (Sistema Municipal de Cultura). Na sequência, o Blogueiro, músico e poeta Reinaldo Cruz (Nadoautodidata) explicou de forma simples a importância e definição do CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo). Depois da explanação deu início a votação, e a comunidade de Santo André, de forma unânime escolheu como representante, o Agente Comunitário Gedeilson, que na sequencia agradeceu à todos pela confiança nele depositada. 
Tivemos também a participação do Sr. João, que recitou um cordel e declamou o Hino da Bandeira Nacional. Foi uma noite muito calorosa, sendo esta encerrada com a doce voz de Manoel Violeiro.
Fonte: Enilton Morbeck - Diretor de Cultura.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Escola de Tempo Integral Povoado do Lagedinho - BA


Almoço para todos,  uma realidade da Escola de Tempo Integral
Maria Rosa de Almeida

O povoado do Lagedinho como todos outros do Nordeste são de municípios carentes, sofridos pela seca que prejudica a região. Hoje, a  esperança da comunidade, está voltada para a Escola Municipal de Tempo Integral Maria Rosa de Almeida. A Prefeitura Municipal de Planaltino, juntamente á Secretaria de Educação, oferece transporte e uma alimentação de qualidade para que todos tenham acesso á EDUCAÇÃO.O grande Projeto Pioneiro da Prefeitura Municipal de Planaltino, serve de modelo, de como se deve aplicar o dinheiro público. Todos os alunos se deliciam de um cardápio que  é feito com muito amor e carinho pela nutricionista Laís e equipe da alimentação escolar, que não deixa faltar o alimento na cozinha. A rotina dessa Escola é maravilhosa, logo na chegada todos são recebidos com um bom café da manhã, merenda das 10 horas, um almoço gostoso e no final da tarde retornam para  suas casas com maior satisfação.


PREFEITURA MUNICIPAL DE PLANALTINO
TRABALHANDO PELO POVO

Fonte: Blog da Escola

terça-feira, 12 de março de 2013

DIRETORIA DE ENSINO E APOIO PEDAGÓGICO REALIZA

II REUNIÃO DE GESTORES ESCOLARES



Gestores Escolares do Município de Planaltino-BA



No dia 12 de março de 2013, ás 08:30h na sala de reuniões na Secretaria Municipal de Educação -SEMEC, do Município de Planaltino-BA, aconteceu a segunda reunião de Gestores, onde se reuniram a Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico, Diretores e Coordenadores Pedagógicos das escolas do Município e contou com a participação da Diretora de Administração, Planejamento, Inspeção e Supervisão Escolar a professora Maria das Graças Sudré.

A reunião iniciou-se com as boas vindas, com a Coordenadora Pedagógica Municipal Juliana Oliveira, seguindo da apresentação da pauta dos trabalhos da Reunião e os Informes.

Na reunião, discutiu a importância de garantir a participação das escolas nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica e a 9º Olimpíada Brasileira de Matemática.

Seguindo, os gestores fizeram uma reflexão acerca do inicio do ano letivo, suscitando pontos importantes para o planejamento de ações para Formação Continuada dos professores.

Discutiu-se sobre a seriedade da parceria entre a dupla gestora, diretores e coordenadores pedagógicos de modo a assegurar a aprendizagem de nossos alunos.

Na reunião ficou acordado entre as escolas a revisão das Propostas Curriculares e do Projeto Político Pedagógico para ser apresentado na reunião de pais.

Em tempo, foi apresentando o Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa – PNAIC convidou-se os Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores para a cerimônia de abertura do Programa que acontecerá no dia 18 de março de 2013.

Por fim, a Professora Juliana, finalizou-se a reunião agradecendo a todos pela presença e pelo apoio. Chamando atenção sobre a importância das parcerias em prol da melhoria da qualidade da educação. Acreditamos que o trabalho só terá mais avanços se esta aliança for realmente desenvolvida em parceria.


Fonte: Diretoria de Apoio e Ensino Pedagógico



segunda-feira, 11 de março de 2013

PLANALTINO PARTICIPA DA FORMAÇÃO DOS ORIENTADORES DE ESTUDOS DO PNAIC EM IPIAÚ


Abertura do Programa com a Supervisora Izabel Cristina Lima
Na última semana, de 04 à 08 de março aconteceu na UNEB do municipio de Ipiaú, a Formação de Orientadores de Estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC, um acordo entre o governo federal, estados, municípios com o compromisso de garantir o direito a alfabetização até o 3º ano do ciclo, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores.

Participaram do encontro 32 municípios da Bahia entre eles: Jequié, Itacaré, Itamari, Lafaiete Coutinho, Dário Meira, Irajuba, Boa Nova e Planaltino, onde a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Juliana Oliveira participou do encontro como Orientadora de Estudo.

Iniciou-se com um Seminário de Formação de Orientadores de Estudo do PNAIC com a apresentação dos aspectos gerais do Programa sob a orientação do Coordenador Geral Jaylson Teixeira da UFRB e a supervisora do Programa Izabel Cristina Lima.

Nos dias seguintes o grupo esteve reunido com a Formadora Jorsinai de Argolo Souza que discutiu aspectos referentes à formação dos professores alfabetizadores. Suscitando concepções de currículo, alfabetização e avaliação. Esse encontro serviu de base para as formações dos professores alfabetizadores que serão realizadas nos municípios pelos orientadores de Estudo.

Orientadores de Estudo no grupo de trabalho sob a orientação da Professora Jorsinai Argolo
Acredita-se que a Formação de Professores é a base para todo e qualquer trabalho pedagógico. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC surge para consolidar esse pressuposto, trazendo a concepção e a importância da formação para os professores e em especial o professor alfabetizador, para que ele atue melhor, e dessa forma, nossas crianças sejam asseguradas o seu direito a alfabetização até o 3º ano do ciclo.

Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico

sábado, 9 de março de 2013

Audiência Pública em Nova Itaípe, foi um sucesso!!


No dia  (08/03/2013), aconteceu no Colégio  Naice Gomes Machado em Nova Itaípe a primeira Audiencia Pública  Coordenada pela Diretoria de Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.  Essa audiência teve como principal objetivo a escolha dos membros representativos para constituição do Conselho Municipal de Cultura. O Diretor de cultura Enilton Santos Morbeck aposta em um processo de parceria com os diversos seguimentos culturais da sociedade. Segundo Enilton, as audiências acontecerão em todos os povoados do município (Itaipe, Santo André, Angélica, Ibitiguira, Santa Terezinha, Lagedinho  e Sede, estabelecendo, de certa forma, uma política participativa  e um intercâmbio  cultural entre os povoados.

Com o público muito diversificado, tivemos a presença do vereador Jailme Almeida, o qual destacou a importância e valorização da cultura e o esporte local. Tivemos a presença também de um dos organizadores do Time do Distrito, o Jovem Ricardo Celestino. Podemos contar também com as ilustres presenças de outros segmentos culturais: a artista plástica Suleide, a benzedeira, D. Raquel e Sr. José Sanfoneiro.
A audiência foi regada com música, poesia,capoeira e muita recptividade por parte do Diretor Alberto Teixeira Mendes e colegas de Trabalho. Diante dessa recepção acolhedora  houve a participação muito grande da comunidade, que vibrou com a música  de Manoel Violeiro e seu José Sanfoneiro estabelecendo dessa forma uma parceria musical.

Depois para abrilhantar ainda mais o momento, os filhos da Bahia, Grupo de Capoeira de Maracás, liderado pelo professor Dário e comitiva, juntos com crianças e jovens de Nova Itaípe deram um show de Capoeira. Dando prosseguimento o Diretor de Cultura, através de dois poemas destacou de forma simples a importância da Cultura Planaltinense e iniciou a audiência em termo técnico - teórico explanou de forma singular a importância da criação do Sistema Municipal de Cultura. O seu parceiro cultural, poeta e blogueiro Reinaldo Cardozo da Cruz (Nadoautodidata), oportunizou-se explicando com muita clareza sobre o corpo do SMC, o CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo Municipal)  deu ênfase principal ao Conselho. Depois das deliberações foi aberto o espaço para comunidade e a partir deste momento,  deu-se a votação dos membros representantes  do Conselho de Cultura. De forma democrática e transparente foram escolhidos dois membros representantes.  Um efetivo - Cosme França Cândido e um suplente - Márcia Gomes Celestino.
Graças a Deus foi uma noite muito produtiva e calorosa. Encerramos com a boa música de Manoel Violeiro e Sr. José Sanfoneiro.
Fonte: Departamento de Cultura, Esporte e Eventos.

terça-feira, 5 de março de 2013

Processo Seletivo - Programa Segundo Tempo.


A Prefeitura de Planaltino, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMECE) torna público que realizará a partir do próximo dia (15/03/2013) o processo seletivo simplificado para contratação de  01 coordenador geral (ensino superior) e de 02 Coodenadores de núcleos , 02 monitores (ensino superior cursando)  e 01 Tec, Administrativo ,por tempo determinado para o Programa Segundo Tempo. As inscrições será gratuitas e encerram-se dia  (19/03/2013). Os interessados devem preencher o formulário de inscrição  juntamente com o edital ,disponível no  site do Município www.educacãoplanaltino.blogspot.com) , que deverá ser enviado  juntamente com o curriculum no e-mail da Secretaria de Educação do Município  (educacaoplanaltino1@Gmail.com), ou entregue na Secretaria Municipal de Educação, que fica localizada a Avenida André Magalhaes, s/n, Centro das 08h às 18h. Os candidatos serão selecionados através da ficha de inscrição, e análise curricular e da documentação conforme aos critérios estabelecidos no edital que se encontra na página da SEMECE  (www.educacãoplanaltino.blogspot.com e /ou no site da Prefeitura do Município – Diário oficial ) .Tanto o preenchimento da ficha e a  análise curricular, terão caráter classificatório.
 
Acesse todo o Edital no link abaixo e faça download.

Edição nº 625

Coordenação Pedagógica do Colégio Isaura Couto da Silva realiza encontros de formação com os Docentes

I Encontro Pedagógico 2013 no CMICS

Dia 27/02/2013, no turno matutino o Coordenador Aloísio S. Taquira desencadeou o I Encontro Pedagógico proporcionando aos educadores do CMICS um momento de reflexão acerca de como relacionar a prática com a teoria realizando uma intelecção com o vídeo: Entrevista com Paulo Freire.


II Encontro Pedagógico no CMICS
Dia 28/02/2013, aconteceu o II Encontro Pedagógico no CMICS monitorado pelo Coordenador Aloísio S. Taquira, o qual desenvolveu a “Oficina do quintal Mágico” com a finalidade de resgatar memórias da primeira vez que o educador começou a lecionar. Nesta oficina educadores presentes relataram experiências pertinentes que contribuíram para a reflexão acerca dos desafios encontrados na Educação. Desta forma emergiu uma discussão em torno de um questionamento imprescindível que todo profissional engajado no processo ensino aprendizagem deve fazer, para buscar caminhos que o possa conduzir a respostas significativas. “ O que é necessário para que o aluno aprenda?”

Sob este questionamento percebeu-se que o educador deve está consciente dos desafios encontrados nesta profissão e disposto a enfrenta-los com equilíbrio, serenidade, respeito e responsabilidade.

Fonte: Coordenação Pedagógica do Colégio M. Isaura Couto da Silva

sexta-feira, 1 de março de 2013

OFICINAS PEDAGÓGICAS AGITAM E ANIMAM OS PROFESSORES NO COLÉGIO ISAURA COUTO DA SILVA.





Durante a Jornada Pedagógica 2013, no Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, S/N, Centro de Planaltino, os professores viveram momentos de muita descontração, animação e aprendizado com as oficinas, que foram ministradas pelas professoras: Ana Lúcia Oliveira da Silva, Jôsi Vieira, Josleide Cristina Mattos e Lucieide Bastos dos Santos, que souberam conduzir os trabalhos com muita dedicação e sabedoria. A reflexão sobre os desafios de educar nas classes com diversas situações desafiadoras fez com que houvesse uma inquietação em todos os participantes e o desejo de querer fazer sempre melhor. Ao final da tarde, todos puderam compartilhar os momentos e celebrar com a música “ZIRIGUIDUM”.


FONTE: Professora Lucieide Bastos dos Santos
Colégio M. Isaura Couto da Silva

O PROFESSOR CELSO DOS SANTOS VASCONCELLOS FAZ PALESTRA NA JORNADA PEDAGÓGICA DE PLANALTINO-BAHIA.




Nos dias 25, 26 e 27 de Fevereiro de 2013, a Prefeitura Municipal de Planaltino em parceria com Secretaria Municipal de Educação promoveu a Jornada Pedagógica do ano letivo de 2013, com a temática: Um novo olhar para os diferentes modos de aprender e ensinar. A abertura oficial dos trabalhos aconteceu na tarde do dia 25 de Fevereiro, com o credenciamento dos Educadores, momento cultura (repertório musical variado), composição de mesa e mensagem de acolhimento da Secretária M. de Educação, a professora Naiara dos Santos Oliveira.
No dia seguinte, 26 de Fevereiro, as oficinas aconteceram em espaços diferentes para contemplação das temáticas de Educação Infantil – “A arte de Brincar, educar e cuidar na Educação Infantil”, ministrada pelas Pedagogas Eliane Gomes e Solange Angelis Ensino Fundamental I –” Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º ano: avaliação, reprovação, metodologias e outras coisas mais” ministrada pela Pedagoga Aliadne Brito. Fundamental II - “Gestão da sala de aula”: A relação família e a escola; O profissional da educação e a gestão da sala de aula; Os desafios da formação continuada – Ministrada pelas Professoras Licenciadas Lucieide Bastos dos Santos, Cristina Mattos, Joseane Vieira e Ana Lúcia Oliveira da Silva. Educadores de Apoio – Humanizar o cuidado para obter uma educação de qualidade, ministrada pela psicóloga Rafaella Eloy. Ademais, os educadores deram continuidade a Jornada nas unidades escolares sob a coordenação do Coordenador Pedagógico e do Diretor Escolar. As respectivas oficinas oportunizaram aos professores, diretores, coordenadores pedagógicos, atendentes de classe e demais trabalhadores em educação refletir acerca dos diferentes modos de aprender e ensinar, levando em consideração o processo de aprendizagem e a construção do conhecimento por parte do aluno, peça chave do nosso trabalho enquanto educadores. 
Para encerrar a Jornada Pedagógica de 2013, os educadores de planaltino receberam a ilustre presença do Professor Celso dos Santos Vasconcellos que realizou a Palestra Magna de encerramento abordando a seguinte temática: O que é necessário para que o aluno aprenda? Fundamentos da Aprendizagem Humana. 

 O Professor Celso foi carinhosamente recepcionado pela Secretária M. de Educação, a Professora Naiara e pelo grupo de recital “Flor de Mandacaru” composto por professores e alunos do Colégio M. Manoel Castor Braga, localizado no Povoado de Campinhos. O Grupo citado encantou a todos com o recital, inclusive ao Professor Celso Vasconcellos, que recebeu uma homenagem especial de suas Obras. Na sua fala inicial, o professor Celso agradeceu o carinho e a recepção de todos, dando ênfase ao grupo de recital “Flor de Mandacaru” dizendo que nunca havia recebido tamanha homenagem. No decorrer da Palestra, foram contemplados os seguintes objetivos:
·         Apontar a necessidade de superar equívocos na prática pedagógica em relação ao processo de conhecimento;
·         Refletir sobre o núcleo do trabalho do professor, a questão do processo de aprendizagem, da construção do conhecimento por parte do aluno;
·         Trabalhar alguns fundamentos epistemológicos e pedagógicos básicos da atividade docente;
O tema escolhido pelo município, segundo colocou o professor Celso Vasconcellos é o “Filé Mion” da educação, pois significa que estamos preocupados com a aprendizagem dos alunos, com a relação professor x aluno, pois o sucesso ou fracasso escolar do aluno pode está sendo decidido no primeiro dia de aula. Recomendou aos Educadores, durante toda a sua fala os Filmes: “Nunca Te Vi, Sempre Te Amei” e “Nenhum a menos”. Falou da importância do professor provocador, mediador, da formação inicial e continuada, além de pontuar a escola como um lugar de aprendizagem, de ensinação e não de reprovação/punição. Os educadores de Planaltino agradecem ao Prefeito José Carlos e a Secretária de Educação a Professora Naiara dos Santos Oliveira, por oportunizar uma Jornada Pedagógica de qualidade, trazendo temas e palestrantes tão comprometidos com a educação, em geral.

Fonte: Diretoria de Planejamento, Administração e Supervisão Escolar